Já pensou em não precisar descartar sacolas com as necessidades fisiológicas do seu bichano? Isso é possível! Alguns tipos de areia não precisam ir para a lata de lixo. Continue lendo e descubra qual areia de gato que você pode jogar no vaso!
Se você descarta qualquer areia de gato no vaso sanitário, cuidado! Nem todos os tipos são apropriados para isso, pois alguns têm o potencial de entupir o sistema de encanamento.
Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto, leia o texto até o final! Afinal, tornar a rotina de cuidados com o bichano mais prática é o objetivo de todo tutor de felinos, não é mesmo? Por isso, veja mais informações sobre os tipos de areia para gatos.
Em primeiro lugar, confira qual é a matéria-prima da areia de gato que você utiliza. Leia a embalagem e veja se o produto é feito de argila, sílica ou cascalho. Caso a resposta seja positiva, nunca jogue os dejetos dos felinos no vaso sanitário.
Em outras palavras, os torrões formados pelo xixi precisam ser descartados da forma comum. Com o uso desses produtos, é necessário ter um saco de lixo disponível para fazer a limpeza da caixa de areia.
Se esses dejetos forem para o vaso, o encanamento entupirá. Ninguém quer esse tipo de problema, certo? Portanto, fique sabendo: a argila, a sílica e o cascalho não são solúveis em água nem biodegradáveis.
Ou seja, se você não quer comprometer o funcionamento da rede de esgoto da sua casa ou do seu prédio, mantenha esses produtos longe do vaso! Além disso, esse estilo de descarte não é sustentável e contribui para a poluição dos mares e dos rios.
Para entender qual areia de gato que você pode jogar no vaso, é preciso estar atento a uma informação importante: se o produto é ou não biodegradável. É essa característica que determina se pode jogar areia de gato no vaso.
Afinal, quando existe saneamento básico, tudo o que desce pelos canos das nossas residências é direcionado para estações de tratamento de esgoto e rios. Portanto, para evitar a poluição e tornar o dia a dia mais prático, conheça os tipos de areia de gato que você pode jogar no vaso.
O granulado de madeira é composto por grãos de pinus, produzidos devido às ações de reflorestamento. Então, ele é biodegradável e não apresenta perigo ao ser descartado na rede de esgoto.
Isso acontece porque os grãos de madeira pinus são solúveis em água. Quando o gatinho faz xixi, o granulado vira pó. Logo, é uma matéria sólida, que se dissolve rapidamente na água.
Ele também não oferece riscos ao meio ambiente. Além disso, é uma boa alternativa para reduzir os odores em casa, principalmente para quem mora em apartamento. O granulado é muito bom na absorção da urina, fazendo com que o gatinho não suje as patas ao utilizar a caixinha.
Outra opção de areia de gato que você pode jogar no vaso é aquela feita de mandioca ou milho. Os dois produtos são amigos da natureza e compostos com ingredientes menos industrializados.
Esses tipos de areia biodegradável para gatos podem ser encontrados em grãos mais grossos e mais finos. O funcionamento é parecido com o das areias feitas de argila e sílica, pois também formam torrões de xixi, então a limpeza da caixinha não muda muito.
O que faz esses produtos serem uma opção de areia de gato que você pode jogar no vaso é a capacidade de dissolução em água, sem riscos de entupir o encanamento.
Quando precisamos lavar uma louça suja com farinha, percebemos que ela se dissolve com facilidade, não é mesmo? O processo que acontece no vaso sanitário é exatamente esse.
Além das vantagens em relação à praticidade e à preservação do meio ambiente, a areia de gato que você pode jogar no vaso tem outros benefícios. Utilizando esse produto, você não precisa se preocupar com os gatinhos lambendo as patas depois que fazem as necessidades.
Com outros tipos de areia, isso pode causar a ingestão de substâncias tóxicas para o bichano. Porém, com produtos biodegradáveis, o pet está livre desse perigo.
Escolha uma areia de gato que você pode jogar no vaso e ganhe mais praticidade no dia a dia! Aumente a qualidade de vida do bichano e incorpore uma prática sustentável em casa adquirindo o produto no site da Petz.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…