3 cuidados especiais com gato branco
Publicado em 03 de abril de 2020Tempo de leitura: 3min
O gato branco chama a atenção por possuir particularidades e características marcantes e diferentes dos demais. No entanto, o que poucos sabem é que essas diferenças estão além da simples aparência, mas, sim, em toda a questão de cuidados com a saúde do pet.
Para entender a diferença entre os gatos brancos e os demais bichanos, tanto no quesito aparência quanto no da saúde, veja 3 cuidados especiais e necessários que esses felinos precisam receber.
Nem todo o gato branco é albino
Muita gente acredita que gatos de pelo branco são albinos, mas não é bem assim. O albinismo em animais surge a partir de uma rara mutação genética. O felino albino é incapaz de produzir melanina, enquanto o branco só possui pelagem sem cor. São casos diferentes, mas ambos os gatos exigem cuidados muito parecidos.
1. Os gatos brancos e o Sol
Um dos principais cuidados do gato branco é a sua exposição à luz solar. Esse tipo de gatinho possui menos ou até ausência de melanina em seus pelos. Por isso, sua proteção contra o Sol é muito mais fraca em comparação a de outros bichanos.
Sendo assim, é importante que o tutor do gatinho branco evite que ele fique solto e caminhe na rua durante o Sol alto. Assim como os humanos, o gato branco peludo ou não tende a se queimar mais durante um determinado tempo exposto ao Sol. O ideal é evitar a exposição, contudo, caso isso não seja possível, há o protetor solar animal para a proteção.
2. Possíveis problemas de visão
Estudos sugerem que o gato branco de olho azul possui a tendência de desenvolver problemas de visão mais facilmente. É importante ficar atento a qualquer sintoma ou irritação que o bichano apresentar.
Outro ponto importante para se atentar é a claridade. Gatinhos albinos, ou seja, com olhos azuis ou de duas cores, sofrem de falta de melanina. A iluminação muito forte pode irritar a visão desses pets.
3. Pelagem e sobrevivência
Outro problema do bichano de pelo branco é sua desvantagem quanto à sua sobrevivência. Quando abandonado na rua, o peludo dessa cor não consegue se camuflar, sendo facilmente descoberto por suas presas.
Por esses motivos, caso adote um felino de pelagem branca, mantenha as consultas do gato ao veterinário em dia, sendo feitas, no mínimo, uma vez ao mês. Quanto mais cedo descoberto algum problema de saúde, maiores são as chances de tratá-lo completamente.
Agora entendemos por que o gato branco é mais vulnerável do que os demais. Para dicas de cuidado de gatos, outros animais albinos, curiosidades e muito mais, veja outros conteúdos do blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário