Não é incomum encontrar donos que relatam casos de cachorro fugindo imediatamente quando a porta ou o portão de casa é aberto. Porém, caso isso aconteça com você, não fique preocupado! Esse comportamento é bastante comum, mas tem solução!
Então, se seu cachorro foge com frequência ou se você quer prevenir esse comportamento canino de fuga, confira algumas dicas e fique preparado para lidar com a situação.
Antes de entender como lidar ao ver o cachorro fugindo ou evitar esse problema, é preciso saber quais são as possíveis causas desse hábito comum entre alguns cães.
Existem diversos fatores que podem levar um cão a ter esse tipo de comportamento. Por isso, é importante ficar atento aos principais sinais, que estão listados abaixo:
Para cada uma dessas situações existe uma série de medidas que podem ser tomadas para evitar o comportamento. Se o seu cachorro fugiu ou se você quer evitar esse problema, é importante seguir algumas técnicas.
A primeira é procurar criar barreiras físicas que impeçam e evitem as fugas — cuide para as áreas abertas, como o quintal, terem cercas e portões. Fechar brechas entre as passagens também pode ser fundamental para prevenir casos de cachorro fugindo.
Além disso, castrar seu cãozinho pode ser uma boa alternativa para evitar fugas frequentes. Além de prevenir a gravidez e beneficiar a saúde do cão, isso pode deixá-lo mais calmo e relaxado. Em machos, o procedimento controla a frustração sexual e as saídas em busca de fêmeas, diminuindo o risco de escapadas, brigas ou atropelamentos.
Outra técnica para evitar as fugas é usar o reforço positivo ao chamar o pet. Contudo, não faça isso apenas para prendê-lo, colocar a guia e ir embora. Essa atitude só vai causar o efeito contrário, deixando o cachorro desconfiado a ponto dele não ir até você por saber que vai ser punido ou trancado.
Além disso, para lidar com o cachorro fugindo, é possível aumentar o nível de atividades, mantendo o peludo mais próximo da rua por meio de passeios frequentes. Dessa forma, o lado de fora vai parar de ser tão atrativo para o cão.
Apesar de todas essas boas práticas apresentarem soluções, a melhor forma de evitar fugas é realizar o adestramento básico de obediência com um profissional que trabalhe com reforço positivo.
Caso todas essas práticas falhem e seu cachorro continue fugindo ou dando indícios de fuga, é importante tomar algumas medidas de precaução, como colocar plaquinhas de identificação com nome e endereço ou utilizar um chip de GPS.
O chip GPS não é um microchip interno (inserido sob a pele do cachorro), mas um dispositivo colocado na coleira. Existem opções com diversos tamanhos e formatos que são adequadas para diferentes raças. Com o item, é possível saber onde está seu pet e acompanhar a localização dele via smartphone.
Apesar de ser uma solução simples, a plaquinha de identificação pode salvar seu cão de uma fatalidade. Com a inserção de informações simples, como nome e telefone, você possibilita que alguém entre em contato caso encontre seu pet.
Porém, se o peludo fugir na sua presença, é preciso tomar uma atitude. Existem outras técnicas que podem ajudar você a recuperá-lo com muita segurança e facilidade:
Por fim, vale reforçar que manter um ambiente relaxante e confortável para seu cão pode ser a melhor solução para evitar fugas ou outros comportamentos de indisciplina. Então, ofereça uma boa rotina de exercícios e faça passeios frequentes.
A maioria dos cãezinhos responde bem a uma rotina positiva, que contempla as principais necessidades de carinho, alimentação, companhia e exercícios. Com a oferta de um ambiente confortável para seu cão, você pode levar muitos benefícios à saúde dele, além de evitar fugas inesperadas.
Lembrem-se: os cães precisam ser estimulados o tempo todo. Às vezes, não há atividades suficientes em casa. Assim, por existir muita ação na rua, eles anseiam pela vida fora do lar, que é muito movimentada.
Gostou de saber como lidar ao ver o cachorro fugindo e evitar essas saídas repentinas? Então, aprenda outras técnicas para o comportamento canino com a Cão Cidadão.
A pancreatite em cachorro é uma condição séria, que pode afetar cães de todas as…
Assim como os seres humanos, os pets podem encontrar benefícios para a saúde física e…
Se você conhece um cão do grupo de raças dos Pastores, sabe que ele é…
As capivaras são animais sociáveis, que habitam regiões da América do Sul. Cada vez mais…
Os felinos costumam ser pets ágeis, com ótimos reflexos. Por isso, muitas vezes o tutor…
Para que o ecossistema de um tanque funcione adequadamente, é necessário que todos os parâmetros…