A castração é um processo simples, que oferece mais qualidade de vida para os gatos. Porém, o comportamento dos bichanos após a operação ainda desperta muitas dúvidas nos tutores. Uma questão que costuma ser muito levantada é: será que gato castrado namora?
Se a resposta for “não”, por que alguns bichanos continuam tentando escapar mesmo depois da esterilização? Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este texto, pois vamos explicar para você se gato castrado namora ou não!
Antes de responder se gato castrado namora, é interessante falarmos sobre como a castração irá implicar no comportamento do seu bichano. Afinal de contas, por mais que seja super simples e seguro, esse procedimento pode mudar bastante o dia a dia do pet. A começar pelo fato de que gatos castrados costumam ser menos fujões.
A Dra. Louise Veiga da Silva Siqueira, médica-veterinária da Petz, conversou com a gente e explicou sobre essa mudança no comportamento dos peludos. De acordo com a especialista, essa alteração está relacionada à carga hormonal dos gatos.
Após a cirurgia, os bigodudos perdem seus instintos de procriação. Como consequência, se tornam mais caseiros e menos agitados. “O pet não sente tanta necessidade de marcar o território, fica menos agressivo e se torna mais calmo e tranquilo”, comenta a veterinária.
Conforme explicou a Dra. Louise, os bichanos que se submetem à castração perdem os desejos de procriação. Então, de maneira geral, podemos dizer que dificilmente vamos nos deparar com um gato castrado querendo cruzar.
Mas, se isso ocorre, por que alguns bichanos ainda apresentam comportamento sexual? De acordo com a veterinária, isso ocorre porque o bigodudo precisa de algum tempo para se acostumar à nova vida.
“Nos primeiros três meses após a cirurgia, é normal que os machos ainda apresentem certa carga hormonal. Assim, não é nada incomum quando um gato castrado tenta cruzar com fêmeas próximas”, comenta a doutora.
Após esse período, no entanto, os instintos sexuais do pet devem desaparecer. Porém, se você perceber o gato castrado querendo namorar muito tempo após a cirurgia, procure um veterinário. O médico realizará um diagnóstico e poderá definir se a cirurgia, de fato, foi bem-sucedida.
Agora você já sabe se gato castrado namora ou não. Porém, será que mesmo após a cirurgia os bichanos continuam fugindo quando veem uma oportunidade? Se você achou que a castração fosse resolver completamente esse problema, infelizmente, temos uma má notícia.
A Dra. Louise explica que a castração não é suficiente para evitar as temidas fugas.
De acordo com a especialista, se o pet tinha o hábito de acessar a rua, ele continuará tentando dar suas escapadinhas. A diferença é que, muito provavelmente, a fuga não será ocasionada porque o gato castrado quer cruzar.
Por isso, cabe ao tutor tomar algumas medidas de segurança para evitar que o bichinho saia de casa. A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar você a lidar com o peludo fujão:
Os gatos são pets curiosos e exploradores por natureza. Assim, “colocar redes de proteção em todas as janelas e pontos de fuga é a forma mais segura de impedir as escapadinhas”, comenta a veterinária.
Gatos castrados também precisam se exercitar, e a melhor forma de estimular as atividades físicas é por meio de brincadeiras. Além de proporcionar um grande gasto energético, elas são uma ótima forma de você se aproximar do seu filho de quatro patas. Assim, as chances de ele sentir necessidade de sair por aí sozinho diminuem.
O enriquecimento ambiental transforma seu lar em um verdadeiro parque de diversões para os pets. Acessórios simples, como nichos, postes e tocas, fazem com que o gato se divirta de forma segura e eficaz sem precisar sair de casa.
Seguindo as dicas acima, seu bichano se sentirá seguro e confortável dentro de casa e não precisará dar seus passeios rotineiros. Assim, você e o bichano poderão desfrutar de momentos felizes sem precisarem passar por grandes transtornos!
Muitos tutores permitem que seus bichanos deem uma escapadinha de vez em quando, pois acreditam que esses passeios são inofensivos. Mas, na verdade, especialistas afirmam que o acesso à rua é muito perigoso.
Em suas caminhadas, os peludos podem sofrer acidentes, se meter em brigas e, principalmente, entrar em contato com vírus, bactérias e parasitas causadores de doenças. Por isso, se o seu gato costuma fugir, fique atento e siga as dicas que passamos acima.
Uma vez que gatos castrados namoram apenas em ocasiões muito específicas, as chances dele fugir de casa são menores — mas não impossíveis. Por isso, depende apenas de você manter o bichinho seguro dentro de casa.
Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a entender se gato castrado namora ou não e a lidar com o bichinho nessa nova fase. Para mais dicas de cuidados com animais de estimação, não deixe de ficar de olho aqui, no blog Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…