Categories: Cães

Geofagia: por que cachorro come barro?

Às vezes, o comportamento dos cães é bastante curioso e nada saudável, como quando eles ingerem coisas que não são alimentos. Entenda por que cachorro come barro e saiba se você precisa se preocupar!

Seja por curiosidade, seja por uma necessidade real, os cães podem colocar a boca onde não devem. Em alguns momentos, esse comportamento não faz mal nenhum. Porém, em certas situações, isso pode ser perigoso para a saúde dos pets.

O que é geofagia?

A geofagia é o ato de comer substâncias oriundas da terra, como barro ou argila. Novas descobertas científicas demonstraram que, quando o cachorro come terra, nem sempre ele está com alguma doença.

Comer barro é mais comum do que se pensa. A geofagia ocorre em mais de 200 espécies de animais, principalmente aves, elefantes, morcegos, coelhos e primatas, incluindo o ser humano.

Em 460 a.C., os antigos egípcios ingeriam o barro de forma medicinal, principalmente para tratar problemas intestinais. Além disso, alguns povos indígenas temperavam alimentos específicos com terra para o sabor amargo ser neutralizado.

A ideia de que a geofagia é feita para suplementar alguns minerais foi estudada, mas não parece explicar completamente o ato. Na verdade, outro motivo pareceu mais plausível para por que cachorro come barro: a desintoxicação.

Como o barro pode desintoxicar os animais

Os animais buscam comer solos semelhantes à argila, assim como os povos antigos, pois as moléculas deles se ligam às toxinas no estômago e no intestino, sendo transportadas com as fezes para fora do organismo, como ocorre com o carvão ativado.

Uma empresa farmacêutica até aproveitou essa propriedade para criar um medicamento à base de caulim, um mineral presente na argila, para tratar as diarreias, infecciosas ou não.

O caulim é reconhecido por se ligar não somente às toxinas, mas também aos microrganismos patogênicos. Com isso, muitos usos foram propostos para essa substância, como a purificação da água para torná-la potável.

A ingestão do barro não é isenta de perigos

Ingerir a molécula de caulim isolada da argila é seguro e pode fazer bem. No entanto, consumir um barro qualquer é muito perigoso. Nesse caso, faz mal o cachorro comer terra.

Além dos minerais e dos antitóxicos que podem estar presentes na terra, é possível existirem microrganismos, como bactérias e vermes, ou substâncias nocivas, como o arsênio e o chumbo.

Sendo assim, ao ver o cachorro comendo terra, você deve afastá-lo, exceto se for uma argila preparada para a ingestão. Esse produto pode ser encontrado na forma de pó, para ser misturado com água, oferecendo uma opção segura para o animal.

Outras causas que podem levar o cachorro a comer barro

Para explicar por que cachorro come barro, já mencionamos que, além da falta de nutrientes, a desintoxicação pode ser um motivo para o ato. Contudo, existem outras causas para a geofagia, como os problemas comportamentais.

O cachorro pode comer terra quando se sente estressado ou ansioso. Animais que passam muito tempo sozinhos, em um ambiente pobre em estímulos, podem desenvolver comportamentos destrutivos.

É comum que esses pets também passem a lamber ou morder as patas ou a virilha de forma insistente, latir em excesso, roer móveis, destruir brinquedos e estragar a própria cama. Isso pode explicar por que cachorro come barro.

Esses comportamentos também podem ter o propósito de chamar a atenção do tutor. Os cachorros podem fazer isso mesmo que seja para receber uma bronca, pois a advertência ainda é melhor do que nenhuma interação.

Como ajudar o peludo com esses sintomas

Muito se fala sobre o enriquecimento ambiental, e parece que ele resolve todos os problemas dos cães. Na verdade, ele faz parte de um conjunto de modificações que precisam ser realizadas para melhorar a qualidade de vida dos pets.

Comece por passeios diários com o seu cão. Essas saídas devem ser realizadas em horários fixos, para ele saber o que esperar. Também brinque mais com o pet, isso o deixa feliz, além de gastar a energia.

Agora, quanto ao enriquecimento ambiental, a ideia é oferecer para o pet estímulos que satisfaçam os instintos em casa. Esse procedimento pode ser dividido em cinco tipos:

  • físico (obstáculos e circuitos);
  • sensorial (uso dos sentidos);
  • social (interação com outros animais);
  • cognitivo (desafios da capacidade mental do pet);
  • nutricional (oferecimento de petiscos com diferentes sabores e texturas).

Como evitar que o cachorro coma barro?

A coisa mais importante que você deve saber é que não deve dar broncas excessivas ao pet. Um energético “não!” ao retirá-lo do ambiente já é o suficiente. Até que a causa da geofagia seja identificada, deixe o barro longe do animal.

A alimentação do cachorro é importante para a saúde dele, em geral. Forneça refeições de qualidade e água potável. Garantir as necessidades nutricionais do pet surte um bom impacto no comportamento.

Além disso, mantenha o calendário de vacinação e a vermifugação em dia. As visitas rotineiras ao médico-veterinário também são essenciais para a detecção precoce de alterações comportamentais e doenças.

Hoje, você aprendeu por que cachorro come barro! Lembrou-se de que as vacinas do seu pet estão atrasadas? Então, aproveite para agendar uma consulta com os veterinários das lojas da Petz. Também temos especialistas em comportamento para ajudar o seu cão.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

23 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago