Apesar de serem bastante seletivos com o que comem, os bichanos podem mordiscar as plantas que temos em casa. Por esse motivo, é muito importante saber as verdinhas que podem fazer mal para ele. Hoje, vamos explicar se o gato pode comer folha de amora.
A folha de amora, para os humanos, pode ser ingerida por meio de chás e infusões, oferecendo muitos benefícios. Já quando falamos de animais, alguns amam comê-las. Mas será que essa é uma das plantas que gatos podem comer?
Sim, o gato pode comer folha de amora, pois ela não é tóxica para a espécie, portanto, não fará nenhum mal para o bichano. No entanto, dificilmente ele irá se interessar por ela a ponto de realmente comer suas folhas.
O mais comum é que o gato mordisque as folhas, arrancando-as do pé quando as alcançar nas arvorezinhas plantadas em vasos, por exemplo. É mais uma forma de brincar do que de se alimentar.
O gato pode comer folha de amora, mas, embora não faça mal para o pet, ela pode provocar vômitos quando ingerida em grande quantidade, como ocorreria com qualquer plantinha. Sendo assim, o recomendado é que o tutor coloque a planta em um local ao qual o felino não tenha acesso.
As folhas de amora possuem diversos benefícios para a saúde. Entre as vitaminas presentes na folha de amora estão as do complexo B, A e C. Entre os minerais, estão presentes o magnésio e o potássio, por isso, é uma planta para gato comer.
Auxiliando na diminuição do açúcar no sangue, o chá de folha de amora é muito consumido pelas pessoas. No entanto, ela não deve ser consumida in natura, como na salada, por exemplo.
Já a fruta é consumida pelos humanos in natura, como em bolos, sucos, sorvetes, geleias e dezenas de outras guloseimas. Essas, é claro, não são comidas que gatos podem comer — aliás, podem fazer muito mal a eles!
A fruta também é rica em fibras, vitaminas e minerais. O seu sabor é levemente azedo, e ela é pouco calórica. Apesar de existirem algumas variedades da amora, todas são consumidas sem malefícios.
Sim, o gato pode comer folha de amora e a própria amora. Assim como a folha, a frutinha não é tóxica para os felinos, por isso, o gato pode comê-la sem prejuízos. Inclusive, suas fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino. No entanto, nenhuma fruta deve ser a base da alimentação do pet.
Para dar a fruta como parte da alimentação natural para gatos, o tutor deve higienizá-la muito bem. Ela deve ser oferecida como petisco, de duas a três vezes na semana. Se o peludo não se interessar por ela, não se preocupe: os gatos não costumam comer frutas.
Estudos indicam que os gatos domésticos tiveram origem a partir do Felis silvestris lybica, um gato selvagem que ainda pode ser encontrado na natureza. Com seus hábitos alimentares bem estudados, conseguimos descobrir as coisas que gatos podem comer.
Os gatos selvagens comem pequenos mamíferos ao longo do dia, conforme a oportunidade surge. Os músculos, vísceras e sangue dessas presas são a base de sua alimentação, que inclui, ainda, pequenos insetos e algumas gramíneas.
Como a domesticação do gato se deu mais tardiamente, e ele só foi considerado um animal de estimação com necessidades nutricionais diferentes das do cão nos anos 60, ainda possui essas necessidades primordiais.
Já que os gatinhos domésticos ainda possuem as mesmas necessidades nutricionais que os seus ascendentes selvagens, como deve ser a sua dieta? A resposta é simples: com proteínas de origem animal.
Atualmente, a maioria dos gatos domésticos se alimenta de ração, afinal, além de prática, ela possui todos os nutrientes que o bichano precisa. Nas lojas especializadas em produtos para animais, o tutor vai encontrar uma grande variedade desses alimentos.
As rações podem ser secas ou úmidas, e ambas devem ser a base alimentar do gato. Já os petiscos industrializados ou naturais podem ser oferecidos como complementos. Veja, em seguida, algumas frutas que podem ser oferecidas para os gatos.
Algumas frutas podem ser oferecidas para os gatos, mas lembre-se de que elas são ricas em frutose, sendo assim, ofereça com moderação. As melhores frutas para os felinos são as ricas em água, como, por exemplo, a melancia e o melão.
Eles também podem comer maçã, pera, morango e amora. Porém, sempre retire as sementes, pois a maioria possui cianeto, que é tóxico para o organismo dos gatos. Os caroços também devem ser retirados, pois podem causar obstrução intestinal.
Prefira frutas orgânicas, que não possuem agrotóxicos. Além disso, sempre higienize muito bem os alimentos antes de oferecê-los ao felino. Enfim, o gato pode comer folha de amora e usufruir de seus benefícios, mas como você já sabe, ele precisa de uma dieta balanceada. Para isso, conte com os produtos da Petz exclusivos para felinos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…