Apesar do comportamento de um bichano ser bem diferente de um cãozinho, também é possível adestrá-lo. Diversos acessórios poderão te ajudar com isso. Venha conferir
É muito bonitinho ver um bichano pulando para lá e para cá, pegando alguma coisinha ou atendendo a algum chamado do seu tutor. Muitos acham que as questões de adestramento se resumem apenas aos nossos companheiros caninos, no entanto, adestrar gatos também é possível e pode trazer inúmeros benefícios.
A intenção de adestrar gatos não se resume apenas a ensinar alguma atividade engraçada ou alguma tarefa inusitada. Esses aprendizados estimulam a inteligência do pet, fazem com que ele desenvolva um comportamento muito melhor e ainda estreita muito mais a relação entre ele e sua família.
Pelo fato de cães e gatos possuírem o comportamento bem diferente, a forma de como educar um gato pode ser um pouco mais trabalhosa e pode exigir um pouquinho mais de tempo e paciência. Porém, ao ver o seu bichinho atender aos seus chamados e fazer coisas engraçadas e bonitinhas, você perceberá que vale a pena.
Por isso, a Petz reuniu diversas dicas de adestramento, olha só!
Os gatinhos geralmente são muito exigentes e algumas raças possuem um temperamento bem forte. Por isso, você precisará de muita paciência para ensiná-los alguma tarefa – seja para se divertirem, ou então auxiliar no seu comportamento.
Eles também são criaturas adoráveis e amam ser agradados. Por isso, sempre que o seu pet aprender tal atividade, recompense-o com um petisco e faça muito carinho nele. No início, os biscoitos serão mais do que necessários para te ajudar como adestrar um gato, porém, aos poucos o seu companheiro já irá tomar as atitudes por si mesmo.
Os petiscos servirão como um estímulo na hora ensinar o seu bichano a praticar uma atividade nova. Guiando-o com o biscoito na mão, você poderá incitá-lo a sentar, pular e fazer várias coisas.
Também é muito importante explorar a facilidade de aprendizado durante a infância. Nesse período eles são mais aptos a aprenderem coisas novas, e já com o passar do tempo começam a adquirir seus próprios hábitos e, por isso, ficará mais difícil ensiná-lo coisas novas.
Presenteando o seu bichano com um mimo bastante saboroso, ele atrelará a atividade que acabou de praticar a algo bom e, dessa forma, aos poucos a repetirá sempre. É claro, como dissemos você levará algum tempo até que ele aprenda.
O Alexandre Rossi conversou com a gente para deixar algumas dicas no vídeo. Confira!
Assim como biscoitos, que auxiliam muito nessa tarefa, existem também kits de adestramento inteligente, como acessórios sonoros e brinquedinhos. Com eles, a tarefa ficará muito mais divertida e o seu pet aprenderá brincando.
Além dos brinquedos, existem também outros acessórios que te ajudarão a adestrar gatos, como educadores higiênicos, que atraem ou agem como repelente para o pet. Caso você tenha algum móvel ou objeto que seu gato goste muito e não queira que ele fique por perto, esses acessórios podem ajudar e muito!
Adestrar gatos vai muito além do que fazer seu amiguinho praticar atividades fofas e engraçadas. Isso envolve também algumas questões do comportamento do pet, como a chegada de um novo membro da família ou a recepção de visitas.
Alguns gatinhos ficam um pouco mais agitados quando estão com estranhos ao seu redor, mas, aos poucos, é possível ensiná-los a desenvolver um comportamento mais tranquilo. Mesmo que no início ele ainda estranhe a presença de outras pessoas, com o tempo começará a se dar bem com quem estiver na sua casa.
O importante é respeitar o tempo do seu bichinho de estimação, dar bastante carinho e falar com ele no tom de voz adequado. Dessa forma, seu bichano ficará muito mais inteligente e se divertirá muito mais.
Gostou? Então continue ligadinho no Blog da Petz, que está sempre com novidades para você!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…