Cachorro pode comer chocolate? Veja se é permitido oferecer esse doce
Publicado em 16 de abril de 2025Tempo de leitura: 4min

O que os humanos estão acostumados a ingerir nem sempre faz bem para o corpo dos animais, como é o caso de alguns doces e lanches mais gordurosos. Nesse caso, pode surgir a dúvida: cachorro pode comer chocolate?
O cacau é um ingrediente muito importante na culinária. Porém, dar chocolate para cachorro não é uma boa ideia, pois o alimento pode causar problemas, como um quadro de intoxicação grave.
Para saber mais sobre os efeitos do chocolate no cachorro e garantir a saúde do seu pet, continue lendo!
Afinal, cachorro pode ou não comer chocolate?
Muita gente se pergunta se cachorro pode comer chocolate, mas o ingrediente é tóxico. Por isso, por mais que os responsáveis gostem de compartilhar as coisas boas da vida com os animais, o cacau precisa estar fora do cardápio dos cães.
Assim, é possível dizer que o cachorro não pode comer chocolate de maneira nenhuma. Entretanto, a intoxicação pelo alimento ainda é um problema muito recorrente, seja por humanos desavisados ou por pets que “roubam” comida dos responsáveis.
Por que o chocolate é tóxico?
O chocolate é feito a partir dos grãos de cacau (Theobroma cacao), que contêm dois ingredientes potencialmente letais para os cachorros: teobromina e cafeína. Por isso, é importante manter esse alimento longe do pet de todas as formas.
Antes de questionar “não posso dar chocolate de nenhum tipo para cachorro?”, saiba que há de 1 mg a 9 mg de teobromina por grama de chocolate. Os níveis são mais altos nos tipos mais escuros, ou seja, quanto mais cacau tiver o produto, mais tóxico ele será para o cão.
Por isso, não importa o tipo: se tiver cacau, que é imprescindível para a fabricação do doce, é prejudicial ao pet. Portanto, o chocolate faz mal para o cachorro. Se o animal ingerir por acidente, lembre-se de levá-lo ao médico-veterinário imediatamente para ser examinado.
Sintomas de cachorro que comeu chocolate
Apesar de todo o cuidado dos responsáveis, o pet pode achar pedaços do doce pela casa ou até em lugares escondidos. Então, como ter certeza de que o cachorro comeu chocolate?
É possível perceber alguns sinais bem claros de intoxicação, comuns quando o animal come o chocolate. A inquietação e a hiperatividade fora do normal, por exemplo, são comportamentos que podem ser ocasionados quando ele ingere o alimento.
Isso acontece porque a cafeína é absorvida dez vezes mais rápido que a teobromina, que leva até dez horas para atingir o pico. Os sinais são vistos de duas a quatro horas após a ingestão do chocolate e podem durar até 72 horas.
Se você está pensando “meu cachorro comeu chocolate, o que fazer?”, leve-o imediatamente ao médico-veterinário. Dessa forma, o profissional poderá realizar exames para avaliar o comprometimento dos órgãos e recomendar o melhor tratamento para o pet.
Além da hiperatividade, podem ocorrer outros sintomas, como vômitos, diarreia, tremores musculares e hipertermia (alta temperatura corporal). Por isso, é preciso estar atento a todos os sinais que o cachorro apresenta para evitar surpresas.
Chocolates próprios para cachorro
A Páscoa e o Natal são períodos em que as pessoas comem muitos alimentos com cacau. A boa notícia é que os pets não precisam passar vontade.
Atualmente, existem muitas opções de petiscos semelhantes ao chocolate, que são próprios para cães. No mercado também há alternativas de ovos de páscoa e panetones para pets, feitos com pedaços de carne. De toda forma, sempre consulte o médico-veterinário antes de oferecer o produto ao cachorro.
Se o cão conviver com crianças, instrua-as a não dar chocolate ao cachorro e explique o motivo, mostrando a eles o petisco específico para pets. Dessa forma, você evita problemas de saúde para o animal.
Agora, se você quer dar um petisco para o seu pet, conte com a gente. No site da Petz, há diversos bifinhos, sachês e outras comidas gostosas para o seu cão. Acesse e confira os produtos!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário