Os apaixonados por cães diferentes vão adorar esse peludo! O Goldendoodle é uma mistura de raças que combina a beleza e a docilidade do Golden Retriever com a inteligência e a pelagem do Poodle. Confira!
A primeira vez que se ouviu falar dele foi nos anos 90, quando ele ganhou popularidade pela personalidade afetuosa, companheira e fiel e por ter uma grande vantagem em relação aos Poodles: não soltar pelos! Essa mistura de raças é a ideal para quem não gosta de ver a casa cheia de pelos!
Na década de 90, alguns criadores estavam buscando desenvolver uma raça que combinasse alguns quesitos que eles achavam importantes: sociabilidade, gentileza, inteligência e pelagem que “desse pouco trabalho”, ou seja, caísse pouco.
Assim, usaram como matrizes e padreadores os cães Golden Retriever (existe raça mais sociável?) e Poodle (pelagem única!). Nesse contexto, surgiu o fofíssimo Goldendoodle!
O resultado dessa inusitada mistura foi incrível e conquistou o coração dos amantes de cães! A inteligência do Poodle foi uma adição à personalidade amigável do Golden, criando, assim, uma combinação única de raças tão distintas!
Essa mistura resultou em muita diversidade! É possível encontrar representantes da raça Goldendoodle de diversos tamanhos e com pelagem dourada, branca, preta e chocolate.
Além da coloração diversa, é possível encontrar desde o pequeno e amável mini Goldendoodle, passando pelo médio até o standard. Embora diferentes em tamanho, todos têm a personalidade cativante e a pelagem encaracolada.
Essa versão miniatura da raça é um charme à parte! Esse cãozinho tem aproximadamente 35 cm de altura (do chão até a cernelha ou ombros) e pesa entre 7 e 12 kg.
Os machos são maiores que as fêmeas. Como todo cão mini, é um animal agitado e com bastante energia, então, prepare-se para correr e brincar bastante! O pelo é ondulado e muito sedoso.
Esse cachorro de porte médio tem patas firmes e patinhas muito parecidas com as dos gatos, com coxins delicados. A altura vai de 36 cm até 52 cm e ele pesa entre 16 e 23 kg.
A pelagem pode ser lisa ou encaracolada, mas jamais do tipo arame. Ele também tem franjas nas patinhas e acima dos jarretes (a curva das patas de trás). Os joelhos são bem angulados, por isso, ele sofre menos com as luxações de patela.
Para quem busca um cachorro imponente, o Goldendoodle gigante é a pedida certa. Esse grandão gentil chama a atenção por onde passa. Com incríveis 66 cm de altura (ou até mais) e peso em torno de 45 kg, ele surpreende por tamanha docilidade.
Por ser um cachorro grande e com a genética do Golden Retriever, ele é mais propenso a desenvolver displasia coxofemoral. Sendo assim, faça visitas regulares ao veterinário para detectar precocemente essa enfermidade debilitante.
Essa raça tem inteligência excepcional e temperamento bastante amigável. É extremamente amigável com outros animais, crianças e pessoas estranhas. Definitivamente, não é um bom cão de guarda!
Além disso, devido à facilidade de aprendizado herdada do Poodle, é um cachorro bastante adestrável. Já a vontade inata de agradar, vinda do Golden Retriever, favorece diversos tipos de treinamento com o peludo.
Essa raça ama truques que desafiam a mente. Além disso, é ótima para diversos tipos de atendimento assistido de pacientes hospitalizados, pessoas com deficiência e com diversos graus de autismo.
A pelagem do cachorro Goldendoodle é muito bonita e bem parecida com a do Poodle. Essa é uma das características físicas mais marcantes desse cão, por isso, precisa e deve ser bem-cuidada para se manter saudável e bonita.
Por ser uma pelagem bastante encaracolada, não precisa de escovação diária. Escová-la de duas a três vezes na semana é suficiente. Isso evita os nós que tanto incomodam os cães!
Já a frequência de banhos é bastante espaçada. Eles podem tomar a cada 30 dias. As tosas higiênicas são necessárias para diminuir a frequência das duchas e, principalmente, para que o cão não escorregue por excesso de pelos entre os coxins.
Assim como qualquer outra raça ou mistura de raças, o Goldendoodle é propenso a ter alguns problemas de saúde. Já falamos sobre a displasia coxofemoral herdada do Golden Retriever, mas não é só ela que preocupa os tutores do peludo.
O Poodle é um cachorro propenso a ter problemas de visão, como catarata juvenil, glaucoma e atrofia progressiva da retina. Além disso, ele tende a ter alterações cardíacas e renais. Essas enfermidades também podem ser observadas no Goldendoodle.
Porém, não deixe isso afetar a sua escolha! Com os devidos cuidados, a raça tem uma expectativa de vida de cerca de 15 anos. Faça consultas regulares no médico-veterinário para se certificar de que a saúde do peludo está em dia!
Em resumo, o Goldendoodle é um cãopanheiro e tanto! Se você decidiu ter um cão dessa mistura extraordinária de raças, venha para a loja da Petz e prepare um enxoval à altura dele!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…