Por que cachorro tem medo de fogos? Confira nossas dicas para ajudá-lo!

No final do ano e em dias de jogos de futebol é aquele sofrimento! Ver o peludo amedrontado e sem saber o que fazer parte nosso coração. Mas por que cachorro tem medo de fogos de artifício?

Claro que nem todos os cachorros têm fobia do barulho de fogos, mas aqueles que têm passam maus bocados. Afinal, o medo é tão grande que eles podem se machucar ou fugir para tentar se proteger ou até mesmo ter problemas graves de saúde, principalmente no coração.

Para ajudar o pet, o tutor precisa saber por que cachorro tem medo de fogos de artifício e rojões. Será que ele é mais sensível e medroso? É possível fazer algo para acalmá-lo durante uma crise de pânico de fogos? Continue nos acompanhando para descobrir!

De onde vem o medo dos fogos?

A audição dos peludos é muito mais potente do que a nossa. A amplitude de sua capacidade auditiva é maior: enquanto nós ouvimos entre 20 e 20.000 Hertz, eles captam sons de 15 a 40.000 Hertz, o que explica por que cachorro tem medo de fogos de artifício.

Mas não é só isso! Os pets podem ouvir qualquer som que esteja a uma distância quatro vezes maior do que nós ouviríamos. Por isso, às vezes, eles já demonstram sintomas de medo antes que nós possamos ouvir o som de fogos. E tem um agravante: seu instinto de sobrevivência também influencia no comportamento do peludo, uma vez que, na natureza, barulhos muito altos significam alguns perigos.

Imagine-se na natureza e ouvindo um estrondo: será que é uma tempestade forte que se aproxima? Um desmoronamento? Qual seria a sua reação? Provavelmente procurar um abrigo, se esconder ou fugir para outro lugar!

A fobia de fogos e trovões afeta o bem-estar do peludo!

Basta observar a linguagem corporal do cachorro com medo de fogos para perceber que ele não está bem: ele treme bastante, chora, coloca as orelhas para trás e o rabo entre as pernas.

Ele pode tentar se esconder embaixo de móveis ou pedir colo desesperadamente, além de ficar muito ofegante. Nos casos mais graves, o cão pode ter vômito, diarreia e soltar o xixi sem querer.

Todos esses sinais demonstram que o animal está sofrendo de tanto estresse. Esse desequilíbrio emocional altera todo o funcionamento dos órgãos. Quando o pet passa por isso de forma crônica, pode ter problemas graves de saúde.

Fogos de artifício podem levar o pet a óbito?

Ao fazer uma pesquisa rápida na internet relacionando mortes de cães com fogos de artifício, vemos um resultado bastante triste. Isso porque mesmo animais jovens, sem histórico de doenças, podem ter uma parada cardíaca e morrer!

Além dos problemas de saúde causando óbito desses peludos, o risco de fuga é muito grande e, como correm de forma desesperada, muitos acabam sendo atropelados. Existem, ainda, aqueles que se jogam contra portas de vidro e se machucam gravemente.

Como ajudar o peludo

Explicado por que cachorro tem medo de fogos de artifício, vamos agora passar algumas dicas de como acalmar o peludo que já tem essa fobia. Tudo para que ele não tenha problemas com barulhos muito altos.

Técnica Tellington Touch

Criada por Linda Tellington-Jones, uma norte-americana especialista em comportamento e treinamento de animais de companhia, essa técnica ameniza o sofrimento de alguns cães. Ela consiste em passar uma tira de pano larga em determinadas regiões do corpo do cachorro.

Essa bandagem atua no sistema nervoso do pet, pois ameniza a tensão do corpo e o acalma. Confira como fazer:

  • coloque o meio da faixa na altura do peito e à frente das patas dianteiras e cruze sobre o pescoço;
  • passe em volta do peito, por trás das patas dianteiras, e cruze novamente a faixa;
  • suba-a até a coluna, finalize com um nó perto do quadril;
  • lembre-se de não apertar muito a faixa.

Não é um milagre, mas tem ajudado cães do mundo todo. A ideia é que o cachorro sinta a leve pressão do pano, fazendo com que seu corpo e mente entrem em harmonia. Porém, se ele ficar desconfortável, essa técnica não é para ele.

Faça um esconderijo bem confortável

Se o cachorro já escolheu um local para se esconder, mantenha-o como seu porto seguro. Caso contrário, escolha o lugar mais seguro, onde seja possível fechar portas e janelas, se possível, com persianas ou cortinas do tipo corta-luz.

Nesse local, deixe seus brinquedos favoritos. Mantenha a luz acesa e coloque um som relaxante alto. Use o feromônio sintético para cães nesse ambiente e retire tudo que possa ser perigoso para ele. Deixe uma música relaxante alta para enganar a audição do cachorro.

Ofereça para o peludo brinquedos recheáveis com seus petiscos favoritos. Assim, ele se distrai e se acalma. Jamais saia de casa com ele durante os fogos. Não deixe o cachorro com medo de fogos sozinho e coloque uma placa de identificação com seu telefone, caso ele fuja.

Entender por que cachorro tem medo de fogos de artifício salva vidas, por isso, conte com a Petz para ajudar! Nas nossas lojas, você encontra os petiscos e os brinquedos para o peludo.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

4 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago