Os roedores são amigáveis, fofos, higiênicos e fáceis de cuidar. Por isso, se você está pensando em levar esse pet para a sua casa, confira como cuidar de hamster da forma correta.
Quem não quer um animal de estimação tradicional pode considerar o hamster uma boa opção. Esse roedor pode levar mais alegria e diversão para a sua casa. Contudo, para garantir o bem-estar dele, é necessário saber como cuidar de hamster.
É relativamente fácil cuidar de hamster, especialmente quando esses animais são comparados aos cachorros, que precisam passear todos os dias e ir ao veterinário com mais frequência. Contudo, mesmo assim, é preciso saber qual é a forma correta de tratar esses pets, qual é o ambiente ideal para eles e o que eles comem.
Muitas pessoas querem deixar os hamsters livres pela casa, mas essa não é a melhor opção para os roedores. Isso porque eles podem querer ficar atrás dos eletrodomésticos e roer os fios, o que pode fazer com que eles morram eletrocutados.
Sendo assim, quem quiser levar um hamster para casa precisa providenciar um local seguro e aconchegante para ele viver. Além disso, é necessário deixar o roedor longe das janelas, já que ele não lida bem com sol e correntes de vento.
Se você quer levar um hamster para sua residência, é necessário investir em um espaço para ele morar. Atualmente, a melhor opção de casa para o roedor é uma gaiola, que precisa ser grande o suficiente para acomodar o pet com conforto. O ideal é que ela tenha, pelo menos, 20 cm de largura.
Além disso, é preciso preparar o interior da gaiola para receber o pet. Você pode fazer isso forrando o chão com granulado de maneira. Outros itens essenciais são o comedouro e o bebedouro.
Também é muito importante disponibilizar brinquedos para hamster, pois esse animal precisa se entreter e gastar energia. Os artigos que costumam agradar mais a esses pets são a rodinha de exercícios e os túneis.
Para garantir a saúde e o bem-estar do pet, é fundamental limpar a gaiola para hamster uma vez por semana. Quando você for fazer isso, transfira o pet para um local seguro e com alguns brinquedos, como uma caixa de plástico.
Limpar a gaiola é muito simples. Para fazer isso, é necessário retirar os brinquedos e o granulado de madeira. Em seguida, você deve lavar toda a estrutura com água e detergente neutro. Após esse passo, é só esperar a gaiola secar completamente.
Quando você for fazer a limpeza da gaiola, aproveite para higienizar os brinquedos do hamster. Na hora de preparar o local novamente para receber o roedor, coloque um granulado de madeira novo.
Esses itens precisam ser limpos com uma frequência maior que a gaiola. O ideal é que você faça isso diariamente ou em dias alternados. Além disso, quando o roedor terminar de se alimentar, retire a comida que restou do comedouro para evitar acúmulo de germes.
O processo de limpeza do comedouro e do bebedouro é similar ao da gaiola. É preciso lavá-los com água e detergente neutro. Depois, deixe-os secar completamente antes de colocá-los de volta no lugar.
A alimentação de hamster costuma ser muito simples. Isso porque esse pet é onívoro, o que significa que ele pode comer plantas, carnes e algas. Muitas pessoas acreditam que o mix de semente é o melhor alimento para esse roedor, mas isso não é verdade.
Um hamster que se alimenta somente de sementes não consegue obter todos os nutrientes necessários para o organismo. Além disso, alguns desses ingredientes, como a semente de girassol, são ricos em gordura. Então, podem ocasionar problemas de saúde quando consumidos em excesso.
Existem rações específicas para hamster. Elas fornecem todas as vitaminas e minerais que esse animal necessita. Além disso, você pode oferecer alguns vegetais, como a cenoura. Contudo, é necessário cortar o alimento em pedaços bem pequenos.
No Brasil, não é permitida a comercialização de hamsters filhotes. Esses animais só podem ser vendidos após atingirem a maturidade sexual, que ocorre quando eles completam dois meses de vida.
Contudo, se você tiver um casal de roedores em casa, e eles tiverem um filho, você precisará saber como cuidar de um hamster filhote. O primeiro passo a ser tomado é separar o pai do filhote.
Os hamsters machos tendem a atacar os filhos, por isso, você não deve deixá-los no mesmo espaço. Durante os primeiros 15 dias de vida, a fêmea amamenta os filhotes, portanto, você não terá que se preocupar com a alimentação do recém-nascido nessa fase.
Após esses 15 dias, será necessário procurar um veterinário para saber como cuidar de hamster filhote. Na maioria dos casos, é possível oferecer a ração dos adultos para os roedores jovens.
Esse pet é muito resistente e raramente fica doente quando recebe os cuidados adequados. Por isso, é tão importante saber como cuidar de hamster da maneira correta.
No entanto, quando ele fica doente, o desenvolvimento da enfermidade costuma ocorrer de uma maneira muito rápida. Sendo assim, é muito importante ficar atento aos sinais que o hamster costuma demonstrar quando está mal:
Agora que você já sabe como cuidar de hamster, na Petz, é possível encontrar todos os produtos necessários para garantir o bem-estar desse animal, como gaiolas, brinquedos e rações.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…