Categories: Gatos

Areia biodegradável: uma opção sustentável para o seu gato

Quem tem gato em casa sabe muito bem que quando o assunto é bem-estar é importante fazer escolhas certeiras, não apenas pensando na saúde deles, mas também no meio ambiente. Sabendo que a areia higiênica é um item muito usado no dia-a-dia dos felinos, comprar uma que seja biodegradável é uma opção inteligente para ambos: seu bichano e o planeta.

Alguns tutores já estão fazendo a transição para a areia higiênica biodegradável, e não é difícil entender por que esse movimento tem ganhado cada vez mais adeptos. Optar pela areia biodegradável é um primeiro passo para um estilo de vida mais sustentável. Acompanhe para saber mais.

Por que escolher a areia biodegradável?

A areia biodegradável é uma excelente opção para quem busca uma alternativa mais amigável ao meio ambiente, em comparação com as areias tradicionais, que normalmente são feitas com materiais não renováveis, tais como: argila e sílica.

Ao contrário da areia convencional, a areia biodegradável geralmente é produzida a partir de materiais naturais como fibra de bambu, milho, ou papel reciclado. A vantagem é que todos eles se degradam facilmente. O resultado é um menor impacto ambiental e redução de lixo nos aterros sanitários.

Livre de produtos químicos

O fato dela ser considerada segura para os gatos é um importante diferencial. Por ser livre de produtos químicos agressivos e fragrâncias artificiais, as chances do seu bichano desenvolver alguma alergia ou ter sensibilidade ao produto é muito menor.

Outra vantagem é que a areia biodegradável produz menos poeira do que as tradicionais, o que reduz significativamente o risco dos problemas respiratórios, tanto nos felinos, como em seus tutores.

Eficaz no controle de odor

Uma das preocupações recorrentes entre os tutores de gatos é o cheiro da urina dos bichanos. Felizmente, a areia higiênica biodegradável é muito eficaz nesse sentido. Ela absorve a umidade de forma eficiente, evitando que o cheiro do xixi se espalhe pela casa.

Fácil descarte

No quesito descarte, a areia biodegradável é considerada muito versátil e sai na frente em relação às demais. Após o uso, você tem três opções de descarte sem causar danos ao meio ambiente:

  • Vaso sanitário: uma opção prática e rápida. A areia se decompõe de forma segura e isso simplifica o processo de limpeza da caixa do seu gato. Aqui, vale ressaltar que é preciso considerar a estrutura de saneamento da casa, para não causar entupimento.
  • Adubo para plantas: a areia biodegradável pode ser usada como adubo para as suas plantinhas. Com o tempo, a areia enriquecida com nutrientes contribui na fertilização do solo, favorecendo o crescimento saudável das verdinhas.
  • Lixo orgânico: descartar a areia usada junto com o lixo orgânico também pode ser uma opção ecologicamente correta. A degradação natural dos materiais biodegradáveis não representa ameaça ao meio ambiente, ao contrário das areias convencionais que permanecem nos aterros por muitos e muitos anos.

Variedade de opções 

Há uma variedade de areias biodegradáveis disponíveis no mercado, com diferentes tamanhos de granulação e características. O Cansei de ser gato (uma das marcas da Petz), lançou recentemente uma versão em grãos finos e grãos médios. Isso permite que você escolha aquela que é mais adequada às preferências e necessidades do seu gato.

No entanto, é importante lembrar que cada gato é único, e as preferências podem variar. Alguns bichanos se adaptam facilmente a uma nova marca de areia, enquanto outros podem ser mais exigentes. Portanto, é aconselhável introduzir gradualmente a nova areia biodegradável (linkar com texto sobre técnica de transição de areia) e observar a reação do seu gato para garantir que ele se adapte bem a ela.

Cuidados com a caixa de areia do gato 

A transição para a areia biodegradável pode ser uma mudança positiva para o seu gato, mas é importante tornar esse processo o mais suave possível para garantir que ele se adapte rapidamente.

Manter a caixa de areia  limpa e atraente para o seu felino é muito importante. Gatos são animais higiênicos e podem recusar a nova areia se a caixa estiver suja ou com cheiro ruim. Portanto, limpe o ambiente todos os dias, remova os dejetos sólidos e mexa a areia de vez em quando, para garantir uma distribuição uniforme.

Todos esses cuidados são essenciais tanto para a aceitação mais rápida da nova areia, como para a saúde do seu bichano.

Agora que você conheceu as vantagens da areia biodegradável tanto para o seu felino, como para o meio ambiente, que tal conferir outros conteúdos para garantir o bem-estar do bichano? No blog da Petz, você encontra muitas outras dicas para o dia a dia do seu pet.

marianapucci@gearseo.com.br

Recent Posts

Doenças oculares em pets: como prevenir?

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…

1 dia ago

Como evitar arranhão de gato nos móveis?

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quem convive com felinos sabe que arranhão de gato…

2 dias ago

Pit Monster: saiba tudo sobre essa raça imponente e dócil

A raça Pit Monster é uma variação da American Pit Bull Terrier, conhecida pela aparência…

3 dias ago

Planta tiririca: como controlar essa espécie resistente

A planta tiririca (Cyperus rotundus) é conhecida pelo crescimento rápido e pela resistência. Ela pode…

4 dias ago

Nomes para cavalo: confira sugestões e como escolher

Se você está em busca de nomes para cavalo, veio ao lugar certo! Esses animais…

4 dias ago

Cachorro Fiapo de Manga: a versão peluda do Caramelo

Se existe uma coisa que o brasileiro faz muito bem, é usar a criatividade. Foi…

5 dias ago