Cachorros

Cachorro com dor na coluna: causas e prevenção

Publicado em 24 de junho de 2024

Tempo de leitura: 5min

O cachorro com dor na coluna sente muito incômodo. Esse problema é desafiador, mas não é impossível solucioná-lo. Se você quer aprender a identificar os sinais desse quadro e o que fazer para evitá-lo, continue a leitura!

Cachorro preto deitado nas pedras do quintal.

Os cachorros são conhecidos pela energia contagiante e disposição para brincadeiras. Então, quando o tutor nota o pet com dor na coluna, é normal ficar preocupado. A seguir, você confere as raças mais propensas a passar por essa situação.

Sintomas de problemas na coluna

Como saber se o cão está com dor? É importante notar alguns comportamentos novos ou diferentes. Assim como acontece com os humanos, os sinais são mais evidentes durante movimentos como levantar, pular e até mesmo caminhar.

Também é comum ver os cãezinhos mais quietos e isolados quando estão com algum incômodo. Os sinais do cachorro com dor na coluna variam conforme a causa subjacente e a gravidade. É possível notar:

  • mudanças no padrão da movimentação do peludo: o cachorro com dor na coluna fica relutante em se mover e tem dificuldade para se levantar ou para subir escadas;
  • postura anormal: cães com dor na coluna muitas vezes adotam uma postura arqueada ou tensa, tentando aliviar a pressão na área afetada. Um cachorro com dor de barriga pode apresentar a mesma postura;
  • sensibilidade ao toque: se, ao encostar em certas áreas das costas do seu cão, ele demonstrar reações de dor, como gemidos ou rosnados, isso pode indicar dor na coluna;
  • mudanças no comportamento: a dor pode levar a mudanças no comportamento do seu cão, como irritabilidade, letargia ou até mesmo agressividade, especialmente quando alguém tenta manipular a área dolorida;
  • incontinência urinária ou fecal: em casos mais graves, como na hérnia em cachorro, a compressão da medula espinhal pode levar a problemas de controle da bexiga ou do intestino.

Se seu amigo apresenta esses sintomas, pode ser que ele tenha algum probleminha na coluna. Além de doloroso, esse quadro atrapalha o cotidiano do cachorro e, se não for tratado adequadamente, pode causar complicações graves, como a perda de movimento das patas.

Sendo assim, busque sempre um médico-veterinário para identificar as causas do problema e garantir ao pet o tratamento adequado o mais rápido possível. Quanto antes o problema for solucionado, menor a chance de sequelas.

Causas das dores na coluna

As causas de dor da coluna podem ter diferentes origens: infecções, inflamações, decorrência de tumores, quedas, além dos casos de predisposição genética. Para todas, os sintomas são iguais.

Por isso, só um exame detalhado, solicitado pelo veterinário, poderá identificar a doença causadora das dores na coluna. Em geral, dois quadros são mais comuns entre os cães: hérnia de disco e traumas. Acompanhe a seguir.

Cachorro de pelos marrons deitado no sofá.

Hérnia de disco

Um dos problemas mais comuns entre humanos, a hérnia de disco no cachorro também é uma realidade. Nesse caso, o disco de cartilagem que separa as vértebras da coluna sai do lugar e aperta a medula espinhal.

Isso causa muita dor e acaba comprometendo a sensibilidade. É comum ver o cachorro com dificuldade de andar. A hérnia acontece por vários motivos. Um exemplo são as pequenas lesões repetitivas em animais com discos já mais ressecados, como os cães da raça Dachshund. Nesses cães, a degeneração desses componentes é uma predisposição genética.

A hérnia também pode ser causada por pancadas mais fortes, que tiram o disco do lugar de uma vez. A intensidade das manifestações clínicas varia muito, podendo ser apenas dor moderada, ou mesmo paralisia total das patas nos casos mais graves.

Traumas

Outra causa comum das dores de coluna em cães, os traumas podem ocorrer por quedas, atropelamentos ou pancadas nas costas do pet. Nesse caso, a medula pode ficar lesionada porque uma vértebra saiu do lugar ou porque houve fratura.

Nesse caso, o animal precisa ser colocado em uma maca, para minimizar os movimentos que possam piorar a lesão na coluna, e ser levado imediatamente ao veterinário. Se possível, avise o profissional que está levando o peludo para uma emergência para conseguir atendimento mais rápido.

Raças mais propensas a ter os problemas na coluna

No caso dos traumas, os problemas na coluna podem acontecer com qualquer cachorro. Porém, as hérnias de disco são mais comuns em algumas raças de cães, como:

  • Dachshund;
  • Pug;
  • Maltês;
  • Poodle;
  • Shih tzu.

Esses animais de patas mais curtas ou corpo mais alongado têm certa tendência genética a ter os discos intervertebrais desidratados muito precocemente. Isso facilita que eles saiam do lugar.

Se seu companheiro se enquadra nessas características físicas, procure adotar medidas preventivas desde cedo para evitar problemas futuros. Afinal, é muito melhor prevenir do que remediar!

Como prevenir os problemas na coluna dos cães

Ajudar o peludo, principalmente os que têm as características físicas descritas acima, é dever do tutor. O risco de o cachorro ter uma hérnia de disco pode ser reduzido com medidas simples. Por isso, preste muita atenção aos seguintes fatores:

  • móveis e escadas: hoje, em lojas especializadas, é comum encontrarmos rampas e escadinhas que facilitam a vida do cachorro e exigem menos das costas dele! Com elas, ele sobe e desce de móveis com muito mais facilidade;
  • piso liso: esse tipo de revestimento é escorregadio e pode causar acidentes. Pisos ásperos são sempre mais adequados para os cães;
  • peso do peludo: mantenha-o no peso ideal. Sobrepeso e obesidade afetam a coluna;
  • frio: um animal com frio fica todo encolhido e retesado. Essas condições que podem lesionar a coluna.

Cachorro pug deitado no chão.

Gostou de aprender sobre o cachorro com dor na coluna? Cuidar dos nossos bichinhos de estimação é muito importante. Navegue pelos outros artigos do blog da Petz para se manter informado e manter seu amigo saudável. Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog