Para nós, o nome é algo muito importante e pessoal. É através dele que a gente se identifica, ele consta em nossos documentos, serve para homenagear pessoas queridas e há quem acredite que ele pode até mesmo influenciar no nosso destino! Mas os nomes para pets costumam carregar um peso bem menor.
Não à toa, eles frequentemente são bastante divertidos e, de certa forma, acabam refletindo muito a personalidade do tutor. Mesmo assim, a verdade é que, com o tempo, o nome se torna indissociável do nosso amigo, e fazer com que ele se acostume à forma como o chamamos o quanto antes é bastante útil para a nossa relação com ele.
A escolha do nome de um novo pet é sempre um momento divertido. As pessoas da casa se reúnem, cada um surge com algumas ideias, até que, no fim, prevalece o nome que a gente sente ter mais a ver com a carinha e com a personalidade dele.
Nesse sentido, muita gente acaba adiando a escolha do nome até conhecer melhor o pet, e isso não representa nenhum problema. No entanto, o nome ajuda muito na hora de chamar cachorro, de ensinar comandos a ele e até para socializá-lo com a família. Por isso, quanto antes você tomar a decisão e começar a fazer o animal de estimação se acostumar ao nome, melhor.
Pensar em um nome, olhar para o pet e refletir se eles combinam já é de praxe e uma etapa relevante na escolha. Afinal, já que somos nós que falaremos o nome com frequência, temos mais é que nos sentir à vontade com ele.
Mas, pensando do ponto de vista prático, lembre-se que o pet deve assimilar bem o próprio nome. Para que isso ocorra, procure seguir algumas dicas:
Com isso em mente, é só colocar a criatividade para funcionar. Em seguida, você já pode começar a ensinar o pet a saber identificar quando estamos falando com ele.
De maneira geral, a assimilação do nome pelos pets costuma ocorrer de forma muito natural. Isso porque, na chegada do novo amigo, é quase instintivo para os tutores chamá-lo com frequência, até mesmo usando algum petisco para atrair sua atenção.
Mas, para quem tem dúvidas ou deseja acelerar o processo, aqui vai o passo a passo de como ensinar o cachorro, gatos e aves:
Passo 1: com uma entonação alegre, mas tranquila, chame o pet pelo nome.
Passo 2: repita o chamado até que o pet responda (virando-se, olhando, indo até você, etc.).
Passo 3: recompense o pet com petisco, brincadeira ou carinho.
Cães adotados que já tenham se acostumado com um nome também podem assimilar um outro nome escolhido por você. Nesse caso, o passo a passo é o mesmo. A diferença é que você terá que ter um pouquinho mais de paciência e de dedicação até que ele assimile a nova informação.
Quem tem ou já teve um animal de estimação sabe muito bem que, depois de assimilado, o nome passa a ser usado com cada vez menos frequência, dando lugar a uma série de apelidos inusitados.
De acordo com a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária e gerente técnica da Petz, não há nenhum problema nisso. “Nesse momento, o pet já sabe que o tutor está se referindo a ele, pois, na maioria das vezes, o que eles entendem é a entonação”, diz.
Por isso, se você já se perguntou por que os pets respondem mesmo quando usamos um apelido pela primeira vez, a resposta está aí: eles são capazes de reconhecer a entonação, o tom de voz e os gestos corporais que usamos para falar com eles!
Agora, confesse: você também se sente muito mais disposto a responder prontamente se ganhar alguma coisa em troca, não é mesmo? Então, por que não garantir alguns petiscos na Petz para o seu amigo? Eles com certeza poderão ajudar o pet a assimilar o nome, assim como a aprender diversos truques!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…