Gato chorando: o que pode ser e o que fazer?
Publicado em 13 de abril de 2020Tempo de leitura: 3min
Gatos são super divertidos e estão sempre dispostos a brincar. Mas e quando eles não se sentem dessa forma, tem como saber o que está acontecendo? Saiba que com alguns sinais é possível perceber que há algo errado. Por exemplo, você sabia que é possível perceber gato chorando?
Por esse motivo, separamos algumas dicas do porquê gato chora, o que causa os choros em gato, como identificar e o que fazer se o pet estiver chorando. Assim, é possível ajudar o peludo e garantir a alegria do amigo de quatro patas.
Como identificar gato chorando?
Apesar de nos cães o choro vir em forma de choramingos, no caso do gato é mais complicado perceber quando ele está chorando. Isso porque a maioria dos felinos não tem o hábito de reclamar à toa, então quando eles miam fica difícil saber o que está acontecendo.
No entanto, se você notou que o pet mia com o tom mais agudo e sem parar, é possível que ele esteja chorando. Apesar de os olhos dos bichanos não lacrimejarem quando estão chorando, o miado do gato não nega sua insatisfação.
Portanto, se você percebeu o olho lacrimejando no felino e acha que o gato triste chorando pode ter algum motivo, o mais indicado é levá-lo ao veterinário. Isso pode indicar alguma alergia, irritação nos olhos ou lesão ocular.
De qualquer maneira, se o felino só está miando sem parar e está inquieto, é possível que esteja chorando. Nesse caso, é preciso investigar mais a fundo a razão da infelicidade do bichano.
Quais são as causas mais comuns de gato chorando?
As causas variam de acordo com a idade do gato. Por exemplo, os filhotes tendem a chorar com mais facilidade, seja pela mudança de ambiente, por saudade da mãe, por estarem com fome ou frio e até mesmo por medo.
Nesse caso, deixe-o em um lugar aconchegante, dê comida e água, além de brinquedos para o peludo se distrair. Assim, diminuirão os choros de filhote de gato chorando e, aos poucos, ele sentirá que o local é seu novo lar.
É importante lembrar que ele é filhote e a adaptação não vem do dia para a noite. Portanto, cuide bem do peludinho para ele se sentir em casa o quanto antes.
Já nos gatos adultos, que não têm o hábito de miar à toa, é importante investigar a fundo a razão do choro. Entre elas, é possível que seja uma mudança recente na rotina, por exemplo.
Bichanos são pets territorialistas e isso pode causar vários traumas. Também é possível que se trate de alguma dor, já que dores fortes estressam os bichanos, podendo ser a razão de ele estar chorando constantemente.
O que fazer se o gato está chorando?
Se é um gato chorando muito e você não sabe o que fazer, comece observando se não houve alguma troca recente de ração, adoção de outro pet ou até mesmo mudança de casa. Esses são indícios de que o felino está estressado e, por isso, ele chora.
Verifique também se o gato está comendo adequadamente, se bebe água, e se o comportamento mudou de alguma forma. Essas são pequenas pistas de que alguma coisa não está certa para o peludo.
Caso encontre algum ferimento ou perceba muito incômodo por parte do pet, é importante verificar a intensidade e o grau do machucado. Se é um gato miando chorando, é bem provável que esteja doendo muito. Portanto, leve-o ao médico imediatamente para o seu amigo de quatro patas não sofrer mais.
Agora que você sabe os motivos de gato chorando, confira o blog da Petz mais conteúdos sobre bem-estar animal!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário