Gato muda de cor? Entenda os motivos por trás dessa característica
Publicado em 15 de setembro de 2022Tempo de leitura: 5min
Uma pergunta que muitos tutores fazem, principalmente ao observar essa condição em algumas pelagens, é se o gato muda de cor. Afinal, um tutor apaixonado pelo seu felino o conhece mais que ninguém.
Isso é excelente, pois toda observação sobre o bichano pode ajudar o médico-veterinário a entender ao que a mudança de cor do pelo do gato está relacionada. Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre essa condição!
Saiba quais são os motivos pelo qual o gato muda de cor
A alteração da cor do pelo do gato pode estar relacionada a diversos fatores, contudo, a maioria nasce e permanece com a mesma cor. Afinal, a pelagem está associada ao gene.
Entretanto, algumas condições podem justificar o fato de que o gato muda de cor, como idade, raça ou a mistura delas, tempo no sol, queda e até doença. Em seguida, veja algumas dessas condições.
Idade
Quando a idade avança, os cabelos dos humanos ficam grisalhos. Em alguns gatos, essa despigmentação também pode acontecer. Contudo, na maioria das vezes, isso é sutil e os deixam ainda mais bonitos.
Raças
Um exemplo de raça de gato que muda de cor é o Siamês. Ele nasce em tom de bege ou acinzentado claro. Conforme cresce, as regiões colorpoint (focinho, orelhas, cauda, patinhas) escurecem até tons próximos do preto, enquanto o corpo mantém tons de bege/marrom.
No pescoço e no restante do corpo, ou seja, as partes mais quentes, a cor da pelagem continua clara. Por isso, é comum encontrar gatos Siameses com mais de uma cor.
Alimentação
Outra questão ligada à mudança de cor do gato é a alimentação. Os felinos têm a necessidade de consumir aminoácido tirosina que, quando em falta, não forma a pigmentação e, desse modo, o pelo pode mudar de cor.
Se a pelagem do gato for preta, você vai perceber tons avermelhados nela. Havendo essa deficiência, o veterinário vai pedir alguns exames para chegar ao melhor diagnóstico.
No geral, uma ração de qualidade é uma excelente escolha dos tutores, pois ela possui todos os nutrientes que os bichanos precisam. Caso seja necessário, a suplementação deve ser indicada somente pelo profissional.
Doenças
Outra questão relacionada ao aminoácido tirosina é que a falta também pode estar relacionada a algumas doenças. Nesse caso, você pode notar que a pelagem preta pode adquirir uma coloração voltada para os tons de marrom. O gato muda de cor quando porta as seguintes doenças, que influenciam a alteração do pelo:
- doenças hepáticas;
- doenças renais;
- doenças na tireoide.
Isso também acontece por exposição prolongada ao sol. Por isso, caso esteja em dúvida, saiba que o veterinário é a pessoa mais adequada para diagnosticar se há algum problema.
Gato filhote muda de cor?
Outra situação comum é em relação aos gatos filhotes. Eles podem nascer com uma cor e adquirir outras tonalidades enquanto se desenvolvem, até os 45 dias.
Isso acontece principalmente com os “sialatas”, ou seja, os gatinhos que possuem alguma mistura dos Siameses na genética. Eles nascem brancos e mudam de cor conforme a temperatura corporal, assim como os Siameses.
Raças de gatos que mudam de cor
Como mencionado anteriormente, o gato Siamês muda de cor, mas além dele, outras raças passam por esse processo. Em seguida, veja quais são e tais características.
Gato do Himalaia
Assim como o Siamês, o gato do Himalaia possui um gene produtor de melanina, que age de acordo com a temperatura corporal. Aliás, a coloração de ambos é bem parecida. Muitas vezes, a temperatura da região onde vivem também pode afetar a coloração.
Khao Manee
Essa raça de gato nasce com uma mancha bem escura na cabeça que vai clareando conforme o crescimento e fica totalmente branca. Inclusive, segundo a história dessa raça, o Khao Mene era o gato real do Sião.
Nessa raça rara, o gato muda de cor, e os olhos também variam. Muitas vezes, são encontrados bichanos com os olhos de duas cores, como azul, verde ou âmbar.
Ural Rex
Essa é uma das raças mais curiosas quanto à mudança de cor e às características dos pelos. Eles nascem com tonalidades acinzentadas e, somente após a mudança, adquirem uma cor predominante. Além disso, os pelos crescem ondulados a partir dos dois meses. Apenas com dois anos, a pelagem fica mais uniforme.
Genética dos gatos
A genética das cores dos gatos é algo fascinante, não é mesmo? Uma curiosidade é que a herança das cores vem de um padrão genético chamado herança ligada ao sexo, pois está relacionada a genes expressos nos cromossomos sexuais (X).
Há genes para uma ou duas cores, expressos no cromossomo X. As fêmeas são XX, por isso podem ter três cores. Os machos são XY e, como têm apenas um cromossomo X, podem ter uma ou duas cores.
Isso pode ser diferente quando o gato tem a síndrome Klinefelter. Ela faz com que a pelagem tenha cores pretas e laranjas, mas é rara e pode apresentar até três cores.
Agora, você já sabe que gato muda de cor, mas existem diversos motivos para isso, e a maioria deles precisa ser investigada. Afinal, você não quer que o felino fique doente! Para saber mais curiosidades sobre os bichanos, continue lendo os conteúdos do blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário