Dar o banho no seu pet, pode não ser uma tarefa muito fácil. Principalmente se ele for medroso ou possuir algum trauma de água. Vamos indicar qual o melhor processo para você aprender como dar banho em cachorro que tem medo de água e mudar esse cenário.
Basta falar a palavra “banho” que o pet sai correndo e se esconde? Com nossas dicas e um pouco de paciência, você vai conseguir tornar esse momento confortável e seguro para ele. Confira!
Primeiramente classifique a particularidade de cada pet, se tem pelo curto, longo, filhote, idoso ou um pet resgatado, no caso de um pet resgatado é muito importante primeiramente levar ao veterinário para constatar a saúde e garantir o bem estar do pet antes de iniciar o banho.
Antes de tentar dar banho em cachorro, dê uma volta com ele na rua. No geral, os cães adoram passear e ficam de muito bom humor — além de cansados — quando retornam. Tenha um cuidado especial para cães idosos, para não forçar demais a sua articulação e comprometer o banho. Realize sempre o passeio em momentos frescos e com o seu pet bem protegido, com creme hidratante para as patas e focinhos, não faça passeios muito longos, esse momento também reque cautela para que seja satisfatório, afinal banho também oferece saúde e bem estar para o seu pet. Lembre-se, que os pets realizam a troca do calor pelas patinhas, e pela boca demorando um pouco até que o resto do corpo esfrie, portanto aguarde até descansar e ofereça água, avalie se ele está bem antes de iniciar o banho.
O reforço positivo é uma técnica de condicionamento que utiliza uma forma de recompensa para aumentar determinado comportamento. Por exemplo: você pede para o cachorro sentar e sempre dá um petisco depois. Essa é uma das maneiras de o tutor aprender como dar banho em cachorro que tem medo de água.
Ele vai associar o petisco a um comando, por isso, se você faz uso de um borrifador de água como forma de punição, deixe-o de lado. Essa é uma forma de reforço negativa que pode deixar o cachorro com medo de banho e gerar um stress, além de alterar o seu comportamento.
Como dar banho em cachorro que tem medo de água, então? Vamos iniciar uma rotina diária de higienização dos olhos com um algodão e solução de limpeza dos olhos, e também fazer o mesmo com a higienização das orelhas utilizando uma solução indicada para a limpeza da superfície da orelha, também realize uma massagem nas patinhas para que ele se acostume com o toque nas unhas. Feito isso separe o lenço umedecido e passe nele todo, para que ele já se acostume com o manejo. Quando o pet já estiver acostumado com essa rotina pega uma toalha e uma vasilha com água morna. Molhe a toalha deixando-a somente úmida, não encharcada. Passe a toalha na parte do corpo do pet que ele mais gosta de receber carinhos. Enquanto faz isso, interaja com o pet oferecendo momentos de carinho e depois recompense-o com um petisco.
Vá deixando a toalha cada vez mais molhada, até molhar totalmente o peludo. Se em algum momento desse treinamento você notar que ele ficou desconfortável, pare imediatamente e recomece outro dia. Se não, siga adiante com o exercício, deixando a cabeça por último. Essa será a parte do corpo mais desafiante desse aprendizado.
Se mesmo com recompensas o cão não gostar que você lave sua cabeça, não tem problema. Use a toalha para essa parte. Com o tempo, o peludo vai acabar se acostumando. Essa é uma das formas mais efetivas de aprender como dar banho em cachorro que tem medo de água. Com muito amor e paciência, você vai conseguir tornar esse momento agradável, e vocês vão ficar mais próximos.
Quando vamos dar banho no cão, usamos produtos como shampoo, condicionador que deve ser indicado para pet, que contém o pH controlado para não alterar a condição do pelo e manter a pele sempre saudável. Utilizamos também toalha, escova de pelos, algodão, solução de limpeza para os olhos, ouvidos, creme dental, escova de dentes e o secador. Isso tudo deve ser familiar para ele para não deixá-lo ressabiado. Afinal, ele pode ser um cachorro que não gosta de tomar banho devido à quantidade de itens estranhos envolvidos no processo.
Uma boa forma de fazer o pet gostar desses itens é manter uma rotina de apresentação diária, com a linha de pré banho, que é a solução de olhos, orelhas, creme dental, e lenço umedecido. Sempre em momentos aconchegantes, e de preferência com a família reunida e em seguida oferecer a refeição do pet ou um petisco.
Mais uma dica: use produtos indicados pelo veterinário de preferência neutro. Evite aplicar muito perfume, o cheiro do animal é muito importante para ele, pois é como ele se reconhece e como os outros animais o fazem. Perfumá-lo é retirar um pouco de sua identidade.
Agora, imagine todo esse esforço para depois perder tudo por não seguir com a rotina? Para evitar que isso aconteça, coloque o banho do cachorro em sua lista de prioridades. Tenha um dia e um horário mais ou menos fixos, pois se ele souber o que esperar, se sentirá mais seguro e confiante. Antes de realizar a tentativa do banho, sempre que possível deixe-o acessar o banheiro e ficar te acompanhando em seus banhos, geralmente eles gostam de ficar deitado do lado de fora do box te aguardando, e quando der deixe- o entrar no box para ter contato com a agua, claro depois que puxar o excesso da água, para ele não ter contato com a espuma do banho.
Para iniciar o banho do seu pet use água morna e sempre realize esse processo em locais fechados e seguro, não esqueça de planejar esse momento tão importante que pode trazer muitos benefícios, portanto separe todos os itens, e não esqueça de deixar o secador ligado por uns instantes para ele se acostumar com o barulho, faça o mesmo com o chuveiro, deixe a ducha ligada e vá com ele sempre interagindo, e fazendo carinho, e lembre-se de proteger o ouvido com o algodão impermeável. Existe um cuidado especial para ligar a mangueira perto de um cachorro com medo de água, ele pode se assustar com o barulho. Portanto se certifique que ele não está no quintal nesse momento, mas caso seja necessário aproxime- o e apresente cuidadosamente, com uma pressão bem baixa. Mas jamais apontar para o pet, pois a pressão pode causar stress.
No vídeo, confira algumas dicas para dar banho em casa:
Se o cachorro não gosta de banho, a causa pode estar em sua infância. O banho no filhote deve ser algo prazeroso, por isso, busque o auxílio de um especialista em comportamento animal como o cão cidadão e dê o primeiro banho usando nossas dicas usando a técnica de planejamento da rotina do pet, utilizando os itens indicados pelos veterinários e especialistas em banho e tosa da Petz.
Acostume o pet também ao secador. Quando usar o aparelho em seu dia a dia, deixe o peludo por perto para que ele se acostume com o barulho e, de vez em quando, aproxime o item dele por alguns segundos e logo volte a usá-lo em você.
Aumente o tempo do exercício aos poucos, sem assustá-lo nem forçá-lo a ficar por perto. Quando ele já estiver acostumado com o barulho, é hora de colocar o ar em sua direção só por um ou dois segundos, mas jamais em seu rosto do pet, e sempre use uma temperatura fria nesses primeiros contatos, repita conforme o pet permitir.
Viu como dar banho em cachorro que tem medo de água não é tão difícil, desde que respeitemos a sua limitação? Então, é hora de colocar o projeto em prática! Visite uma loja Petz e conheça nossos produtos para um delicioso banho em casa. Você também pode levar seu pet ao Banho e Tosa não esqueça de agendar o banho pelo App, escolher o profissionais e se interar sobre as recomendação para o banho do seu pet, procure acompanhar os primeiros banhos e siga sempre as recomendações dos nossos especialistas e não deixa de incluir na rotina dele banhos com nossa equipe altamente especializada e apaixonada.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…