Assim como os seres humanos, os pets podem encontrar benefícios para a saúde física e mental em plantas e outros produtos naturais. O catnip, ou erva do gato, como é popularmente conhecida, é uma das plantas mais famosas pelos benefícios que traz aos gatos. Mas existe catnip para cachorro? Te contamos tudo neste artigo!
O catnip é muito popular entre tutores de gatos. Contudo, quem ainda não tem muita experiência com felinos ou só tem cachorro como pet pode estar se perguntando: “afinal, o que é catnip?”.
O catnip é uma planta medicinal da mesma família da hortelã, cujo nome científico é Nepeta cataria. Vinda da Europa e da Ásia Central, é de fácil cultivo e não requer muitos cuidados para crescer.
Sua principal característica é possuir uma substância chamada nepetalactone, que traz efeito de relaxamento e sedação. Com o uso adequado, ela pode ajudar os pets em diversas situações. Além disso, possui vitamina C, vitamina E, magnésio, fibras e óleos essenciais, que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
Não existe catnip para cachorro de uso exclusivo para a espécie. O que acontece é que a mesma planta usada para gatos também pode ser oferecida para os cães. Assim, algumas pessoas passaram a chamar o catnip de dognip, para referenciar que está sendo dada a um cachorro.
Sim, você pode dar catnip para o cachorro. Afinal, a erva não é tóxica para os cães. Mas vale ressaltar que o efeito não será o mesmo que ocorre nos felinos. Em gatos, o catnip promove sensações de prazer e relaxamento que variam em intensidade de animal para animal. Nos cães, porém, pode causar um leve efeito de sedação.
Se a erva do gato não é tão eficaz para outras espécies, você deve estar se perguntando para que serve catnip para cachorro. Embora os efeitos possam ser sutis, muitos cães apresentam melhora no sono e na ansiedade quando usam o catnip.
Além disso, ao comer catnip, o pet ingere boas fontes de vitaminas e fibras. Elas contribuem para o bom funcionamento do trato digestivo e minimizam quadros clínicos de dores leves.
De modo geral, o catnip pode ser dado ao cão quando o animal está passando por um momento de estresse, seja momentâneo ou duradouro. Alguns casos são idas ao médico-veterinário, passeios de carro, fogos de artifício ou chuva forte.
Outro exemplo é dar catnip para cachorro que morde antes de levá-lo para passear, aplicar uma medicação ou fazer um procedimento simples. Isso não quer dizer que o pet deixará de morder — é preciso continuar tendo cautela! —, mas pode ajudar o cachorro a se sentir menos estressado.
A princípio, não tem catnip para cachorro exclusivamente, e não há contraindicação para usar a erva de gatos nessa espécie. Porém, antes de oferecer qualquer tipo de alimento, suplemento, medicação ou até mesmo plantas medicinais, procure a orientação de um médico-veterinário.
Não se apegue ao fato de que, por ser uma erva medicinal, o catnip não pode fazer mal à saúde para o pet. Cada animal é único e pode ter algum tipo de intolerância ou problema de saúde que impeça o uso do catnip.
Também fique atento à quantidade e à frequência com a qual o cachorro faz uso da planta, pois em quantidade exagerada pode causar tontura, tremor, prisão de ventre ou diarreia.
O cachorro pode ingerir o catnip in natura, comendo a planta diretamente. O tutor também pode colocar alguns pedaços das folhas picadas e misturadas na ração. Outra maneira de usar as folhas da planta é colocá-las no pote de água e deixar que o pet beba ao longo do dia.
Há, ainda, a opção de fazer chá com o catnip ou adquirir cápsulas fitoterápicas encontradas em lojas especializadas. Para quem é adepto da aromaterapia, também é possível dar banhos com a erva para promover relaxamento ao pet.
Se você sente necessidade de oferecer algo que deixe o pet mais tranquilo, mas não se sentiu seguro com o catnip, converse com um médico-veterinário de confiança. Há produtos fitoterápicos próprios para cães em forma de petiscos, snacks, pó, comprimidos, cápsulas e líquido.
Também há outras plantas, como a camomila, a lavanda, a erva-cidreira e a valeriana, que também possuem efeito calmante e relaxante. Porém, assim como o catnip, você deve seguir as orientações do especialista antes de introduzi-las na rotina alimentar do pet.
Agora você sabe que não existe catnip para cachorro, mas que o petpode usufruir dos benefícios da erva do gato mesmo assim! Confira outros assuntos interessantes sobre a saúde da sua espécie favorita no blog da Petz.
A pancreatite em cachorro é uma condição séria, que pode afetar cães de todas as…
Se você conhece um cão do grupo de raças dos Pastores, sabe que ele é…
As capivaras são animais sociáveis, que habitam regiões da América do Sul. Cada vez mais…
Os felinos costumam ser pets ágeis, com ótimos reflexos. Por isso, muitas vezes o tutor…
Para que o ecossistema de um tanque funcione adequadamente, é necessário que todos os parâmetros…
Encontrou um animal silvestre e não sabe o que fazer? Saiba que isso é bastante…