Leais, amigos e companheiros, os cachorros são considerados os melhores amigos do homem por diversos motivos! E essa amizade é muito antiga. Estudos indicam que a domesticação dos cachorros começou há 500.000 anos!
Mesmo após tanto tempo, os cães ainda apresentam características herdadas dos lobos, como ótimo olfato, força e agilidade. Por isso, muitas pessoas buscam um pet para atuar como cão de guarda.
Sabendo disso, separamos dicas sobre o assunto, incluindo quais são as melhores raças para cão de guarda, qual o treinamento ideal e cuidados importantes com o pet. Vamos descobrir?
Na busca pelo cão de guarda ideal, é importante se atentar a uma série de características. Cachorros de grande porte são mais indicados, pois são mais fortes e ágeis. No entanto, outros aspectos também devem ser considerados.
O cão de guarda ideal deve apresentar inteligência e facilidade de adestramento. Com o treinamento adequado, mesmo cachorros de pequeno e médio porte podem ajudar na segurança da casa. Entre as raças mais indicadas para cão de guarda, se destacam:
Talvez uma das raças mais famosas quando o assunto é cão de guarda, o pastor alemão ganhou fama graças a filmes e programas de TV que traziam essa raça como protagonista.
São pets extremamente inteligentes e leais, e por isso, muito utilizados em operações policiais. Também são divertidos e alegres, e se dão bem com toda a família.
Outra raça que pode assustar pelo tamanho, o boxer é um dos mais escolhidos para guardar a casa. A raça é muito inteligente e esperta e, mesmo com cara de poucos amigos, também é conhecida por ser extremamente brincalhona.
São muito energéticos e precisam de um espaço aberto e confortável, além de atividades diárias. Graças a suas aptidões naturais, como ótima audição e olfato, com o treinamento correto, o boxer vai se tornar um ótimo cão de guarda!
Muitos se esquecem, mas o Brasil possui sua própria raça de cão de guarda, muito popular em todo mundo: o fila brasileiro! Originário de diferentes raças, o fila possui ótimos instintos e é excelente para quem busca proteção.
É um cachorro grande, e que precisa de um treinamento firme, visto que pode ser um tanto teimoso. Possui um latido forte e alto, ideal para avisar seus tutores de qualquer perigo. Muito corajoso, é uma ótima opção para quem busca um cão de guarda.
Grande, forte e com cara de mau, o dogo argentino é muito procurado por quem busca proteção. A raça, no entanto, é bastante amigável e simpática, e se dá bem com toda a família! É um cachorro inteligente e atlético, e com um bom adestramento, se torna um excelente cão de guarda.
Famoso por sua inteligência, o doberman se destaca pelo porte atlético. Um pouco menor que outros cachorros da lista, o doberman é extremamente ágil e possui ótimo instintos, que o tornam um cão de guarda ideal. Não à toa, é muito utilizado no policiamento em todo o mundo.
Grande e forte, o rottweiler é uma das raças mais intimidadoras, e uma das mais escolhidas como cão de guarda! São inteligentes e de fácil treinamento, o que o torna ideal para o posto.
Apesar da cara de mau, o rottweiler pode ser muito amigável. Porém, são territorialistas e fazem de tudo para defender sua família! O adestramento e a socialização são essenciais para que o rottweiler cresça de maneira saudável, se mantendo alerta e sociável.
Fofo e simpático, o chow chow não poderia ficar fora da lista de cães de guarda! Apesar de seu porte médio, originalmente, a raça era utilizada na caça e na guarda de casas, por estar sempre em alerta! Não é muito intimidador e raramente morde ou ataca, mas é ótimo para avisar seus tutores quando nota qualquer perigo.
O menor cachorro dessa lista, o dachshund é considerado um ótimo cão de caça! Esse cachorro de porte médio possui instintos naturais que o tornam apto para guarda, principalmente em casas menores e com menos espaço. É um cachorro atento aos sinais de perigo, que pode alertar seus tutores de qualquer ameaça.
O treinamento adequado é o mais importante para quem deseja um cão de guarda. Mesmo raças grandes e intimidadoras, como Rottweilers e Boxers, necessitam de um adestramento para compreender ordens, protegendo a casa de forma mais eficiente.
Além disso, o treinamento fará com que o cachorro entenda quando pode relaxar e quando deve estar mais alerta, garantindo segurança a todos da casa e se tornando o cão de guarda ideal.
E não se esqueça: o treinamento deve ser feito sempre por profissionais certificados e experientes! Eles saberão a técnica para deixar o cachorro mais alerta e disciplinado, sem estressar o cachorro ou torná-lo agressivo.
O adestramento feito por amadores pode ser extremamente perigoso, e resultar em um cachorro estressado e violento. Por isso, busque sempre o auxílio de um profissional ao adestrar seu cachorro.
Navegue pelo Pet Shop on-line da Petz e encontre acessórios essenciais para a educação dos pets.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…