Gatos são super divertidos e estão sempre dispostos a brincar. Mas e quando eles não se sentem dessa forma, tem como saber o que está acontecendo? Saiba que com alguns sinais é possível perceber que há algo errado. Por exemplo, você sabia que é possível perceber gato chorando?
Por esse motivo, separamos algumas dicas do porquê gato chora, o que causa os choros em gato, como identificar e o que fazer se o pet estiver chorando. Assim, é possível ajudar o peludo e garantir a alegria do amigo de quatro patas.
Apesar de nos cães o choro vir em forma de choramingos, no caso do gato é mais complicado perceber quando ele está chorando. Isso porque a maioria dos felinos não tem o hábito de reclamar à toa, então quando eles miam fica difícil saber o que está acontecendo.
No entanto, se você notou que o pet mia com o tom mais agudo e sem parar, é possível que ele esteja chorando. Apesar de os olhos dos bichanos não lacrimejarem quando estão chorando, o miado do gato não nega sua insatisfação.
Portanto, se você percebeu o olho lacrimejando no felino e acha que o gato triste chorando pode ter algum motivo, o mais indicado é levá-lo ao veterinário. Isso pode indicar alguma alergia, irritação nos olhos ou lesão ocular.
De qualquer maneira, se o felino só está miando sem parar e está inquieto, é possível que esteja chorando. Nesse caso, é preciso investigar mais a fundo a razão da infelicidade do bichano.
As causas variam de acordo com a idade do gato. Por exemplo, os filhotes tendem a chorar com mais facilidade, seja pela mudança de ambiente, por saudade da mãe, por estarem com fome ou frio e até mesmo por medo.
Nesse caso, deixe-o em um lugar aconchegante, dê comida e água, além de brinquedos para o peludo se distrair. Assim, diminuirão os choros de filhote de gato chorando e, aos poucos, ele sentirá que o local é seu novo lar.
É importante lembrar que ele é filhote e a adaptação não vem do dia para a noite. Portanto, cuide bem do peludinho para ele se sentir em casa o quanto antes.
Já nos gatos adultos, que não têm o hábito de miar à toa, é importante investigar a fundo a razão do choro. Entre elas, é possível que seja uma mudança recente na rotina, por exemplo.
Bichanos são pets territorialistas e isso pode causar vários traumas. Também é possível que se trate de alguma dor, já que dores fortes estressam os bichanos, podendo ser a razão de ele estar chorando constantemente.
Se é um gato chorando muito e você não sabe o que fazer, comece observando se não houve alguma troca recente de ração, adoção de outro pet ou até mesmo mudança de casa. Esses são indícios de que o felino está estressado e, por isso, ele chora.
Verifique também se o gato está comendo adequadamente, se bebe água, e se o comportamento mudou de alguma forma. Essas são pequenas pistas de que alguma coisa não está certa para o peludo.
Caso encontre algum ferimento ou perceba muito incômodo por parte do pet, é importante verificar a intensidade e o grau do machucado. Se é um gato miando chorando, é bem provável que esteja doendo muito. Portanto, leve-o ao médico imediatamente para o seu amigo de quatro patas não sofrer mais.
Agora que você sabe os motivos de gato chorando, confira o blog da Petz mais conteúdos sobre bem-estar animal!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…