Categories: Cães

Cores de golden retriever: conheça a sua pelagem!

Verdade seja dita: o Golden Retriever é um cachorro maravilhoso! Seja pela sua personalidade ou aparência física, essa raça chama a atenção quando desfila pelas ruas. Hoje, vamos conhecer as cores de golden retriever.

Quando as raças de cachorro foram criadas, definiram-se alguns padrões, como tamanho do animal, comprimento do rabo, do focinho e muitas outras características. Por isso, as cores de Golden Retriever são importantes como uma identificação da raça. Compreenda mais com o texto a seguir.

Por que tais características são importantes?

Quando adotamos um animal de determinada raça, como o Golden Retriever, esperamos que ele tenha a personalidade e a aparência que todos os cães da mesma raça possuem.

Essas características físicas servem como uma “garantia” de que o animal é puro e não tem a genética de outras raças. Amarelo e creme são os tons de Golden Retriever esperados. Se um pet tem o corpo e o rosto de um Golden, mas com o pelo preto, por exemplo, indica que houve cruzamento com outra raça.

A pelagem do Golden Retriever

Uma das características do Golden Retriever é sua pelagem macia e longa. Ele possui pelos espessos, com subpelo resistente e pelos compridos e finos que parecem franjas. Tanto a pelagem lisa quanto ondulada são aceitas.

Como o nome sugere, “golden”, em inglês, significa “dourado”. Assim, as cores de Golden Retriever variam entre amarelo, creme, castanho e tons mais claros, quase brancos. Veja as variações:

  • Golden Retriever dourado: o mais comum, desde amarelo até amarelo-escuro;
  • Golden Retriever de cor creme: tonalidade clara, sem tons acastanhados;
  • Golden Retriever de cor branca: é raro e não aceito em exposições. Alguns acreditam que seja um defeito genético.

É aceitável que o Golden Retriever também apresente alguns pelos brancos no peito em qualquer idade. Claro, conforme a idade avança, o rosto e o restante do corpo também recebem uma tonalidade mais clara. Isso é fisiológico e normal.

Cuidados com a pelagem do Golden Retriever

Os cuidados com a pelagem dessa raça exigem um pouco da atenção do tutor pois, por ser longa, acaba formando nós. Ela precisa ser escovada, pelo menos, duas vezes na semana.

O Golden é uma raça que faz muita troca de pelo, então, esteja preparado para encontrar sua casa e roupas repletas de pelos dourados! A escovação ajuda nessa parte, retirando os pelos mortos.

O banho deve ser de acordo com a prescrição do médico-veterinário. Como é uma raça que pode apresentar problemas de pele, principalmente alergias, converse com um profissional para adequar qual tipo de shampoo deve ser usado e a frequência de banhos.

Independentemente do tom da pelagem, os cuidados são os mesmos, embora o Golden Retriever cores creme possa necessitar de algum cuidado extra para não manchar os pelos em caso de alguma doença de pele.

Origem do Golden Retriever

A raça Golden Retriever surgiu no século 19, na Grã-Bretanha, mais especificamente na Escócia. Os Retrievers são cães conhecidos pela habilidade de buscar a caça. Seus tutores da época os levavam para a mata, onde atiravam em outros animais. Então, o cachorro era o responsável por ir até a caça e trazê-la ao caçador.

Como nenhuma raça da época tinha características que resistissem às condições adversas da região, como o frio e os perigosos da floresta, um homem chamado Lord Tweedmouth selecionou algumas outras raças e fez cruzamentos que resultaram no Golden Retriever.

Não demorou muito para que o porte, a elegância e o temperamento do Golden Retriever ganhassem fama e se difundissem pelo país, conquistando até mesmo a realeza britânica. Com o passar dos anos, a raça se difundiu pelo mundo. Em 1927, ela foi reconhecida como uma raça oficial pelo American Kennel Club.

Não é só beleza! Conheça o temperamento do Golden Retriever

Já vimos que as cores de Golden Retriever podem sofrer algumas variações, mas não há dúvidas de que todas são extremamente belas! Essa raça de porte grande, além de ter sido usada para trabalho, tinha um bom temperamento e é considerada uma das mais inteligentes.

Não é à toa que agora também é um dos animais de companhia mais frequentes nos lares. Ele aprende facilmente comandos e truques e é extremamente fiel, às vezes até um pouco ciumento.

Porém, muito se engana quem pensa que ele é um “santinho”. Os goldens, principalmente quando são muito filhotes, adoram aprontar! Até eles amadurecerem, se prepare para ver os objetos da casa destruídos, pois eles são muito brincalhões.

Para gastar toda essa energia, invista em um bom adestramento para que ele saiba diferenciar o certo do errado. Brinque e leve-o para passear, supra suas necessidades básicas que o convívio com o Golden Retriever será uma delícia.

Raças que parecem Golden Retriever

Se você já ouviu falar que existe Golden preto ou de outra cor, agora já sabe que não é verdade, pois as cores de Golden Retriever devem ser em tons de amarelo e pelos longos. Talvez, ele seja mais confundido com estes cachorros:

  • Curly-coated retriever;
  • Flat-coated Retriever;
  • Labrador Retriever.

As cores de Golden Retriever são bem específicas. Além de tudo, ele é um ótimo companheiro! Quer conhecer outras raças e curiosidades sobre os animais? Você encontra tudo no blog da Petz!

Paola

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

3 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago