Após tanto tempo de convivência entre os cães e o homem, muitos hábitos alimentares humanos foram incorporados na dieta dos peludos, como a adição das frutas como sobremesa ou lanchinho da tarde. Então, o tema de hoje é: cachorro pode comer casca de mamão?
Apesar de serem saudáveis, existem muitas frutas e legumes que não devem ser oferecidos aos pets, seja por serem tóxicos, seja por uma intolerância individual do peludo. Sendo assim, vamos fazer algumas considerações sobre o mamão.
Com sabor adocicado e poucas calorias, o mamão pode ser oferecido com segurança aos cães. No entanto, caso sua dúvida seja se o cachorro pode comer casca de mamão, a resposta é não. Tanto a casca quanto as sementes podem fazer mal para ele.
Porém, caso uma semente ou um pedaço de casca seja ingerido pelo pet acidentalmente, você não precisa se desesperar. É só uma precaução devido ao alto teor de fibras da casca de mamão, que pode ser de difícil digestão e ocasionar dor de barriga no peludo, além da presença do ácido cianídrico nos caroços.
Sendo assim, o cachorro pode comer casca de mamão e passar mal. Não é isso que você quer, certo? Por isso, retire toda a casca e as sementes da fruta antes de oferecer ao pet.
O cachorro pode comer mamão, e ele é conhecido pelo poder laxante. Essa propriedade não é excessiva, mas muitas pessoas consomem a fruta diariamente para regular o trânsito intestinal e evitar a constipação. Para os cães, isso não é diferente.
Assim como na dieta dos humanos, a quantidade ideal da fruta é algo individual. Desta forma, de início, ofereça o mamão para cachorro em pequenas quantidades e aumente gradativamente. Alguns pets não têm diarreia mesmo com grandes porções, mas não abuse.
A polpa possui uma boa quantidade de fibras. Apesar de os cães não as digerirem, elas auxiliam na formação de um bom bolo fecal e promovem a saciedade e o crescimento de microrganismos benéficos da flora intestinal.
Sabia que o mamão possui mais vitamina C que uma laranja? Sim, ele é riquíssimo nesse nutriente, além de possuir vitamina A, cálcio, potássio, magnésio e papaína na composição. Por isso, você pode dar mamão para cachorro! Ele é muito saudável.
A papaína é uma enzima proteolítica. Assim, ela quebra as moléculas de proteína, auxiliando na digestão do nutriente. Ela também ajuda no processo de cicatrização de feridas e tem ação contra as bactérias. É essa característica que dá o leve poder laxativo ao mamão.
Algumas pessoas dizem que é possível oferecer mamão para cachorro parar de comer fezes. Se a causa da coprofagia for a atração do odor das proteínas nos dejetos, pode até ser que a fruta resolva o problema. No entanto, caso os motivos sejam outros, é possível que isso não surta efeitos.
Oferecer a fruta in natura é bem mais prático. Contudo, em dias mais quentes, é possível fazer um sorvete para dar ao cão! Lembre-se de que o cachorro pode comer casca de mamão e ter diarreia. Então, sempre descasque a fruta antes de começar a receita!
Apesar de ter poucas calorias, em excesso, a fruta oferece muito açúcar (frutose) para o cão. Então, evite dar o mamão para cachorros diabéticos e pets que sofrem com sobrepeso ou obesidade.
Se o cachorro tem algum problema gastrointestinal, como a doença inflamatória intestinal, ou é muito sensível às mudanças na dieta, procure o médico-veterinário antes de oferecer o mamão. Juntos, vocês podem decidir se vale a pena fornecer a fruta.
Como o mamão tem alta concentração de potássio na composição, ele não deve ser oferecido aos animais com doença renal de grau moderado a elevado e pets com deficiência de cálcio e sódio.
Hoje, você descobriu se cachorro pode comer casca de mamão e aprendeu duas receitas muito gostosas e saudáveis com a fruta. Lembrou que precisa comprar algo para o pet? Então, visite a loja da Petz! Nela, está tudo o que seu amigo peludo precisa!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…