Gatos

Assobiar para gatos: será que os gatos atendem ou não gostam desse som?

Será que, ao assobiar para gatos, eles atendem como os cachorros? Essa é uma dúvida que tem disseminado alguns mitos no mundo animal. Afinal, nem todos os cachorros vêm quando assobiamos, do mesmo modo que alguns gatos podem responder ao chamado.

A maioria deles não vai se importar com o assobio, mas isso não pode ser considerado uma regra, pois alguns podem se incomodar com o som. Preparamos este artigo justamente para identificar qual é o perfil mais comum de um gato, o que eles não gostam e se atendem ao assobio dos humanos, confira!

Como é a personalidade dos gatos?

Quem é tutor de gato sabe que esses animais possuem uma personalidade marcante, são independentes e extremamente carinhosos. Aliás, os gatos são tão sensíveis e inteligentes que até copiam algumas atitudes dos humanos.

Esse fato foi publicado na revista científica PLOS One, em um estudo sobre a relação de gatos e tutores que observou justamente a personalidade de ambos. A surpresa foi que a personalidade dos gatos e dos humanos eram bastante parecidas. 

Sendo assim, será que, ao assobiar para gatos, eles vão obedecer ao chamado? A resposta é que depende, afinal, como mencionamos, bichanos são seres de personalidade extremamente marcante.

É claro que, assim como os cachorros, com uma boa dose de paciência e algumas recompensas em forma de petiscos, possivelmente, seu felino vai entender o barulho para chamar gato.

Aliás, é muito comum usar o característico “pss pss” como barulho para atrair gatos e a maioria o atende, mesmo quando não vem de nós. É fundamental criar um vínculo com seu gato, pois assim, quando você quiser saber onde ele está, já que a maioria deles adora brincar de se esconder, ele vai atendê-lo. 

Gosta ou não gosta?

Agora que você já sabe que pode criar um vínculo de chamado ao assobiar para gatos, conheça o que os gatos não gostam em termos de barulhos e outros estímulos sensoriais. Assim, você pode entender melhor o bichano que tem em casa!

Gatos não gostam de barulho, mas…

Os gatos costumam ser bem silenciosos ao andar pela casa e geralmente não gostam de barulho, principalmente estampidos, como fogos de artifício. Essa questão incomoda demais os bichanos, inclusive os deixa assustados e inseguros.

Alguns podem ser menos sensíveis que outros, mas tudo vai depender dos estímulos a que foram expostos durante a fase sensível. Além disso, aqueles que possuem um lar, muitas vezes, entendem que estão seguros com o tutor e não se incomodam tanto.

Gatos não gostam de cheiros cítricos

É verdade, assim como os cachorros, os gatos possuem o olfato bem desenvolvido, tornando-se mais sensíveis a certos tipos de odores. Além disso, o olfato é o sentido mais aguçado deles, por se comunicarem muito pelos feromônios. 

Cheiros muito fortes atrapalham essa comunicação com o ambiente, deixando-o inseguro. Lembre-se disso quando realizar a limpeza da casa — seu bichano vai agradecer!

Gatos são frios e interesseiros

Quem é tutor de gato sabe que essa questão não é verdadeira, esses animais adoram carinho e também fazem festa quando os tutores chegam em casa. Entretanto, eles fazem isso de um modo diferente dos cachorros.

Os gatos costumam se esfregar nas pernas dos tutores quando ficam um tempo sem vê-los, de forma delicada e carinhosa. Estabelecer um vínculo de afeto com os tutores é o que os gatos gostam e buscam com essa atitude.

Gatos não gostam de água

Quando o tutor incentiva e acostuma o bichano com a água sem assustá-lo, a maioria dos animais até brinca com o bebedouro. Já se jogarem um copo com água para espantá-lo, é claro que ele vai se assustar.

Inclusive, nunca faça isso! Eles são muito sensíveis e não devem sofrer esses e outros tipos de susto, seja com água, seja com barulhos para assustar gatos. O ideal é acostumar os bichanos desde cedo com a presença da água.

Como assobiar para gatos?

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre a personalidade dos gatos, saiba como fazer o seu obedecer a um chamado de assobio. Primeiro, para acostumá-lo com o som, assobie várias vezes durante o dia na presença dele. 

Ao perceber que ele não se incomodou, passe a assobiar e reforçar dando uma comida bem apetitosa. Caso queira, use a mesma estratégia, mas chame-o pelo nome em vez de assobiar. Tenha paciência, com o tempo, ele vai se acostumar e atender ao seu chamado.

Entretanto, caso seu gato decida não atender ao assobio, não fique triste. O mais importante para ele é receber atenção, carinho e cuidado. Desse modo, leve-o ao veterinário regularmente, deixe sempre água fresca em um local específico e ração de qualidade. Pode ter certeza de que ele vai ser eternamente grato!

Gostou de descobrir se assobiar para gatos é uma boa estratégia de comunicação com eles? Aqui no blog da Petz, publicamos diversos conteúdos para você sempre saber os melhores cuidados com o seu bichano. Navegue e aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

9 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

13 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago