Coprofagia: ato de ingerir fezes, sejam elas próprias ou de outros seres. Por que cachorro come fezes de cavalo ou de outros animais? Entenda esse comportamento!
Quem já observou o amável cãozinho comer fezes sabe o que significa a palavra desespero! Aproximadamente 16% dos peludos ingerem excrementos com frequência, segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia, que tentou responder por que cachorro come fezes de cavalo e de outros animais.
O estudo foi feito com 3000 tutores. Foi perguntado à eles sobre o hábito dos pets de comer cocô. Os resultados não encontraram relação da coprofagia com idade, sexo, tipo de alimentação, presença ou ausência de treinamento ou comportamentos compulsivos.
Outro resultado foi que 80% dos cães, segundo o relato dos tutores, preferem comer resíduos frescos, com até dois dias. Os pesquisadores acham que isso está relacionado a um hábito dos lobos.
Os lobos costumam defecar longe das tocas. Porém, um animal doente pode fazer cocô no ambiente em que vive, e os outros integrantes do grupo comem essas fezes para “limpar” a casinha. Eles realizam essa ação rapidamente para evitar a eclosão dos ovos de possíveis vermes.
Talvez isso explique por que cachorro come fezes de cavalo, além das próprias e de outros animais. A coprofagia pode ser uma herança desse hábito dos lobos, mesmo tanto tempo após a domesticação.
Outro pesquisador do assunto afirma que alguns cães adeptos à coprofagia canina são glutões e sugere que o hábito pode ter motivações alimentares. A dieta moderna dos animais é rica em nutrientes. Então, por que comer cocô?
A resposta não tem a ver com a quantidade dos nutrientes para cachorro, mas sim com a digestão. Isso porque as substâncias podem não ser completamente digeridas e fazer as fezes terem odor atraente. Por isso, os cães as comem.
Uma explicação para por que cachorro come fezes de cavalo é a falta de nutrientes na dieta. As fezes do cavalo são ricas em fibras, já que se trata de um animal que se alimenta de vegetais.
Além disso, elas contêm bactérias benéficas, que pertencem à flora intestinal, e enzimas digestivas. Assim, o cachorro come fezes para obter essas vantagens por meio da ingestão.
A presença de vermes intestinais, que espoliam os nutrientes do cachorro, pode fazê-lo tentar recuperar os minerais e as vitaminas nas fezes. Observe se esses parasitas aparecem no cocô do pet: eles podem ser parecidos com lombrigas ou pequenos grãos de arroz, que se movimentam.
Quando os vermes intestinais não são observados nas fezes do cão, o ideal é levá-lo para o veterinário realizar um exame de fezes, chamado coproparasitológico. Assim, ele vai ser medicado conforme o resultado da avaliação.
Os animais que passam por uma dieta de restrição calórica ou possuem alguma doença que aumente o apetite, como a diabetes mellitus e o hiperadrenocorticismo, podem sentir fome com mais frequência.
Isso também vale para cães que se alimentam com uma dieta natural caseira. Esse tipo de alimentação de cachorro oferece uma digestão mais fácil e rápida do que ocorre com a ração. Por isso, o pet pode ter fome mais rapidamente.
É comum eles pedirem comida ao tutor. Porém, ele costuma ignorar o pedido para o bem do pet. Nesse caso, como as fezes estão disponíveis, o cachorro pode começar a olhá-las como algo apetitoso.
Cães que sofreram punições físicas, como ter seu focinho esfregado no cocô, ou psicológicas, como broncas com gritos e ameaças, são mais propensos a desenvolver a coprofagia.
A explicação é que eles não entendem que não podem realizar as necessidades em determinado lugar, e sim que não devem fazê-las. Porém, como a vontade de defecar surge, e eles não conseguem segurar, os pets comem os excrementos para esconder, evitando sofrer castigos.
O primeiro passo é não tornar as fezes interessantes para o cão. Se você sair correndo para pegá-las assim que o pet defecar, o cachorro pode achar que aquilo é importante, e isso pode interessá-lo também.
Por isso, espere o peludo sair de perto dos resíduos ou peça para alguém o chamar antes de recolher o cocô. Depois, troque o tapete higiênico ou o jornal e limpe bem o local. Isso porque, se ele voltar e “lembrar” das fezes devido ao cheiro, vai perceber que você sumiu com elas.
Procure ajuda de veterinários e especialistas em comportamento canino para descobrir a causa da coprofagia. Existem medicamentos que podem ser usados para ajudar o seu pet nesse processo, como produtos que geram um gosto amargo nas fezes para o animal deixar de comê-las.
A resposta para por que cachorro come fezes de cavalo é um pouco complexa, não é mesmo? Sabia que, nas lojas da Petz, você encontra os produtos para ajudar o seu amigo? Então, não perca tempo e visite-nos!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…