A obesidade entre cães e gatos vem sendo uma pauta constante nas publicações direcionadas aos amantes de pets, tendo em vista o fato de que cada vez mais animais domésticos sofrem com as consequências desse mal nos últimos tempos.
Seja por falta ou por excesso de cuidado – já que alguns pets acabam engordando demais justamente pela preocupação da família de que ele não passe fome – a obesidade é cada vez mais presente no mundo pet, e um cãozinho norte-americano de Huston, no Texas, está ajudando a abrir os olhos dos apaixonados por bichos para este tema.
Com sete anos de idade, o cão dachshund chamado Vincent foi abandonado no abrigo Harris County Animal Shelter após o falecimento do seu companheiro. A história não parece incomum até citarmos o peso deste “salsichinha”, que já tem as costas curvadas tamanho o peso que precisa carregar: 17 quilos!
Pode não parecer muito para alguns, mas vale ressaltar que o peso de Vincent é praticamente o dobro do que seria o ideal para sua raça e porte, e o resultado disso já pode ser visto nos primeiros exames feitos no pet, que mostraram taxa elevadíssimas de colesterol. Ao ver o cão no abrigo, a coordenadora do K-9 Angels Rescue (e membro do conselho do Harris County Animal Shelter) Mary Tipton decidiu se voluntariar para tomar conta do pet e ajuda-lo a recuperar a saúde.
Iniciando um programa de emagrecimento para o cão, a especialista diz imaginar que o antigo dono do pet devia oferecer apenas fast food a ele, já que ao entrar em contato com uma dieta saudável e balanceada, Vincent passou por uma espécie de ‘detox’ – vomitando e se sentindo muito mal durante a primeira semana da nova alimentação.
Apostando em muita natação nas suas atividades diárias – que devem incluir mais caminhadas no futuro, quando o pet conseguir se movimentar com mais facilidade – a nova rotina do gordinho Vincent já começa a mostrar resultados concretos, e o cão já perdeu quase 2 kg nas primeiras duas semanas do programa. De acordo com Tipton, o processo de emagrecimento do grande salsicha deve ser demorado, porém consistente, oferecendo-lhe a oportunidade de uma nova e saudável vida.
Confira, no vídeo (em inglês), a matéria preparada pela CNN sobre o caso de Vincent – e fique ligado no Blog Petz para saber o desfecho da história!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…