Categories: Cães

Cachorro pode comer casca de legumes? Veja o que é permitido!

Na hora de cozinhar, você pode oferecer alguma comidinha permitida ao seu cãozinho. No entanto, a preparação dos alimentos pode ser diferente para o sistema digestivo dos animais. Pensando nisso, surge a dúvida: cachorro pode comer casca de legumes?

Os legumes são alimentos muito benéficos para os humanos e alguns deles podem ser oferecidos aos cães, mas é sempre melhor ter certeza de que a forma de preparo está adequada para o animal comer. Venha descobrir se a casca destas comidas está liberada para os cachorros!

A casca dos legumes é permitida?

A casca de legumes pode ser oferecida ao seu cãozinho tranquilamente. É nesta parte do alimento que se concentram as vitaminas e a maioria dos benefícios para o animal.

O cachorro pode comer casca de legumes, porque ela tem muitas fibras que ajudam no sistema digestivo do peludo. Porém, existem algumas regras importantes na hora de servir o alimento dessa forma, para não fazer mal.

Como saber se a casca pode ser oferecida?

Isso é bem simples. Para saber se os legumes para cachorro podem ser oferecidos com casca ou não, pense sobre como você costuma consumi-los. Se aquele tipo de casca é muito dura ou muito grossa, seu peludo também não pode comê-la e é melhor tirar.

Por isso, observe o que você também pode comer e ofereça da mesma forma ao seu amigo de quatro patas. Assim, o cachorro pode comer casca de legumes fáceis de ingerir sem problemas futuros.

Cuidado com a solamina

Além dessas condições observadas para servir ou não a casca de legumes para cachorro, a casquinha da batata-inglesa não pode ser servida. Isso porque ela tem uma substância que faz mal aos cães. A solanina pode ser um perigo, porque é tóxica.

Antes de oferecer, pesquise sobre o legume, os nutrientes e a composição da casca. Assim, você mantém uma refeição segura para o animal. A solanina pode estar presente em outras partes, como no alimento em si ou na folha dele. Ela representa um sério risco, então se informe bem.

Como servir legumes com casca ao peludo?

Para você servir alimentos com fibras para cachorro, deixando as cascas, é preciso tomar um cuidado prévio. Lave bem os legumes na água corrente para seu pet não ter nenhum tipo de contaminação.

Você pode preparar os alimentos cozidos na água ou apenas no vapor. Eles podem comer legumes crus, mas os veterinários não recomendam muito. O melhor é deixar a comidinha macia e fácil para o cachorro digerir sem problemas.

Além disso, você pode adicionar uma pitadinha de sal, bem pouco mesmo. Dessa forma, você garante mais sabor e evita problemas de saúde no seu cão. Outros tipos de temperos mais fortes estão proibidos, pois podem fazer mal ao pet.

Quais legumes o cão pode comer?

Em geral, não há muitas restrições sobre os legumes que o cachorro pode comer. Existem alguns mais indicados, como: cenoura, chuchu e berinjela. Você pode oferecê-los sem medo, desde que o paladar do seu peludo aprove o sabor. Caso contrário, não insista.

De resto, os únicos alimentos proibidos são: a batata-inglesa, por conta das substâncias tóxicas, o alho e a cebola. Os restantes podem ser preparados como indicamos e servidos ao seu peludo sempre com autorização do veterinário.

Caso seu cão tenha alguma doença crônica, como diabetes, o especialista precisa indicar os melhores legumes e os proibidos. A beterraba, por exemplo, tem muito açúcar e faria mal ao animal com este problema. Outras enfermidades podem exigir dietas específicas, então sempre tire as dúvidas com o veterinário!

Mas tenha atenção…

Mesmo sabendo que o cachorro pode comer casca de legumes, que tem muitas vitaminas, e o próprio alimento em si, não deixe de oferecer a ração. Ela é preparada com todos os nutrientes que o cão precisa na fase da vida que ele está.

Portanto, todos os componentes foram muito bem pensados para tornar a ração uma refeição completa. Os legumes podem servir como um petisco diferenciado na dieta do pet, sempre supervisionado e autorizado por um veterinário.

O especialista indicará a quantidade ideal e o número de porções que o cachorro pode comer por dia ou semana. Assim, você evita a obesidade ou a desnutrição do cão.

Agora, você sabe que o cachorro pode comer casca de legumes, mas a principal comidinha dele deve ser a ração. Se estiver buscando os melhores petiscos e rações para seu amigão, conheça o catálogo da Petz. Temos opções para todos os cães em todas as fases da vida. Aproveite!

Paola

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

5 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

10 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago