Para te ajudar a conhecer melhor o seu coelho e garantir que ele está saudável e feliz, preparamos uma análise sobre toda a anatomia destes pets. Veja!
A coloração e o brilho dos olhos do seu coelho são dois dos mais importantes indicadores da saúde dele. Se algo não parecer normal, como um desbotamento da cor, manchas ou perda de brilho, consulte um veterinário de confiança imediatamente. Curiosidade: coelhos podem mover um olho de forma independente ao outro!
Quando soltos na natureza, os coelhos são capazes de encontrar comida abaixo do solo através somente do seu olfato. Existe um certo mistério sobre por que os narizes dos coelhos se mexem o tempo todo, mas o que nós sabemos até agora é que o seu olfato apurado os auxilia a coletar informações sobre o ambiente em que eles estão.
E você sabia que, ao contrário do que o senso comum acredita, coelhos praticamente não tem cheiro? O que causa a fama de malcheirosos é, na realidade, a falta de higiene na gaiola onde eles ficam. Uma gaiola mantida limpa, portanto, garante que seu bichinho não incomode com cheiros desagradáveis.
As orelhas do seu coelho agem como satélites, permitindo ao seu pet a escutar sons e sinais a longa distância! A audição deles é ainda mais forte do que o olfato.
Você já sabe que coelhos são dentuços, mas aí também existe uma curiosidade: os dentes dele nunca param de crescer! Por conta disso, é importante que você ofereça a ele uma dieta completa e balanceada que, além de mantê-lo saudável, também permita que ele gaste os dentes e mantenha este crescimento constante sob controle. Dentes muito grandes podem se tornar um problema!
Os pelos do seu coelho devem ser sempre macios e brilhantes, por isso se certifique de escova-los periodicamente. A troca de pelos acontece naturalmente após os quatro meses de vida e, depois, pelo menos uma vez ao ano.
É uma pena que você não possa inscrever este pet nos Jogos Olímpicos, pois estes pequenos mamíferos são capazes de correr mais de 56 quilômetros por hora! As suas pernas e patas são muito fortes, permitindo que eles corram e saltitem livremente. Na natureza, eles utilizam suas patas para agredir predadores e pular bem alto para alertar aos outros sobre algum perigo.
Coelhos são animais bastante calados, mas eles também podem emitir sons. Ainda que a maior parte seja de sons inaudíveis para nós, eles também podem guinchar bastante alto ao sentirem dor.
Um coelho saudável deve produzir fezes redondas e bastante firmes. Qualquer sinal diferente disso (inclusive se você perceber que o anus do seu coelho está ficando sujo após ele defecar) pode indicar a necessidade de uma visita ao veterinário. A maioria deles pode ser treinada para usar uma caixa de areia, auxiliando a sua tarefa de limpar o ambiente e combater o mau cheiro.
Para ter acesso a uma grande variedade de produtos para o seu pet, encontre a unidade Petz mais próxima a você e venha nos fazer uma visita!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…