Pets

Como dar banho em gato arisco sem estresse!

Todo mundo sabe que o gato não é um animal que gosta muito de tomar banho com água, embora alguns adorem isso, e que a tarefa não é fácil, principalmente se ele não é muito dócil. Se você está se perguntando como dar banho em gato arisco, veio ao lugar certo!

Aliás, se você está se questionando se pode dar banho em gato, a resposta é sim! Principalmente se o gatinho tiver a pelagem longa, o banho pode ser necessário evitar nós e retirar pelos mortos, o que o ajuda a ter menos “bolas” de pelo.

Esse banho pode ser facilmente substituído pela escovação diária do felino. Porém, isso não significa só passar a escova no dorso dele por 30 segundos. É preciso escovar todo o corpo, principalmente no ventre, nas axilas, nas patas e atrás das orelhas.

A primeira coisa que o tutor de um felino deve saber é que dar banho em gato e em um cachorro pequeno são situações muito diferentes. Os felinos têm muitas particularidades, por isso é muito importante conhecê-las antes disso.

Particularidades do gato

As particularidades abaixo vão ajudar você a entender melhor como dar banho em gato arisco. São alguns detalhes que fazem a diferença na hora do banho, estressando menos o bigodudo.

Olfato

Os gatos são muito sensíveis no que diz respeito ao olfato. Esse sentido é 20 vezes mais potente que o nosso! Por causa dessa grande sensibilidade, os produtos usados no banho do gato devem ter uma fragrância muito suave, e não use perfumes!

Deixar o gato com um perfume sentido em toda a casa é um grande fator estressante para o animal. Para tentar se livrar desse perfume, ele vai se esfregar em tudo que tem o cheiro e tomar muito mais banhos com a língua, o que pode formar mais “bolas” de pelos.

Audição

Os gatos se assustam facilmente com barulhos, especialmente os ariscos, devido à audição apurada. Então, para acostumar o felino com o secador, comece muito tempo antes, ligando o aparelho de vez em quando, com ele por perto, mas sem jogar o ar nele e, se for possível, oferecendo um petisco.

Só após o peludo se acostumar com o barulho, vem a etapa de se acostumar com o ar. Para tanto, no início, aponte o aparelho para o animal por alguns segundos, tire sem desligar e dê um petisco. Aumente o tempo de exposição ao vento gradualmente até que ele não se assuste mais.

Importância da rotina

O local do banho deve ser um lugar em que o gato já está acostumado a ficar, pois tudo que é novidade e sai da rotina dele pode estressá-lo. Se quiser que o banho entre na rotina do pet, faça sempre o mesmo ritual, assim ele já sabe o que esperar.

Dicas para o banho

As dicas a seguir são importantes para saber como dar banho em gato arisco. Primeiro, no dia do banho, use um feromônio sintético pela casa e principalmente no local do banho, para acalmar o felino.

Se considerar necessário, peça ajuda para alguém que o animal já conhece e convive. Um estranho só vai atrapalhar. Também proteja suas mãos usando luvas de látex ou borracha. Esta última é mais grossa, então limita a sensibilidade e a destreza.

Use água morna, que ajuda o animal a relaxar, mas lembre-se: a temperatura corporal deles é maior que a nossa. Por isso, se a água estiver quente para nós, está muito mais quente para eles! “Tempere” a água de forma que ela fique de morna a ambiente.

Outra recomendação importante sobre como dar banho em gato em casa é nunca começar o processo molhando a cabeça do gato. Primeiro, vá pelas patinhas, depois molhe a barriga, o peito, as costas, o rabo e, finalmente, a cabeça. Nela, você pode usar um pano para ajudar na lavagem.

O banho

Chegou o momento: como dar banho em gato bravo? Tenha tudo à mão. Inicialmente, você deve acariciar bastante o felino enquanto tenta molhá-lo gentilmente com as mãos e, depois, com um chuveirinho.

Coloque o xampu em suas mãos e espalhe pelo corpo dele como se estivesse fazendo carinho. Perceba a reação dele quando você começar a esfregar e fizer espuma. Lembre-se de que o enxágue é uma dica importante sobre como dar banho em gato arisco: enxágue bem para não deixar resíduos de produtos.

Se for necessário, use um condicionador. Também não se esqueça: o que usar para dar banho em gato deve ser próprio para a espécie e ter uma fragrância bem leve. Novamente, enxágue o pet muito bem.

Retire o excesso de água com as mãos e enrole o pet em uma toalha limpa, secando-o bem. Ligue o secador de longe e venha se aproximando devagar para direcionar o aparelho para o pet. Mantenha suas mãos na pele dele para sentir a temperatura do secador, a fim de não queimar o bichano.

Pronto, agora você já sabe como dar banho em gato arisco de forma segura. Para mais dicas de higiene e beleza animal, não deixe de baixar o app da Petz. Agende um horário com nossos profissionais para deixar seu bichano ainda mais bonito e cheiroso!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Nomes para gatos: ideias incríveis para se inspirar!

Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…

2 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

3 dias ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

4 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

6 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

7 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

7 dias ago