Pets

Gato albino ou branco: qual é a diferença?

Os animais podem sofrer de condições e doenças comuns nos humanos, e um exemplo é o albinismo. Você já viu um gato albino, por exemplo? Vale ressaltar que nem todo gato branco é albino: eles podem ser parecidos, mas algumas características fazem toda a diferença na hora de distinguir esses felinos. 

A seguir, você vai descobrir por que o albinismo em animais  acontece e quais são os cuidados especiais que um felino nessa condição requer. Confira aqui se o bichano é branco ou, de fato, albino!

Como o albinismo ocorre?

A cor da pele e dos pelos, em geral, é formada por uma combinação de genes que resulta em cores únicas. Os felinos brancos têm essa cor formada pelo gene “W”, o que significa que eles serão brancos ou ter manchinhas brancas nos pelos de outras cores.

Já o albinismo é uma mutação genética em que o gato nasce sem a enzima que produz a melanina, que é a responsável por dar cor aos pelos, cabelos e pele (dos seres humanos e dos animais). Por isso, o animal albino é completamente branco, sem nenhuma cor em todo o seu corpo, a não ser nos olhos. 

Como saber se o gato é albino

Nós precisamos olhar para a pele e o pelo do animal.  A pele de um gato albino é rosa em um tom bem claro, quase branco, sem nenhuma mancha. Já o pelo é todo  branco, sem nenhuma mancha ou marcação.

O contorno dos olhos e o contorno da boca têm esse mesmo tom rosa-claro da pele, assim como a ponta do focinho, a borda das orelhas, as almofadinhas da pata e as unhas. Para conferir isso, aperte a patinha para ver as unhas do bichano são todas bem clarinhas.

Outras características importantes

A cor dos olhos também é um diferencial do gato albino. Enquanto o gato branco de olhos azuis — que não é difícil de encontrar — tem um tom mais intenso na íris, o gato albino tem o azul dos olhos em um tom bem clarinho, como o azul-bebê. Pode ser que no lugar do azul o gato tenha olhos verdes ou um olho de cada cor (heterocromia).

No caso de gato com olhos verdes, também há uma variedade no tom: quando o bichano é branco, seus olhos são de cor esmeralda, enquanto os que têm albinismo contam com um verde menos intenso e um tanto opaco.  

Vale ressaltar que a heterocromia é uma mutação que não incomoda, mas eles também podem sofrer de estrabismo e ter movimentos involuntários nos olhos! Além disso, a íris muito clara não filtra a luminosidade, deixando passar muita luz para o olho do animal, o que acaba resultando em problemas de visão mais graves quando ele chega na idade adulta. 

Por fim, o gato albino pode já nascer cego de um ou dos dois olhos. Portanto, mantenha atenção à saúde do seu bichinho!

Cuidados necessários com gato albino

Além da visão, o albinismo pode afetar a audição do gato albino. É comum encontrar albinos surdos de um ouvido ou até mesmo dos dois. A pele é outro fator que exige muita atenção e cuidado.  Gatos albinos não têm proteção alguma, por isso, eles precisam ser criados totalmente indoor.

Os pets não devem passear durante o dia, muito menos tomar aquele banho de sol que os gatos tanto gostam. Se isso acontecer, eles podem apresentar vermelhidão, descamação na pele, verrugas, tumores e até mesmo câncer de pele.

Outros cuidados

Um teste de audição e de visão deve ser feito se houver suspeita de albinismo em gatos. Isso porque se o animal for cego, por exemplo, mesmo que seja só de um olho, não podemos ficar trocando os móveis de lugar porque isso gera acidentes. 

Caso ele não ouça direito, não fique brigando com o seu amigo porque ele não obedece!  Ele não vai entender o porquê de você estar brigando com ele, mas vai sentir o estresse ao te ver falar. Isso vai estressar você e ele também. 

Caso a exposição ao sol seja inevitável, é preciso que ela dure pouco tempo, sempre passando protetor solar para gato branco e albino. Nada de protetores humanos! Além disso, o felino tem que ser vigiado para evitar que ele se lamba. Ao fazer isso, ele acaba tirando o produto, o que pode causar complicações mais tarde. 


Tem um gato albino ou está pensando em adotar um? Não esqueça de manter um acompanhamento médico e tomar todos os cuidados necessários com seu bichano! Aqui, na Petz, você encontra protetor solar para pet e os demais produtos necessários para a saúde e bem-estar do seu amigo.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

10 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

14 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago