Cachorro pode comer beterraba cozida? Veja legumes bons para o cão
Publicado em 01 de abril de 2024Tempo de leitura: 4min
Tutor de cão na cozinha é sinônimo de rabinho abanando! Porém, nesse momento, podem surgir algumas dúvidas sobre o que o peludo pode ou não experimentar. Você sabe se o cachorro pode comer beterraba cozida, por exemplo?
Outra dúvida comum sobre o assunto é se a beterraba para cachorro é melhor crua. Essa questão é pertinente, pois a batata, por exemplo, não pode ser dada crua, por causa da solanina. Será que a beterraba também possui alguma restrição?
Afinal, cachorro pode comer beterraba?
Indo direto ao ponto: sim, cachorro pode comer beterraba cozida! O vegetal é rico em vitaminas e minerais, como o potássio, o ferro, o zinco, o sódio e o magnésio. Todos esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do corpo, portanto, o cachorro pode comer beterraba cozida.
No entanto, toda alimentação nova para o pet deve ser introduzida lentamente. Caso o peludo tenha alguma indisposição gástrica ou intestinal, a quantidade reduzida colabora para que a indisposição seja passageira.
Casos de efeitos adversos são individuais. No geral, a beterraba é saudável e traz benefícios ao cachorro. Em seguida, você descobre quais são e como incluir esse ingrediente na rotina do seu pet.
Quais são os benefícios da beterraba?
Por ser um vegetal rico em vitaminas e minerais, a beterraba traz diversos benefícios para a manutenção da boa saúde:
- resistência: a beterraba ajuda a manter os músculos fortes devido à presença de zinco na composição. Os cachorros que praticam exercícios físicos com os tutores podem ingerir o vegetal com mais frequência;
- ação em prol do coração: o potássio presente na beterraba ajuda a fortalecer o músculo responsável pelos batimentos do coração. Com isso, o órgão trabalha com mais eficiência;
- prevenção de doenças: a beterraba é rica em antioxidantes, que previnem algumas doenças e o envelhecimento das células;
- auxílio no funcionamento do intestino: como a beterraba é rica em fibras, beneficia o funcionamento do intestino. Ela pode ser inclusa com moderação na rotina alimentar de cães idosos com constipação.
Como oferecer a beterraba aos cães?
O cachorro pode comer beterraba cozida ou crua. Ambas formas são capazes de fornecer nutrientes e promover os benefícios citados acima. Não há restrição de idade: animais filhotes, adultos e idosos podem consumi-la sem nenhum problema. No entanto, tome alguns cuidados na preparação.
Você pode dar beterraba para cachorro lavando bem antes de descascar. Em seguida, corte-a em pedaços em uma panela com água suficiente para cobri-la. Deixe em fogo médio até cozinhar bem.
O cachorro pode comer beterraba crua. Retire toda a casca e corte em pedaços pequenos. Nessa forma, ela é rica em fibras, sendo excelente para o bom funcionamento do intestino.
A beterraba altera a cor da urina e das fezes após o consumo. Esse fenômeno é normal por causa de um corante chamado betacianina, que deixa os excrementos rosados ou avermelhados.
Todos os cães podem comer beterraba?
Apesar de todos os benefícios que a beterraba pode trazer para os cães, existem algumas ressalvas em relação a essa raiz. Ela possui boa quantidade de açúcares. Por isso, deve ser oferecida com moderação para animais obesos ou diabéticos.
Além disso, a beterraba é rica em oxalato de cálcio e minerais. Isso significa que ela pode favorecer a produção de cálculos na bexiga. Sendo assim, não deve ser oferecida para cães com predisposição a esse problema urinário.
Outros alimentos permitidos para os cães
Além da beterraba, o que cachorro pode comer? Existem muitas frutas, legumes e verduras que podem ser dados para o cão. Entre eles, estão:
- abobrinha;
- chuchu;
- batata-doce;
- brócolis;
- couve;
- escarola;
- cenoura;
- maçã;
- banana;
- melancia.
No entanto, confirme que não existe restrição para o seu cachorro por causa de alguma condição de saúde consultando o veterinário!
Alimentos proibidos para os cães
Saber o que cachorro não pode comer é muito importante para evitar acidentes e problemas de saúde. Nessa categoria, estão:
- chocolate;
- abacate;
- carambola;
- café;
- alimentos ultraprocessados;
- salgados;
- uva fresca e desidratada;
- doces;
- embutidos;
- cebola;
- cebolinha;
- alho-poró;
- sementes e caroços das frutas.
Então, o cachorro pode comer beterraba cozida ou crua! Basta prepará-la da forma correta. Se estiver procurando por guloseimas saudáveis para o peludo, visite a loja da Petz e conheça os produtos!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário