Categories: Cães

Descubra se cachorro pode tomar óleo de copaíba

Além dos remédios e dos tratamentos tradicionais, existem alguns métodos alternativos para tratar doenças. Parando para pensar nisso, você sabe se cachorro pode tomar óleo de copaíba e aproveitar os benefícios?

Extraído da árvore copaíba, também chamada de pau-de-óleo, nativa da floresta Amazônica, o óleo possui várias substâncias com resultados terapêuticos para os seres humanos, principalmente no tratamento de inflamações na pele e nas articulações. Porém, isso também acontece quanto aos companheiros peludos?

Há alguns momentos em que os animais conseguem aproveitar os mesmos benefícios que os humanos, como quando ingerem água ou consomem maçã, por exemplo. Contudo, isso não é uma regra quando se trata da saúde do cachorro.

Se quiser descobrir se cachorro pode tomar óleo de copaíba, continue lendo o conteúdo. Abaixo, você encontra um guia completo sobre os efeitos desse produto e de outros nos organismos dos companheiros caninos. Dê uma olhada!

Será que o óleo de copaíba é bom para cães?

Na verdade, não se sabe ao certo se cachorro pode tomar óleo de copaíba ou não. Isso porque não existem estudos indicando os benefícios ou os malefícios desse tipo de tratamento natural na saúde dos cães.

Hoje, o que se sabe é que as resposta sobre o que é óleo de copaíba e para que serve se referem aos tratamentos em humanos. Essa substância é rica em diterpenos e sesquiterpenos, elementos que agem como anti-inflamatórios, analgésicos e anti-bacterianos.

Mesmo que não se saiba os benefícios do óleo de copaíba, é possível encontrar vários tipos de produtos com essa matéria-prima em lojas de artigos naturais. Cremes, sabonetes, shampoos e itens de aromaterapia são somente alguns exemplos.

Quando o óleo de copaíba está diluído nesses produtos, não apresenta tanto perigo aos animais, já que não é puro. Porém, é preciso ter cautela ao utilizá-los, por isso, se tiver dúvidas, consulte um médico-veterinário.

Então, cachorro pode tomar copaíba? Não! Na verdade, esse uso do óleo não é recomendado nem para os humanos. Ao tomá-lo, você pode presenciar alguns sintomas, como alergias, desconfortos gástricos, vômitos e dores agudas no estômago.

Óleos naturais para cães

Agora, você já sabe se cachorro pode tomar óleo de copaíba, mas e quanto aos outros tipos de óleos? É possível recorrer às opções naturais para melhorar a qualidade de vida.

Com os óleos naturais, você trata problemas dermatológicos, digestivos e reumáticos. Também é possível usá-los para higienizar o seu cão, livrando-se de parasitas e infecções. Conheça os nomes de alguns, a seguir.

  • Óleo de lavanda e hortelã: utilizado para repelir os parasitas, acalmar o sistema nervoso e curar tumores;
  • Óleo de hortelã: utilizado para esfriar diferentes zonas;
  • Óleos de incenso: utilizado para tratar feridas, infecções, tumores, fungos e bactérias.

Atenção ao uso de remédios naturais

Como pôde perceber ao descobrir se cachorro pode tomar óleo de copaíba, os remédios naturais e caseiros não são 100% recomendados, principalmente se não houver acompanhamento de um médico-veterinário. Quando não se sabe muito sobre o medicamento, pode haver resultados perigosos.

Isso porque, quando uma medicação é administrada a um animalzinho sem uma dosagem ou um tratamento adequado, pode levar a uma intoxicação ou até a problemas mais sérios. Por isso, todo cuidado é pouco!

Assim, a nossa recomendação é nunca se deixar levar por dicas sem comprovações científicas e sempre contar com as indicações do médico que cuida do seu companheiro peludo. Dessa forma, nem você, nem ele correm riscos desnecessários.

Na dúvida, consulte o veterinário!

Não sabe se o cachorro pode tomar óleo de copaíba? Então, pergunte ao médico-veterinário do seu cãozinho. Sempre que tiver alguma dúvida sobre o cuidado diário com o animal, consulte o profissional para receber as dicas certeiras e melhorar a qualidade de vida do seu amiguinho peludo.

Se estiver em dúvida sobre qual comida ou suplemento acrescentar à ração, o veterinário pode dar uma mãozinha. Como especialista, ele sabe analisar as necessidades do seu doguinho e indicar as melhores opções.

Então, a regra é: na dúvida, consulte o veterinário! Não hesite em perguntar ou correr algum tipo de risco desnecessário quando só o que precisa é fazer uma visitinha ao consultório. Bem fácil, não é mesmo?

Agora que você já sabe de tudo isso, o que acha de tirar mais algumas dúvidas no nosso blog? Acesse e confira vários artigos como este para cuidar ainda mais do seu companheiro.

Se estiver precisando de um lugar confiável para comprar os mimos para o seu cachorrinho, venha conferir o site da Petz. Encontre tudo o que procura e muito mais!

Paola

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

5 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

10 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago