Com um porte majestoso e imponente, olhar penetrante e cara de quem está sempre de mau humor, o Rottweiler é um dos cães de grande porte favoritos no Brasil e no mundo. Leia este texto até o final e aprenda sobre as cores do Rottweiler e suas principais características!
O Rottweiler é um excelente cão de guarda, mas esse não é o único motivo para as pessoas quererem ter um cão dessa raça. É que esse peludo é tão carinhoso e dedicado à sua família que fica difícil resistir a ele!
Assim como muitas outras raças caninas, a origem do Rottweiler é controversa. Alguns estudiosos acreditam que ela é descendente de antigos cães pastores do Império Romano. Assim, eles teriam surgido no ano 73 d.C.
Seu nome deriva de “Rottweiler metzgerhund”, que em alemão significa “cães de açougueiro de Rottweil”, uma referência ao seu uso como puxadores das carroças dos açougueiros da cidade de Rottweil.
Por volta do século XIX, sua função não era mais necessária, e a raça foi quase extinta. Por sorte, no século XX, o Rottweiler começou a ser usado como cão policial, ganhando popularidade entre as pessoas que necessitavam de animais para a guarda de bens e imóveis.
Muitas pessoas não sabem, mas existem dois tipos de Rottweiler: o alemão e o americano. O alemão tem altura entre 61 a 68 centímetros (machos) e entre 52 a 62 centímetros (fêmeas). Já o peso é de 50 kg nos machos e 43 kg nas fêmeas.
Ele é considerado o Rottweiler original. Já o Rottweiler americano é um pouco maior e mais pesado. Sua altura gira em torno de 70 cm, e alguns exemplares podem atingir até 80 kg. Além disso, seu focinho é mais alongado.
As características do Rottweiler independem se ele é alemão ou americano, mas estão intimamente ligadas à forma como ele é criado. A raça é conhecida como corajosa, leal, destemida e muito valente. Caso não seja criada de maneira adequada, pode ser agressiva até mesmo com seus familiares.
Quando recebe amor e adestramento correto, o Rottweiler é um cachorro carinhoso e sempre disposto a brincadeiras, principalmente com as crianças. Como o pet é muito grande, o tutor deve tomar cuidado com as brincadeiras mais bruscas.
A obediência e a inteligência da raça são características marcantes desse cão. Ele está entre as dez raças mais inteligentes do mundo, segundo o livro “A inteligência dos cães”, de Stanley Coren.
Por isso, é muito fácil e rápido ensinar comandos e truques ao Rottweiler.
A pelagem do Rottweiler é formada por pelo e subpelo. O subpelo é fino e menos abundante do que o pelo. Este deve ser rígido, denso, bem assentado, de comprimento médio e um pouco mais comprido na base da cauda.
Os cuidados com sua pelagem envolvem escovação diária, para minimizar a queda dos pelos mortos. Como os pelos são duplos, a queda ocorre de forma moderada durante o ano todo.
Como é comum que esses cães fiquem em casas com quintal com terra, é possível que precisem de banhos com maior frequência. No geral, porém, banhos mensais são suficientes. Procure utilizar produtos de uso veterinário para animais com pelagem escura, pois assim são as cores do Rottweiler.
As cores do Rottweiler não variam muito, mas falam bastante sobre como anda a saúde do peludo. Suas cores devem ser brilhantes e a pelagem não deve ter falhas ou ser rala.
A base das cores do Rottweiler possui sempre o preto como cor predominante. As manchas, por sua vez, variam de tonalidade, indo desde o marrom-escuro, passando pelo avermelhado, e indo até um laranja-claro.
Uma das cores dessa raça que é considerada rara é o vermelho. Ela é considerada rara porque é preciso que tanto o pai quanto a mãe possuam essa mesma tonalidade, que ocorre na presença de genes recessivos.
Porém, não se trata de um vermelho como o do sangue ou das rosas vermelhas, por exemplo. É um tom de vermelho mais parecido com o dourado-escuro, que é comum na pelagem do Dachshund.
O Rottweiler Black and Tan é o mais comum. Ele é preto com as marcações no peito, acima dos olhos, no focinho, nas bochechas, nas patas, no pescoço e na parte de baixo do rabo.
O American Kennel Club reconhece essa coloração como uma das características do Rottweiler puro. Além disso, não é aceita nenhuma mancha branca na sua pelagem, nem mesmo na pontinha do rabo ou no peito.
O Rottweiler é um cão robusto e, no geral, resistente a doenças. No entanto, sua expectativa de vida não é muito longa, sendo a média de dez anos. Aconselha-se realizar o check-up anual a partir dos seis anos.
Esse check-up visa detectar precocemente doenças que podem ser silenciosas. Outra enfermidade comum é a displasia coxofemoral, um problema no quadril que pode deixar o peludo sem andar e com muita dor.
É incrível como as características e cores do Rottweiler demonstram sua força e robustez. Sabia que nas lojas da Petz você encontra produtos exclusivos para cães de grande porte e gigantes? Venha conferir!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…