Quem está em busca de um companheiro inseparável não precisa se esforçar muito! Basta olhar para o lado que certamente vai encontrar um cãozinho pela rua pronto para se tornar o seu melhor amigo. Dos mais diferentes tipos, a pelagem e as cores de cachorro vira-lata são bastante variadas.
Os vira-latas também podem ser chamados de SRD (sem raça definida). Na verdade, esse é o termo correto. O nome “vira-lata” acabou se popularizando, pois a maioria dos cães SRD infelizmente vive nas ruas e busca alimento nas latas de lixo ou dependem da comunidade e de voluntários para comer.
Não se sabe muito bem quando o cachorro vira-lata surgiu, mas certamente foi há milhares de anos. Aconteceu quando dois cães de raças diferentes cruzaram e deram origem a um filhote mestiço, ou seja, que já não é mais uma raça pura.
A partir dos diferentes cruzamentos entre as diversas raças ao longo de tanto tempo, para alguns cãezinhos, não é possível nem mesmo saber sua origem e qual seria a raça de seus ancestrais. Já outros nos fazem lembrar algumas raças puras e talvez possuam algumas características em seu DNA.
Devido a tantos cruzamentos, as cores de cachorro vira-lata são as mais diversas, e quando se trata de genética, tudo pode se tornar uma surpresa. É comum que uma cadelinha dê a luz a filhotes de cores, tamanhos de pelo e texturas totalmente diferentes da mãe e do pai (se forem conhecidos).
As variações de cores de cachorro vira-lata são todas as possíveis, pois não possuem nenhum padrão definido. Podem ser uma cor única, como o mais famoso de todos: o cachorro vira-lata caramelo. Ele tem o tom de pelo amarelado e, ainda assim, pode ter algumas manchinhas de outra cor.
Assim como nos animais de raça pura, as cores de cachorro vira-lata podem sofrer alteração ao longo do tempo. Um peludo pode nascer com uma coloração acinzentada, depois escurecer e, na velhice, ficar branco. Em outros, surgem manchinhas de outra cor.
De maneira geral, podemos encontrar cachorro vira-lata preto, amarelo, dourado, branco, chocolate, cinza, caramelo, creme, vermelho e marrom. Quando há mais de uma cor presente, também são classificados em:
Essa classificação é usada para considerar o padrão de raças puras, que devem ter sua cor específica. No caso de cores de cachorro vira-lata, qualquer uma pode estar presente em variações surpreendentes.
Ainda que os cãezinhos vira-latas não participem de competições de padrão de raça ou tenham cores e características determinantes, é possível dividi-los em algumas categorias. Essas categorias são mais a nível de curiosidade, pois uma vez que há cruzamento entre duas raças diferentes, os filhotes já não são considerados puros.
Os cães mestiços são aqueles que apresentam semelhanças de duas raças diferentes. Um cachorro vira-lata marrom pode lembrar um labrador, mas pode ter o rabo peludo, igual ao de um Pastor Alemão.
Os animais híbridos são aqueles que se sabe a origem do cruzamento entre duas raças puras, por exemplo, filhotes de Cocker com Poodle, o Cockapoo. Mesmo que saiba que esses peludos são descendentes dessa raça, não há como prever com quais características os filhotes irão nascer, por isso, são considerados SRD.
Os cães vira-latas são únicos, e a maioria não apresenta nenhuma característica semelhante entre si ou com outras raças puras. Por serem animais totalmente misturados, muitas vezes de cruzamentos entre os próprios SRDs, o tamanho, o peso e as cores de cachorro vira-lata não são previsíveis.
Existem diversos tipos de pelagem dos cães, e quando se trata de vira-lata, todas são possíveis. Podem ser pelos lisos, ondulados, encaracolados, curtos, longos, duros e até pelo duplo.
O cuidado com os pelos do peludo que é um vira-lata dependerá do tipo de pelo que apresenta. De uma maneira geral, todos os cães devem ser escovados para retirar os pelos mortos, mas os de pelos longos é ainda mais importante para que não formem nós.
Os banhos devem ser feitos com sabonetes ou shampoos próprios para cachorros e de acordo com a recomendação do médico-veterinário. Alguns produtos são mais específicos, dependendo da tonalidade do pelo. Cachorro vira-lata branco pode usar um produto para pelos brancos e, assim, evitar o amarelamento da pelagem.
As cores de cachorro vira-lata podem estar mais opacas, com um pêlo sem brilho e quebradiço em situações de verminoses ou outras doenças. Se notar uma dessas alterações no peludo, busque ajuda do médico-veterinário.
Esses peludos são únicos e divertidos. As cores de cachorro vira-lata são as mais diversas, o que os deixa ainda mais especiais. Se você também é um apaixonado por esses peludos, acesse o blog da Petz e confira mais curiosidades sobre seu melhor amigo.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…