Cachorro pode comer jabuticaba?
Publicado em 15 de agosto de 2021Tempo de leitura: 3min
Cachorro pode comer jabuticaba? Ela é um clássico dos pomares e quintais, por isso, é encontrada em grandes quantidades. Quem tem um amiguinho sabe que quando essa fruta cai no chão ou alguém está se deliciando com ela, o cão logo aparece com aquele olhar pedinte.
Para aqueles que já estão habituados a oferecer um pedacinho da fruta para cachorro, é natural que fique o questionamento. Sempre é interessante descobrir se cachorro pode comer jabuticaba ou qualquer outro alimento. Então, quais são os benefícios e malefícios da fruta para a espécie? Vamos saber mais sobre o assunto agora!
Jabuticaba para cachorro: pode ou não pode?
A Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal, diz que a fruta não está na lista de alimentos que cachorro não pode comer. O segredo é sempre manter a moderação.
“É um alimento rico em antioxidantes, principalmente na sua casca, mas também possui muita frutose e calorias, não devendo ser oferecido em excesso”, alerta a especialista da Petz.
Em relação ao que é considerado excesso, a Dra. Mariana explica que, como regra, a quantidade de petiscos nunca deve ultrapassar 10% da quantidade diária de calorias recomendada para o indivíduo. Isso vale não apenas para dar jabuticaba para cachorro ou outras frutas, mas também para alimentos como biscoitinhos, por exemplo.
Para ter uma ideia mais exata da quantidade de calorias recomendada para seu cachorro, assim como da quantidade de petisco mais indicada, o ideal é levá-lo para uma consulta com um veterinário. Só assim você terá certeza de que seu cachorro pode comer jabuticaba.
No dia a dia, porém, vale o bom senso ao considerar o porte do cachorro. “Se um Yorkshire comer ½ banana-prata por dia, com certeza estará ingerindo excesso de calorias”, alerta a veterinária.
Riscos do excesso de frutas para cachorro
Segundo a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, entre as vantagens de usar as frutas como petisco está o fato de que elas são altamente palatáveis e, em geral, menos calóricas e gordurosas do que opções como biscoitinhos e bifinhos para cães. De quebra, algumas frutas ainda podem reforçar a ingestão hídrica, como é o caso do melão e da melancia.
Como já foi dito, isso não significa que você pode dar jabuticaba para cachorro ou servir frutas à vontade. De acordo com a Dra. Mariana, por ser rica em frutose e em calorias, essa fruta deve ser fornecida sempre moderadamente, levando em conta o porte do cão e o que ele consome todos os dias.
Alimentação balanceada faz diferença
Lembre-se de que o cão pode comer jabuticaba e outras frutas, mas aumentar a ingestão calórica favorece o surgimento de quadros como obesidade, diabetes e sobrecarga das articulações. Frutas em excesso também deixam o pet saciado, o que pode fazer ele recusar a alimentação de base, colocando em risco sua nutrição.
“A alimentação dos cães deve ser à base de ração, que é um produto formulado especialmente para a espécie, balanceado para suprir todas as necessidades do pet”, reforça a Dra. Ana Paula.
Sempre que possível, a veterinária diz que a recomendação é dar preferência às rações do tipo superpremium, “pois trazem maior digestibilidade e, também, cuidados específicos para cada idade, porte e até tipo de pelagem, o que leva uma maior longevidade e qualidade de vida ao pet”, completa.
Viu? O seu cachorro pode comer jabuticaba, é só não exagerar! Gostou de saber mais sobre a saúde e bem-estar do seu melhor amigo? Então, acompanhe o blog da Petz e fique bem informado!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário