Por que cachorro cava parede? Entenda mais sobre este comportamento canino
Publicado em 31 de março de 2023Tempo de leitura: 4min
Alguns comportamentos dos cães realmente geram um ponto de interrogação na mente. Qual é o motivo para alguns machos levantar a perna ao urinar? Para que o uivo serve? Por que cachorro cava parede?
Você já se deparou com o pet arranhando a parede como se estivesse tentando abrir um buraco para fuga? Essa situação é bastante comum, podendo até ser sinônimo de problema. Afinal, esse hábito pode causar a degradação da parede da casa ou de outros objetos.
Vale dizer que esse comportamento pode se estender a outras situações. Não é nada estranho que os tutores se perguntem “por que cachorro cava o piso?” ou “qual é o motivo para tanta escavação no jardim?”. Uma coisa já é possível adiantar: existe um motivo para tanta bagunça.
Para ajudar você a lidar com essa questão da melhor maneira possível, o blog da Petz trouxe este artigo com as principais informações sobre esse hábito canino. Você saberá por que cachorro cava parede e poderá tomar as medidas necessárias para controlar esse problema (caso seja necessário). Continue a leitura até o fim!
Cães e escavação
Por que cachorro cava? Se você não tem ideia do que pode levar seu amigo de quatro patas a esse comportamento, tenha em mente o seguinte: os motivos podem ser diversos. É importante entender cada um deles antes de corrigir esse hábito incômodo e até prejudicial para a estrutura da casa.
A ansiedade por ser um dos motivos que respondem por que cachorro cava parede. Um cão ansioso demais precisa extravasar a energia acumulada. Portanto, comportamentos destrutivos, como o de cavar a parede da sua casa, podem indicar bichinhos que sofrem com esse transtorno.
Além disso, existem outras disfunções que podem causar esse comportamento: estresse, tédio e nervosismo. Quando expostos a situações específicas (como a separação do tutor ou ficar preso em locais isolados), os pets podem cavar a parede e até comer alguns pedaços.
Disfunções nutricionais também podem ser interpretadas como motivos para o cachorro cavar parede. Além disso, alguns pets fazem isso para encurtar as unhas e/ou marcar território.
O hábito de cavar foi herdado pelos pets dos ancestrais selvagens, os lobos. Eles realizavam esse movimento por motivos diversos, os quais incluíam até o tédio. Assim, em alguns casos, a escavação pode ser interpretada como uma forma de brincadeira.
A seguir, confira outras situações em que o hábito pode ser percebido. Dessa forma, será mais fácil entender por que cachorro gosta de cavar e quais são os locais preferidos para a ação.
Cachorro cavando terra
É comum que as pessoas que moram em casas com jardins ou quintais se deparam com os pets abrindo buracos no solo. Porém, por que cachorro cava terra? Esse comportamento é instintivo e vem dos antepassados dos cães, os lobos.
Na natureza, existem diversas razões para os animais abrirem buracos na terra, como esconder alimentos e procurar abrigos durante a noite. Além disso, algumas fêmeas podem abrir buracos no solo na hora de parir os filhotes, como uma forma de proteção instintiva.
Cachorro cavando antes de dormir
Por que cachorro cava antes de dormir? Você já deve ter reparado que, em ocasiões específicas, seu mascote cava a caminha em que vai dormir ou a superfície na qual pretende tirar um cochilo. Esse hábito pode parecer sem sentido, mas vem acompanhado de uma explicação.
De maneira geral, os pets fazem isso simplesmente por uma questão de conforto. Eles cavam sofás, almofadas e tapetes em busca de calor, uma vez que o atrito das patas com a superfície pode esquentá-la. Essa atitude ainda pode ser seguida por alguns giros em volta do local antes de deitar.
Como corrigir esse comportamento?
Você já entendeu por que cachorro cava parede e outras superfícies. No entanto, esse hábito pode ser prejudicial. Em primeiro lugar, considere que os pets podem se machucar ao arranhar superfícies muito duras. Além disso, há os danos causados à estrutura da casa e de outros objetos.
Portanto, é importante corrigir esse comportamento antes que ele se torne excessivo. Em primeiro lugar, gaste a energia do pet com caminhadas e outras atividades físicas. Isso ajuda a combater sintomas relacionados à ansiedade, ao estresse e ao tédio.
Também é importante notar se o animal cava apenas quando está sozinho. Se for o caso, essa pode ser uma resposta à separação. Uma boa dica é apostar no enriquecimento ambiental para o pet descontar a energia em objetos adequados. Em casos extremos, conte com a ajuda de um adestrador.
Sabendo por que cachorro cava parede, é muito mais fácil conviver com o pet e corrigir esse hábito. Para mais dicas de cuidados com seu mascote, continue navegando pelo blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário