Tutores de felinos sabem que esses pets precisam de alguns cuidados como alimentação saudável, exercícios físicos, brincadeiras e bastante carinho para ter uma vida plena. E conforme a idade chega, a preocupação aumenta. Afinal, o gato idoso passa a ter umas séries de problemas, assim como os humanos.
No entanto, certas doenças podem ser evitadas pelo dono do animal que o leva para visitar um médico-veterinário frequentemente e segue algumas dicas diárias para melhorar o bem-estar do peludo. Neste texto, preparamos algumas recomendações que vão deixar seu amigo mais disposto.
Bichanos passam a ser idosos a partir do sétimo ano de vida, e é aí que os cuidados com gato idoso devem dobrar. Isso porque podem ser prevenidas diversas doenças que começam a surgir a partir dessa idade. Além disso, com o diagnóstico precoce, as chances de o pet viver muitos e muitos anos é grande.
Então, para aumentar a expectativa de vida do peludo, dobre sua atenção e observe qualquer mudança comportamental ou física. Atentando-se a isso, o felino pode seguir sua vida normalmente.
Para uma vida pet plena é necessário fazer o check-up anual, principalmente em gato idoso. Portanto, é imprescindível levar o bichano ao veterinário sempre que possível. Dentro de casa, você também pode preparar o ambiente, como um complemento de cuidados e bem-estar animal.
Caso seu amigo de quatro patas tenha sete anos de vida ou mais, incentive que ele se divirta. A partir dessa idade eles passam a ficar mais reclusos e menos dispostos para brincar, o que pode levar a uma série de problemas.
Deixe à disposição do bichano brinquedos interativos que agucem a curiosidade do pet, e brinque mesmo que ele não demonstre interesse. Gato idoso tende a fugir dos entretenimentos que o dono escolhe. Mas não desista! Mesmo que ele tope brincar pouco, já é alguma coisa.
Essas brincadeiras previnem a obesidade e ajudam os pets a se distrairem. Isso porque, conforme envelhecem, eles se tornam mais indispostos e acabam engordando. Além disso, obesidade em gato idoso pode trazer problemas irreversíveis.
Assim como nós, os gatos precisam dormir em um lugar confortável. No entanto, conforme a idade vai chegando, os pets passam a ter problemas nos ossos e também sentem mais frio. Por esse motivo, deixe a cama do felino o mais confortável possível.
Para isso, é importante deixar à disposição do peludo uma manta para espantar o frio. Escolha também um lugar escuro, visto que eles passam a procurar esse tipo de local quando querem se abrigar.
Além das dicas acima, desde filhote é muito importante que o bichano siga uma alimentação saudável e coma rações de qualidade, inclusive ração úmida para gatos idosos. Elas garantem que o pet cresça com nutrientes essenciais e evitam problemas posteriores.
Rações premium são as mais adequadas aos animais em geral, já que são pensadas exclusivamente para sua espécie e garantem vitaminas específicas a eles. Por isso, pesquise a respeito de ração para gatos idosos. No mercado há diversas opções premium que podem suprir as necessidades do seu amigo.
Além dos alimentos para gatos idosos, a prática de escovar gatos idosos traz benefícios que vão desde deixar o bichano mais calmo após receber a massagem até remover os excessos de pelos, que se tornam ainda mais comum em felinos mais velhos.
Além disso, as lambidas vão se tornando mais difíceis para gato idoso, então esses pelos se acumulam e atrapalham a vida do amigo.
Mudanças comportamentais em bichanos passam a ser comuns a partir do sétimo ano de idade, sendo algumas mais populares do que outras. Por exemplo, gato idoso tende a ficar mais dependente para afazeres básicos e, com isso, passa a miar frequentemente.
A falta de apetite também passa a acompanhar o pet. Portanto, fique atento se ele está se alimentando apropriadamente. Caso não esteja, leve-o ao veterinário imediatamente.
Mesmo indicando velhice, a falta de alimentação regular pode significar outras doenças que acompanham a idade felina. Falta de memória, indisposição, visão e audição são outros problemas que acompanham o gato idoso. E não só essas, mas algumas outras podem cercar o peludo idoso, como:
Então, caso desconfie de alguma doença no gato, leve-o ao veterinário, assim você previne que os sintomas piorem e possibilita um tratamento completo, aumentando, então, a expectativa de vida do fofinho.
Agora que você sabe algumas dicas para ajudar gato idoso, confira o blog da Petz e fique por dentro de conteúdos sobre saúde e bem-estar animal.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…