Pai e mãe de pet estão sempre de olho no bem-estar e na saúde dos seus filhos peludos e de vez em quando eles acabam apresentando alguma alteração. A diarreia em gatos é um problema recorrente e pode ocorrer devido a vários fatores.
Já ouviu falar que é preciso prestar atenção no aspecto das fezes, pois isso pode indicar fatores de saúde? Com os animais não é diferente! Por isso, se o bichano está com as fezes amolecidas, é necessário buscar ajuda! Saiba mais!
Limpar a caixa de areia de seu gato pode não ser agradável, mas certamente é necessário. Além de garantir um ambiente limpo para seu amigo peludo, retirar as fezes é um bom momento para monitorar a saúde dele.
Por isso, nos casos de diarreia em gatos intradomiciliados sem acesso à rua é mais fácil para o tutor perceber se o cocô está mole ou não. Já para os gatinhos que fazem as necessidades na rua é preciso estar atento a outros detalhes.
Os gatos são animais higiênicos e gostam de estar sempre limpinhos. Se perceber que o bichano está com cheiro ruim e descuidado é sinal de alerta! Eles também podem ficar com os pelos ao redor do bumbum com restos de fezes grudadas ou ainda com a região perianal avermelhada.
Essa vermelhidão, como se estivesse “assado”, é devido à intensa lambedura da região para se limpar, o que pode deixar a pele irritada. Também observe se o pet está se apressando para “ir ao banheiro” ou saindo de casa mais vezes que o habitual.
Os gatos são animais muito resistentes e não gostam de demonstrar quando não estão se sentindo bem. Caso a diarreia em gatos não seja tão evidente, o tutor pode observar se o animal está se alimentando e ingerindo água adequadamente, por exemplo.
Muitas vezes, a diarreia é um sinal de outros agravos à saúde, que causam mais de um sintoma. O gato com diarreia também pode ficar com a barriga mais “murcha” e apresentar barulhos e flatulência.
Como dito acima, a diarreia pode ser sinal de uma doença que afeta outras partes do organismo ou pode ser restrita ao trato intestinal do bichano. Ou seja, a diarreia pode ser um problema simples ou um indicador de doença mais grave. Confira o que causa diarreia em gatos.
Os parasitas intestinais são causas frequentes de diarreia em gatos. Eles habitam o intestino, alterando a absorção de água e nutrientes, deixando as fezes amolecidas. A diarreia pode ocorrer de forma intensa ou de vez em quando, dependendo do parasita e da intensidade da infestação. É comum em gato filhote com diarreia.
Mudança brusca na alimentação do felino também pode levar a quadros diarreicos. Se o bichano está habituado a comer certa ração e, na próxima refeição, comer outra, pode haver alterações na saúde do intestino. Comer algum petisco diferente também pode afetar o trato intestinal do bigodudo.
Os animais também podem ter alergia a certos alimentos, inclusive frango, carne, peixe, etc., que fazem parte da composição das rações convencionais, e um dos sintomas apresentados pode ser a diarreia.
A doença inflamatória intestinal é um quadro crônico de inflamação do intestino que requer diagnóstico minucioso. É uma patologia diferente da alergia alimentar, mas o sintoma de diarreia pode ser semelhante.
Os gatos são sensíveis à alimentação e ao ambiente em que vivem. Mudança de casa, chegada e/ou ausência de um membro da família ou outro animal e até mesmo alteração nos móveis da casa podem provocar estresse e deixar o gato com diarreia.
Alterações em outros órgãos e sistemas do bichano podem causar diarreia, por exemplo, pancreatite, hipertireoidismo, doença renal, hepatite, tumores, doenças bacterianas e virais, como panleucopenia felina, Fiv (vírus da imunodeficiência felina) e FeLv (leucemia felina).
O que fazer quando o gato está com diarreia irá variar de acordo com a causa. Há diarreia que é passageira, por exemplo, se o pet comeu algum petisco diferente, ele pode ter um único episódio de fezes moles e não precisar fazer uso de medicamentos.
Entretanto, se o problema persistir, é preciso buscar ajuda do médico veterinário. O tratamento pode ser desde medicações simples, como vermífugos e probióticos, até troca na alimentação, medicamentos para diarreia, soro para hidratar e outras medicações de acordo com o problema.
Sempre devemos seguir as orientações do médico veterinário após o diagnóstico e a instituição do tratamento para diarreia em gatos, mas podemos ajudar o bichano com algumas medidas.
Dependendo da intensidade, a diarreia em gatos causa desidratação, por isso, se não sabe o que dar para gato com diarreia, opte por água fresca e limpa para estimular o bichano a se hidratar. Também permita que o pet descanse para recuperar a energia e se alimentar bem.
A diarreia em gatos é uma alteração comum, mas que deve ser investigada para oferecer o melhor tratamento para o bigodudo. No blog da Petz, você encontra outras informações importantes para saber tudo sobre a saúde do seu bichano.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
View Comments
Muito boa as esplicacoes. Parabéns. E obrigado aa