Quem tem um bichano em casa sabe que encontrar um pouquinho de vômito na sala não é tão raro assim! Porém, um gato vomitando espuma branca é sempre motivo de atenção. Esse sintoma pode estar associado a diversos problemas, desde uma simples indigestão até doenças sistêmicas graves.
Por isso, é necessário estar atento aos outros sinais de que seu pet precisa de ajuda. Pensando nisso, elaboramos um guia com tudo o que você precisa saber sobre gato vomitando espuma. Continue lendo para aprender a cuidar do seu filho de quatro patas!
Os bichanos são pets com um jeitinho particular. Afinal, você conhece outro peludo que toma banho sozinho, enterra as próprias necessidades e ainda adora sua independência? Porém, tais comportamentos podem trazer algumas consequências para os felinos, como os vômitos.
É o que explica a Dra. Juliana Brondino, médica-veterinária da Petz. “O costume de lamber a pelagem causa esse fenômeno. A formação das bolas de pelos é quase inevitável”, afirma.
Além disso, há o fato de os felinos serem muito restritos em suas dietas. Por isso, se comem algo diferente daquilo que estão acostumados, logo colocam para fora. Assim, um vômito ou outro é completamente normal para os bichanos. Mas quando devemos ficar atentos? A Dra. Juliana explicou também os pontos de atenção.
Os bichanos, assim como outros pets, podem vomitar de vez em quando devido a diferentes problemas. Então, como saber quando o gato vomita espuma branca é sinal de perigo? De acordo com especialistas, quando um peludo está regurgitando muito, é possível classificar em dois quadros. São eles:
Porém, o mais importante é ficar atento a outros sintomas. Em alguns casos, as características podem se alterar, como gato vomitando espuma branca e não come, vômito com sangue, diarreia ou vômito amarelo.
A Dra. Juliana explica que se seu pet estiver apresentando dor, apatia, falta de apetite ou não estiver cuidando da própria higiene, é necessário buscar ajuda de um veterinário o mais rápido o possível!
Alguns problemas podem deixar um gato vomitando espuma branca. Conforme explica a Dra. Juliana, as causas mais comuns podem ser:
A gastrite é uma das principais causas para um gato vomitando espuma branca. Ela ocorre quando há uma inflamação em seu estômago e pode ser divida em dois tipos: aguda ou crônica.
A aguda geralmente acontece quando o bichano ingere algo tóxico, como objetos, plantas ou produtos químicos. Após o tratamento, o organismo do peludo volta ao normal e ele não apresenta mais problemas.
Já a crônica é mais grave e precisa de tratamento constante. Nela, o estômago do felino fica permanentemente sensível e, caso haja um descuido, ele pode voltar a apresentar sintomas de inflamações, como o vômito. Em ambos os casos, um veterinário deve ser consultado para avaliar qual o tratamento mais indicado.
O pâncreas é um órgão importante, essencial para uma boa digestão. Por isso, quando ocorre inflamação, o pet pode apresentar problemas gastrointestinais, como o vômito. Nesse caso, é comum aparecer outros sintomas, como queda de pelo, emagrecimento, apatia e falta de apetite.
Os vermes são parasitas que se alojam no organismo do pet e causam diversos problemas à sua saúde. Alguns deles podem infectar o trato gastrointestinal, causando problemas como vômito com espuma branca, emagrecimento, diarreia e apatia.
As famosas bolas de pelo também podem deixar um gato vomitando espuma branca. Conforme explica a Dra. Juliana, em alguns casos a pelagem em excesso pode obstruir o canal gástrico.
Nesse caso, o bichano terá dificuldades de ingerir seus alimentos e realizar uma digestão correta. Como resultado, temos vômitos, emagrecimento e apatia.
Não são só as bolas de pelo que podem obstruir o sistema gastrointestinal dos bichanos. Se seu pet ingerir objetos indevidos, ele também pode ficar com problemas em sua digestão.
Como os bichanos são muito seletivos em sua alimentação, essa não costuma ser uma causa frequente. Porém, se seu filho de quatro patas for um tanto travesso, esse pode ser o caso.
O fígado também é um órgão essencial para a digestão. Entre suas funções está liberar a bile, uma substância necessária para a quebra da gordura no estômago. Além disso, também é responsável por desintoxicar o organismo, eliminando substâncias nocivas.
Um problema no fígado leva a várias complicações de saúde, e o vômito é um sintoma comum. Outros sinais de doenças hepáticas incluem perda de peso, falta de apetite e mucosas amareladas.
Além dos problemas passageiros, algumas doenças sistêmicas também podem deixar o gato vomitando gosma branca. É o caso da diabetes e do hipertireoidismo, duas enfermidades que necessitam atenção veterinária constante para preservar a saúde do bichano.
Além dos vômitos, as doenças sistêmicas também podem apresentar outros sintomas, como sede excessiva, apatia e comportamento arredio.
O tratamento para meu gato que está vomitando espuma branca pode ser complexo? Sim! Isso porque, como várias doenças podem deixar o bichano com esse sintoma, o primeiro passo é descobrir a causa do problema. Para isso, consultar um veterinário é essencial.
Apesar de, algumas vezes, um gato vomitando não ser nenhum sinal de perigo, somente o especialista poderá determinar a origem da doença e iniciar um tratamento.
Agir às pressas, sem descobrir as causas do problema, pode causar ainda mais prejuízos para seu pet! Por isso, não confie em tratamentos alternativos ou remédio caseiro para gato vomitando. Tratar sem a orientação de um profissional coloca em risco a saúde do seu filho de quatro patas!
Ver seu filho de quatro patas doente não é nada agradável. Por sorte, há formas de proteger seu amigo! Seguindo alguns passos preventivos, você pode oferecer mais saúde, bem-estar e qualidade de vida!
Apesar de mais caras, essas rações possuem alto valor nutricional e, por isso, o bichano se contenta com porções pequenas. Ou seja, é um bom custo-benefício!
Administrando o vermífugo de forma regular, conforme a orientação de um veterinário, seu pet estará livre desses visitantes indesejados. Além disso, não podemos esquecer da vacinação, um processo essencial para manter a saúde dos nossos amigos sempre em dia.
Lembre-se que diagnosticar os problemas de saúde rapidamente e iniciar um tratamento precoce é a chave para uma recuperação rápida e tranquila!
Seguindo os passos acima seu peludo estará mais seguro e protegido contra eventuais doenças. Além disso, lembre-se de oferecer um ambiente estimulante com brincadeiras, acessórios e, claro, muito carinho!
Se precisar de itens para deixar a vida do seu filho de quatro patas ainda mais divertida, conte com a Petz! Em nossas lojas você encontra rações, brinquedos, e tudo que seu amigo precisa. Venha nos fazer uma visita!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…