A cenoura é reconhecida por ser um legume muito nutritivo e saboroso. Crua ou cozida, ela faz parte da dieta dos brasileiros. Mas será que posso dar cenoura para cachorro filhote? E para o adulto? Conheça um pouco mais sobre o assunto!
Cuidar bem daqueles que amamos é muito mais que uma obrigação, é um dever de vida. Isso se estende aos nossos filhos de quatro patas. Por isso, se você está se perguntando “posso dar cenoura para cachorro filhote ou adulto?”, já é um grande passo!
O conceito de posse responsável é relativamente novo, mas que já está bem consolidado. Trata-se de um conjunto de valores morais que norteiam os tutores em relação aos cuidados que os animais devem receber.
Uma dessas obrigações é justamente oferecer a alimentação adequada para cada espécie. O tutor também deve abrigar o animal em condições adequadas de higiene e ao abrigo do frio e do calor, além de promover os cuidados veterinários necessários.
Assim, saber se posso dar cenoura para cachorro filhote, quais alimentos devo evitar, se os petiscos podem ser dados e em qual quantidade e qual a melhor ração para o cachorro fazem parte desses questionamentos..
“Então, posso dar cenoura para cachorro filhote ou adulto?”. A resposta é sim. A cenoura é um excelente legume, rico em fibras, de sabor levemente adocicado e muito crocante quando consumida crua.
A cenoura crua para cachorro parece ser bem apreciada por eles, no entanto, devido à celulose presente nela, no geral, não há digestão ou absorção de muitos nutrientes. Tanto é que os pedaços saem inteiros nas fezes dos cães. Mesmo assim, eles adoram!
A cenoura faz bem para cachorro. Além das fibras, ela é rica em magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina A e C, potássio, antioxidantes e cálcio, o que ajuda na manutenção da boa visão, imunidade e melhor ajuste das inflamações.
O tutor também pode dar cenoura cozida para cachorro. Aliás, essa é a forma ideal para que o peludo possa usufruir de todos esses benefícios. Ela deve ser cozida para a quebra da celulose, o que facilita a digestão e a absorção desses nutrientes.
O tutor pode oferecer um pouco de cenoura misturada à ração, para dar um “gostinho” a mais, ou como forma de petisco. O importante é não exagerar, pois como toda raiz, ela possui um nível considerável de carboidratos que podem levar o peludo ao sobrepeso ou à obesidade.
O cachorro filhote pode comer cenoura para se distrair e roê-la no lugar dos móveis da casa, principalmente quando os dentinhos permanentes estão nascendo. Isso começa a acontecer em torno de quatro a cinco meses de idade.
Caso o tutor deseje que a cenoura faça parte do cardápio de alimentação natural do cachorro, a quantidade deve ser estabelecida por um médico-veterinário especialista em nutrição animal.
Saber quais legumes cachorro filhote pode comer é importante para que não ocorra nenhum acidente na cozinha. Chuchu, abobrinha, batata-doce, couve-flor, brócolis, inhame, cará e mandioquinha podem ser dados para os cães.
A mesma regra da cenoura para a quantidade oferecida serve para esses legumes citados. Outra recomendação dos especialistas em nutrição animal é que essa quantidade, quando o legume é oferecido como um agrado, não ultrapasse os 10% de calorias diárias que ele come.
Sim. Os cães, sejam filhotes ou adultos, não devem comer batatas cruas, por exemplo. Assim, se sua fruteira é daquelas com gavetas, que fica no chão e ao acesso livre deles, retire as batatas.
Além das batatas cruas, cebola, cebolinha, alho-poró, tomate verde e pimenta também são proibidos. Alguns animais podem ter indisposições gastrointestinais com ingredientes permitidos, mas, por conta de uma individualidade do pet, devem ser evitados.
Por essa você não esperava! Porém, é verdade: a cenoura pode desencadear crises alérgicas em animais com maior predisposição a ter alergias. Isso porque o legume possui proteínas similares às do pólen.
Se o peludo tem alergia a alguns pólens, provavelmente também tem alergia à cenoura. Não adianta cozinhar a cenoura na esperança dessa proteína desaparecer, pois isso não ocorre. Se esse for o caso do cachorro, o melhor é não dar mais a cenoura para ele.
Como dissemos, o problema é uma proteína. Existe uma falsa ideia de que a alergia à cenoura é provocada pelo betacaroteno, mas isso não é verdade. Se fosse, o pet também teria alergia a abóbora ou a qualquer ingrediente de cor alaranjada — característica dada pelo betacaroteno.
Isso não ocorre. Dificilmente a abóbora causa alergia nos peludos. Só para conhecimento do tutor, o betacaroteno é só um pigmento natural e uma forma indireta de se obter a vitamina A, já que é um dos seus precursores.
Dessa forma, para oferecer a cenoura ao cachorro pela primeira vez com segurança, dê um pedaço pequeno e observe quaisquer sinais, como vômito, diarreia, lambedura das patas e coceira generalizada . Se isso ocorrer, risque a cenoura da lista de alimentos dele.
Respondemos à pergunta “posso dar cenoura para cachorro filhote?”. Se você ficou com dúvidas e pretende oferecer petiscos seguros para o peludo, confie nos produtos das lojas da Petz! Aqui, nos preocupamos em oferecer somente o que há de melhor para ele!
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…
A cor preta natural em flores não é algo que se vê todo dia! De…
O leite fermentado é um complemento à alimentação muitas vezes usado como auxiliar em diversos…