Cães

Vacina para cachorro: saiba como proteger os filhotes

Nenhum tutor gosta de ver seu filho de quatro patas doente. Embora desenvolver algum problema de saúde ao longo da vida seja inevitável, algumas doenças podem, sim, ser mantidas à distância, com a ajuda de medidas preventivas. É para isso que serve a vacina para cachorro.

Parte fundamental da chamada medicina veterinária preventiva, a vacinação para cães começa nos primeiros meses de vida do filhote e deve ser reforçada anualmente.

Na infância, quando o sistema imunológico do pet não está completamente desenvolvido, ela é ainda mais importante para deixá-lo protegido contra doenças graves e até fatais. Vamos conhecer o calendário de vacinação dos filhotes?

V8 e V10: do que protegem as primeiras vacinas caninas?

Também conhecidas como vacinas múltiplas ou polivalentes, V8 e V10 são vacinas fundamentais e que correspondem à primeira vacina do cachorro, aumentando a resistência deles a algumas das principais doenças virais e bacterianas. São elas:

  • Cinomose: infecção viral que afeta principalmente o sistema nervoso;
  • Parvovirose: causa diarreias intensas e com sangue, que podem levar à desidratação;
  • Coronavirose: também causa diarreias e desidratação;
  • Hepatite infecciosa canina: compromete o fígado do cachorro;
  • Adenovirose: ocasiona gripes que podem evoluir para quadros de pneumonia;
  • Parainfluenza: o tipo II é responsável por problemas respiratórios, como pneumonia;
  • Leptospirose: seus sintomas incluem vômitos, diarreias, hemorragias, dificuldades respiratórias, insuficiência renal e hapática, entre outros quadros graves.

Diferentemente da vacina contra a raiva, a vacina polivalente deve, no primeiro ciclo de imunização, ser aplicada regularmente. Em geral, a primeira dose é administrada quando o pet tem entre 6 a 8 semanas de vida, com intervalos de 2 a 4 semanas entre as próximas doses, até o filhote atingir 16 semanas. Depois disso, aí sim, apenas uma dose deve ser administrada anualmente.

Vacina antirrábica: importante para os cachorros e para nós

Sem dúvida, a mais famosa entre as vacinas de cachorro é a que imuniza contra o vírus da raiva. Ela precisa ter a primeira dose administrada quando o pet ainda é filhote.

Além de deixar seu amigo protegido contra uma doença fatal em quase 100% dos casos, a vacinação também é uma questão de saúde pública, já que a raiva é uma zoonose (pode ser transmitida para os seres humanos, com consequências igualmente graves).

Não é à toa que os municípios se preocupam em fazer campanhas de vacinação para cães gratuitas, em geral no mês de agosto.

A partir de 12 semanas de vida, o filhote já deve receber a vacina antirrábica. O reforço precisa ser feito anualmente, mas, em áreas de alto grau de exposição ao vírus (o que não acontece no Brasil), pode ser necessário um reforço após 6 meses da aplicação inicial.

Vacina para cachorro contra gripe, giárdia e leishmaniose em cães

Embora não sejam consideradas essenciais, existem outras vacinas que podem ser recomendadas pelo médico-veterinário quando o animal está exposto a um risco maior de contrair a doença. É o caso da vacinação de cachorro contra leishmaniose, gripe canina e giárdia.

Cachorros que passam muito tempo em locais fechados com outros cães ou que moram na região litorânea, por exemplo, devem ser. Imunizados contra a leishmaniose.

Confira o calendário com as principais vacinas para cachorro

E aí? Já conferiu e cumpriu o calendário de vacinação do seu filho de quatro patas? Agende já uma consulta na clínica Petz mais próxima a você e garanta a proteção do seu amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

10 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

3 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago