O Rottweiler ganhou fama de valentão e bravo, sendo difícil convencer os mais temerosos do contrário. Porém, quem conhece a raça é apaixonado por ela, pois são cães companheiros, protetores e amorosos! Pensando nisso, quem tem um amigo desses quer saber quantos anos vive um Rottweiler para desfrutar ao máximo de sua companhia.
Pensar na longevidade dos animais pode ser doloroso pois, se comparado aos seres humanos e a alguns outros animais, os cachorros vivem bem menos. Sendo assim, é importante que a curta passagem dos peludos em nossas vidas seja cheia de alegrias. Aprenda mais sobre o Rottweiler e a idade dos cães!
Seja ao adotar um filhote ou quando notamos que o pet já não apresenta o mesmo vigor, começamos a nos preocupar com a longevidade do animal. Antes mesmo de saber quantos anos vive um Rottweiler, todo tutor entende que os cães não envelhecem na mesma velocidade que os seres humanos.
Mesmo que esse fato seja difícil de encarar, precisamos entender que o envelhecimento do animal acontece de maneira semelhante ao das pessoas, porém, de uma forma mais rápida, devido às características do seu organismo.
De uma maneira geral, o metabolismo determina quanto tempo vive um Rottweiler ou qualquer outro animal. Quanto mais acelerado for o metabolismo e o valor energético gasto, menos tempo de vida o pet tem.
Um bom exemplo é o crescimento dos filhotes. Em torno de um ano de vida, eles já atingem a idade adulta, exigindo muito do metabolismo. Todo esse esforço vai se refletir na longevidade do animal, pois seu organismo precisa de muitos nutrientes para suprir o gasto energético. Assim, o peludo envelhece mais rápido.
A expectativa de vida do Rottweiler e de outros cães de porte grande é ainda menor quando comparada a de cães pequenos. O tamanho do animal influencia diretamente no esforço que o organismo precisa fazer para levar nutrientes e oxigênio para todas as células.
Para saber quantos anos vive um Rottweiler, é importante entender que o ambiente onde o pet vive e os cuidados que recebe influenciam. Em média, porém, esse peludo vive entre oito e dez anos.
Além do Rottweiler ser um cachorro de porte grande, alguns fatores, como doenças genéticas e cuidados médicos e alimentares, influenciam até quantos anos vive um Rottweiler.
Falando especificamente dessa raça, o tempo de vida pode ser afetado caso o pet venha a desenvolver displasia coxofemoral, complicações gastrointestinais, tumores ou obesidade, que são comuns nesses animais. Eles também estão sujeitos a apresentarem doenças contagiosas, alterações renais, hepáticas e cardíacas que podem influenciar em quantos anos vive um Rottweiler.
Vimos que a média de quantos anos vive um Rottweiler é de oito a dez anos, mas essa expectativa de vida pode aumentar se o pet receber cuidados preventivos de saúde.
Para que os peludos envelheçam com qualidade de vida e vivam bastante, é necessário proporcionar um estilo de vida saudável desde os primeiros dias de vida. Entre os cuidados, estão:
Já vimos quantos anos vive um Rottweiler, mas ele não está sozinho nessa curta jornada. Aqui temos uma pequena lista de raças que podem viver até mesmo um pouco menos que o Rottweiler. Note que a maioria é de grande porte ou porte gigante:
Embora a comparação entre a idade dos cachorros e dos seres humanos não seja tão simples, pois o metabolismo do cão varia de acordo com o porte, peso, estilo de vida e da raça, isso pode ajudar o tutor a ter uma noção das limitações que o pet está apresentando.
Um erro comum para saber a idade do cachorro é multiplicar por sete. Essa ideia foi gerada quando a expectativa de vida dos brasileiros era 70 anos, e os cães não viviam mais que dez anos. Hoje em dia, com o maior conhecimento que temos a respeito dos animais, essa regra está em desuso.
Agora você já sabe quantos anos vive um Rottweiler e como oferecer uma qualidade de vida para que ele atinja sua melhor idade! Se quiser descobrir outras curiosidades sobre seu peludo, acesse o site da Petz e confira.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…