A fama dos gatinhos é justificável: misteriosos, temperamentais e de personalidade forte. Quem tem um bichano sabe o quanto o comportamento felino às vezes é imprevisível. Pensando nessas “aleatoriedades” desse pet, venha entender por que gato gosta de sacola.
O comportamento dos gatos, muitas vezes, é tão estranho que passa a ser engraçado. São tantas travessuras, pulos repentinos e atos de fofura, como deitar em cima do que estamos lendo, que é impossível não amá-los!
Basta chegar à casa com as sacolas de compras, que lá está o bichano agarrando-as, mastigando-as e pulando dentro delas. É engraçado, mas, ao mesmo tempo, perigoso!
De onde vem esse estranho interesse? Por que gato gosta de sacola? Existem algumas explicações para isso, que têm a ver com o material da embalagem e com os odores que ficam retidos nela.
Os produtos usados para fabricar as sacolas podem ser muito parecidos com alguns feromônios, que são odores exalados pelos animais para reconhecimento, identificação de status de saúde e reprodução.
Outro motivo que explica por que gato gosta de sacola é o lubrificante usado nela. Os mais comuns são a lanolina e o sebo, que são oriundos de outros animais, o que aguça o instinto de caça do bichano.
Por fim, as sacolas biodegradáveis são feitas de gelatina ou amido de milho, que podem atrair o gato pelo sabor. Esses compostos também costumam reter o odor dos alimentos carregados na embalagem. Se o cheiro for de carne ou peixe, o peludo vai adorar se esfregar e mordiscar!
Agora, você já sabe por que gato gosta de sacola. Porém, já ouviu falar em alotriofagia, também chamada de síndrome de pica? É o hábito de comer coisas que não são consideradas alimento: plástico, papel, terra, madeira etc.
Alguns bichanos que comem sacolas plásticas podem ter alotriofagia. Nesse caso, é importante você ficar atento para ver se o pet come outras coisas além das embalagens.
Esse hábito pode se tornar perigoso, por isso, não deve ser encorajado. Se, em vez de apenas morder a sacola, o gatinho de fato come ela, você deve evitar a todo custo que ele continue fazendo isso!
É bem comum ver um gato brincando com sacolas plásticas ou de papelão. Apesar de ser um comportamento extremamente fofo e engraçado, deve ser supervisionado pelo tutor.
Assim como as crianças, os gatos também podem sofrer sufocamento com sacolas plásticas. Em uma brincadeira, eles podem ficar muito empolgados e se enrolar na embalagem. Isso pode ser muito prejudicial.
O gato gosta de brincar porque isso estimula o instinto de caça. Quando filhotes, os irmãos brincam entre si, se escondem e dão o bote, simulando a captura de presas.
Quando estão com as famílias humanas, os bichanos surpreendem os tutores em aproximações sorrateiras e movimentos rápidos. Esse comportamento felino é muito característico.
Durante as brincadeiras, o gato também aprende o que fazer em situações de enfrentamento com outro felino ou até mesmo com um animal maior, como um cachorro. O bichano se concentra completamente e foca em cada movimento do oponente.
Sendo assim, para estimulá-lo a brincar, é preciso entrar no personagem. Em geral, o tutor é a presa! Por isso, esconda-se e espere pacientemente que o bichano “ataque”! Para não sair machucado, lembre-se: use brinquedos em vez das mãos!
Muitos objetos podem ser usados nas brincadeiras com os gatos. Uma cordinha com uma folha amarrada em uma das pontas, por exemplo, pode ser um excelente brinquedo. Se o bichano não tiver itens à disposição para se divertir, pode usar móveis da casa para isso.
Então, é muito recomendável ter coisas de gato em casa. Elas distraem o bichano e ajudam a diminuir o estresse. Os brinquedos favoritos dos felinos são aqueles que estimulam o instinto de perseguição, caça e exploração. Confira abaixo alguns deles.
As varinhas são perfeitas para brincar com o bichano. Em uma das pontas, tem um objeto chamativo para ele, como uma pena ou um bichinho de pelúcia recheado com erva-dos-gatos.
O laser é uma luz monocromática e direcional. Os gatos adoram perseguir esse foco luminoso no chão ou na parede. Essa é uma forma de você brincar com o bichano sem muito esforço! Só tome cuidado para não apontar a lanterninha direto para os olhos do pet.
Os brinquedos inteligentes são desafiadores para o animal. Dentro deles, o tutor coloca a ração ou os petiscos que ele adora, e o bichano precisa descobrir como tirá-los de lá.
Os gatos gostam muito de brincar com bolinhas. Elas podem ser de papel, papel-alumínio, de tênis ou próprias para eles, que fazem barulho e são recheadas com catnip.
Neste conteúdo, você entendeu por que gato gosta de sacola e leu sugestões de algumas das brincadeiras favoritas dos bichanos! Se está animado para variar as formas de diversão com o peludo, visite as lojas da Petz e conheça uma verdadeira brinquedoteca felina!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…