Categories: Cães

Cachorro pode tomar chá de capim-santo?

Todo cuidado é pouco quando falamos sobre a alimentação dos nossos animais, afinal de contas, o que comemos nem sempre é ideal para eles. Pensando nisso, será que o cachorro pode tomar chá de capim-santo e ainda aproveitar todos os seus benefícios?

Não se preocupe, você não é o único com essa dúvida! Isso porque as ervas são naturais e parecem ser inofensivas, porém, é preciso ter cuidado na hora de oferecê-las aos nossos amiguinhos de pelos.

Consulte um médico-veterinário antes de oferecer o chá

Afinal de contas, o cachorro pode tomar chá de capim-santo? A resposta é sim! Contudo, atenção à quantidade e à frequência com que você a dá para o seu cachorrinho, já que pode afetar a sua dieta e ainda causar alguns problemas de saúde desconhecidos.

Assim, uma dica antes de oferecer capim-santo para cachorro é contar com a opinião de um especialista médico-veterinário. Ele irá indicar os cuidados e quantidades ideais para o peso e raça do seu companheiro.

Agora que você sabe que cachorro pode tomar chá de capim-santo, o que acha de aprender mais sobre o assunto? No conteúdo a seguir, você encontra um guia completo. Dê uma olhadinha.

Quais são os benefícios do capim-santo?

De maneira geral, o chá de capim-santo é uma bebida bem atrativa para os cães por conta do seu cheiro e gosto doce. Por isso, não se surpreenda se ele quiser bebericar um pouquinho da sua xícara. Embora não exista evidência científica, o uso deste chá pode ser indicado para os bichinhos

Porém, será que existe algum benefício de oferecer o chá de capim-santo para cachorro? Sim! Embora não exista evidência científica, o uso deste chá pode ser indicado para situações onde seu cãozinho está com problemas no sistema digestivo ou quer evitar cólicas. Essa é uma erva que possui um efeito muito calmante.

Inclusive, existem alguns médicos-veterinários que indicam o uso do chá de maneira tópica, ou seja, sem ser ingerido. Como uma maneira de acalmar a pele por conta de uma alergia ou para amolecer a sujeira do ouvido e retirá-la mais facilmente, sem causar nenhum tipo de dano ao seu cão.

Outros chás permitidos

Se o cachorro pode tomar chá de capim-santo, podemos dizer que chá para cachorro é permitido? É, sim! Na verdade, existem algumas ervas que trazem vários benefícios medicinais aos nossos companheiros de quatro patas.

Caso tenha ficado interessado e quer saber que tipo de chá que cachorro pode tomar, confira a lista que criamos a seguir. Leia e já comece a preparar para o seu doguinho:

  • lavanda: ajuda a acalmar, é antiestresse, combate dores e indigestão;
  • valeriana: é usada para causar um efeito sedativo, além de aliviar o estresse e ansiedade;
  • gengibre: auxilia no alívio da náusea e no desconforto digestivo. Também é anti-inflamatório e analgésico;
  • camomila: é eficiente no tratamento da ansiedade e da insônia, além de ajudar na digestão e na melhora da saúde da pele;
  • hortelã: melhora a respiração e ainda combate o mau hálito.

Porém, lembre-se: cachorro pode tomar chá de capim-santo, mas é importante ter moderação. Em outras palavras, ofereça a bebida, no máximo, duas ou três vezes na semana.

Existe uma maneira ideal de servir chá aos cães?

Que cachorro pode tomar chá você já sabe, mas sabia que existe uma maneira recomendada para servi-lo ao seu cão? Se você nunca tiver oferecido algo diferente antes para o seu amiguinho, comece colocando um pouco na vasilha dele.

Lembre-se de deixar o chá em temperatura ambiente, ou seja, morna. Assim, você evita que ele se queime ou perca o interesse por esse líquido um tanto quanto diferente.

Outra ideia é comprar o chá em cápsulas e diluí-las em água ou na própria ração do seu cachorrinho. Além disso, você também pode atrair a atenção do seu peludinho com o aroma das ervas ao fervê-las, aproveitando o vapor que tem um efeito todo especial.

Que tipos de chás precisam ficar longe dos cães?

Mesmo que existam chás que os nossos amigos peludos possam tomar, também existem restrições, principalmente para aqueles que possuem cafeína ou que vão com algum tipo de adoçante artificial. Essas substâncias são extremamente tóxicas aos animais.

Além desses cuidados, existem alguns nomes de chás que também precisam ficar longe do seu amiguinho de quatro patas. Veja a seguir quais são eles e nunca os ofereça ao seu cachorro.

  • chá-verde;
  • chá-mate;
  • chá de hibisco;
  • chá-preto;
  • chá-branco;
  • chá de jasmim.

Você sabia que o chá-verde, além de conter cafeína, é rico em oxalato? Se consumida em grandes quantidades, essa substância pode causar cálculos nos rins? Por isso, atenção ao que está oferecendo ao seu animal!

Inclusive, uma dica que você pode levar para sempre é: na dúvida sobre o que dar para o seu cachorro, sempre consulte o veterinário. Ele irá indicar os melhores cuidados ou tratamentos.

Se depois de ler tudo isso você estiver procurando um lugar confiável para comprar os produtinhos dos seus animais, o que acha de conhecer o site da Petz? Por lá, você encontrará itens especialmente selecionados para tutores apaixonados por seus companheiros do Reino Animal. Venha conferir.

Paola

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

8 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

13 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago