Imagine que você e seu peludo estão passeando por um parque em um lindo dia de sol e, em um minuto de distração, lá está ele se esfregando em uma carniça! Por que cachorro se esfrega em barata e outras coisas nojentas?
Não se preocupe, principalmente se o cachorro for de alguma raça caçadora, que tem mais propensão a desenvolver esse hábito em relação a outras. É tão comum vermos os cachorros como membros da família que nos esquecemos de que eles são canídeos, que descendem do lobo e ainda mantêm alguns comportamentos primitivos que explicam por que cachorro se esfrega em barata.
Ao se esfregar em uma barata morta ou outra carniça, o cão tem a pretensão de levar informações para o resto da matilha. Primeiro, ele cheira, depois rola em cima. Ao retornar para o grupo, este o cumprimenta e investiga.
Um predador que se preze não pode ser encontrado pela presa por causa do próprio cheiro. Sendo assim, os animais caçadores podem rolar sobre corpos em estágio avançado de putrefação para camuflar o próprio odor, o que explica por que cachorro se esfrega em barata.
Porém, essa teoria foi refutada por alguns estudiosos do comportamento dos canídeos, que alegam que o hábito de caça deles não está relacionado à emboscada, mas sim à perseguição. Por isso, eles não precisam se camuflar para as presas e isso não explicaria por que cachorro se esfrega em carniça.
Se o tutor sai correndo e interage com o animal toda vez que vê o cachorro esfregando no chão o corpo cheirosinho, esta pode ser uma forma de chamar a atenção.
No geral, os cães que moram em casas com jardim gostam de retornar ao próprio cheiro depois de banhos com xampus de perfume forte. Por isso, é possível ver o cachorro se esfregando na terra e plantas logo após o banho.
Lobos que vivem em cativeiro foram vistos se esfregando no mesmo lugar e, por diversas vezes, parando para se cheirar. Uma teoria que poderia responder à pergunta “por que cachorro se esfrega em barata?” seria que isso deixaria o grupo com o mesmo cheiro.
Rolar no chão pode ter a mesma função de rolar no jardim para ter o cheiro de volta. Caso não tenha acesso à grama ou a coisas “fedidas”, o cachorro pode se esfregar no chão, principalmente onde costuma fazer xixi.
Mesmo sabendo que se trata de um comportamento ancestral do cachorro, o tutor pode desejar que isso não se repita. Sendo assim, veja algumas dicas fáceis de colocar em prática:
A coceira pode ser o motivo para essa “esfregação” toda. Observe se o peludo está relaxado e feliz quando se esfrega no chão. Caso contrário, se estiver tenso, ele pode estar tentando se coçar.
Procure por parasitas, como as pulgas e os carrapatos, ou lesões na pele, como feridas, pequenas espinhas, vermelhidões e descamações. Se for um desses casos, leve-o para uma consulta com o veterinário.
Já que estamos falando em esfregar o corpo, vamos aproveitar e explicar por que o cachorro esfrega o bumbum no chão. Isso ocorre por alguns motivos, sendo os mais comuns as verminoses, a inflamação da glândula adanal e a tosa higiênica.
Alguns vermes provocam uma coceira no ânus, assim o peludo esfrega essa região no chão para se coçar. Já a inflamação da glândula adanal causa incômodo e, para se aliviar, ele esfrega o bumbum no chão.
No caso da tosa higiênica, alguns cachorros têm alergia à lâmina de tosa e outros, à própria exposição da pele sem pelos ao ambiente, então apresentam coceira nessa região. Em todos os casos, leve o cão para o veterinário!
Agora, você sabe que o cachorro se esfrega em barata e outras coisas nojentas de forma natural e instintiva. Está pensando em ensinar alguns truques ao peludo? Visite a loja da Petz e aproveite nossas promoções!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…