Existem vários costumes dos felinos que, apesar de adoráveis, os tutores não sabem exatamente o motivo. Por exemplo, você já pegou seu gato amassando pão e se perguntou de onde vem esse hábito de afofar as coisas?
Se você tem um companheiro peludo que adora massagear o seu colo toda vez que vocês estão juntos, não se preocupe! Gato amassando pão é completamente normal e até positivo, pois significa que o pet está relaxado e tranquilo. Saiba mais sobre esse hábito a seguir!
Ainda não se tem uma única explicação sobre o que significa gato amassar pão. Existem algumas teorias mais aceitas, mas, no geral, sabemos que é uma forma bastante única dos bichanos demonstrarem contentamento.
Abaixo, explicamos mais a fundo alguns dos motivos que podem explicar por que gatos amassam pãozinho. Assim, você poderá entender melhor o seu filho de quatro patas!
Gatos só afofam quando estão felizes e relaxados. Eles adquirem esse costume bem filhotes, ainda recém-nascidos, ao mamar o leite da mãe. O movimento estimula a produção de leite, por isso, já é possível ver gato amassando pão desde bebê.
Dessa forma, amassar o pão para gatos acabou se tornando o símbolo de um momento agradável e seguro ao lado da mãe. Assim, acredita-se que quando estão mais contentes e relaxados, eles começam a afofar. Não é incomum ver um bichano amassando pãozinho e ronronando ao mesmo tempo!
Outro motivo do porquê gatos afofam está no fato de que eles querem tornar o local em que vão dormir o mais confortável possível. Por isso, usam suas patinhas para amassar pãozinho ou, na verdade, amassar o “estofado” da cama deles.
Gatos dormem bastante, então se o seu bichano costuma passar um bom tempo afofando, ele só está se preparando para uma nova soneca! Além disso, são bichinhos bastante exigentes, portanto não vão parar de amassar pãozinho até que o local esteja fofo o suficiente para uma boa noite (ou dia) de sono.
Felinos são animais territorialistas, especialmente quando falamos de pets que não foram castrados. Afofar lugares que eles consideram sua propriedade ativa glândulas em suas patas que liberam um odor.
Dessa forma, o bichano sinaliza para outros pets que aquele local já tem dono. Então, quando há um gato amassando pão no colo de seu tutor, é sinal de que sim, ele pode acreditar que ali é uma propriedade privada dele.
Não é necessário. Afofar é um hábito completamente normal entre os felinos. No entanto, mesmo que seja um costume fofo e carinhoso, gatos podem esquecer o quão afiadas são suas garras. Por isso, às vezes, o ato de amassar pãozinho no colo do tutor pode não ser tão bem-vindo, mesmo que nos sintamos honrados.
Nesse sentido, a melhor maneira de evitar arranhões e “agulhadas” do seu bichano é manter a unha dele sempre aparada. Assim, é muito mais fácil prevenir acidentes! Se você tiver experiência, é possível aparar as unhas do bichano em casa, com cortadores especiais.
No entanto, é recomendado que especialistas façam isso, pois gatos podem se assustar e machucar tanto o tutor quanto a si mesmos. Além disso, as garrinhas desses pets têm terminações nervosas que, se cortadas, podem causar muita dor e até sangramento.
Um aliado na hora de manter a manicure dos peludos em dia são os arranhadores. Além de divertidos e estimulantes para os felinos, brinquedos arranhadores mantêm as unhas aparadas e ainda dão uma folga para os móveis.
Se o seu felino não gosta de arranhadores, outra alternativa são os protetores de unha. Mas lembre-se: as unhas do gato continuam crescendo embaixo delas, então ainda é necessário apará-las!
No entanto, o hábito de afofar é completamente normal e um bom sinal. Por isso, quando se perguntar por que gatos amassam pão, não se preocupe. O bichano só tem esse hábito em locais em que ele se sente bem, feliz e seguro.
Gostou de saber o motivo do gato amassando pão? Aqui, no blog da Petz, postamos diversos conteúdos para você conhecer ainda mais sobre seus pets. Confira e aproveite!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…