Todo tutor conhece o sabor predileto de seu filho de quatro patas: alguns gostam de ração sabor frango, outros preferem a de carne, e há até aqueles que adoram a de cordeiro. Na verdade, na maior parte das vezes, cachorros adoram qualquer tipo carne. Por isso, pode ser estranho ver que seu cachorro come grama.
Tanto é, que o comportamento é motivo de preocupação para boa parte dos tutores. Mas será que quando o cachorro come grama é um sinal de alerta? Chamamos uma especialista para tirar todas as dúvidas e explicar de uma vez por todas o porquê cachorro come folha seca, flores e folhagens!
Observar um cachorro comendo grama pode deixar muitos tutores intrigados. Por que o cachorro come grama? O pet está com fome? Doente? É sinal de vermes? Ou será que ele está simplesmente entediado?
Na verdade, não há uma resposta única para esta pergunta. Alguns estudos demonstram que o hábito de comer grama é muito comum nos cachorros.
Inclusive, lobos e cães selvagens o fazem com frequência. Logo, o hábito não é, exatamente, um sinal de alerta. Entre os motivos mais comuns para cachorros comerem grama, estudiosos destacam:
Entretanto, comer grama também pode ser sintoma de algumas doenças. Por isso, se o pet começou a fazer isso de uma hora para outra, mesmo que sempre tenha tido acesso ao jardim, ou ainda, se ele apresenta outros sintomas, é bom ficar de olho!
Notar que o cachorro come grama, por si só, não é preocupante. Porém, se perceber outros sintomas, é sinal que seu amigo pode estar doente. Portanto, fique atento se o hábito de comer grama vem acompanhado de:
Além disso, a médica veterinária da Petz, Dra. Thaís Batista, diz que o principal ponto de atenção é a frequência com que o pet ingere grama. “Se notar que o cachorro está comendo grama de forma constante, pode ser um problema de saúde”, completa a especialista.
Mas atenção, assim como os motivos podem variar, os sintomas também pode ter outras causas, como o que há de errado com o cachorro vomitando.
Apesar de comer grama, raramente, significar uma doença no cachorro, algumas condições de saúde podem levar a este hábito no pet. “Ele pode estar relacionado a várias alterações gastrointestinais”, explica a Dra. Thais.
Entre os problemas mais comuns que geram a vontade de comer grama, a especialista ressalta:
Por isso, se perceber que seu amigo, além de comer grama com grande frequência, apresenta outros sintomas, procure um veterinário. Ele saberá realizar o diagnóstico preciso para receitar o melhor tratamento, de acordo com a origem do problema.
Se você quer ajudar seu amiguinho a parar de comer grama — ou simplesmente quer evitar que ele estrague o jardim — é possível tomar algumas medidas fáceis e eficazes.Para isso, basta seguir alguns passos básicos:
Se mesmo após seguir todos esses passos, seu filho de quatro patas ainda tiver um desejo incontrolável de comer grama, não se preocupe. Pet Shops bem equipadas, como a Petz, possuem graminha para cachorro comer.
“Estes produtos são mais recomendados pois possuem um controle de produção. Estão higienizados e não apresentam riscos de contaminação por sujeira, bactérias ou insetos”, orienta a Dra. Thaís. Além disso, existem plantas venenosas para cachorros, então é preciso ficar atento.
As gramas para cães também aumentam a ingestão de fibras, auxiliando o sistema gastrointestinal. Na Petz você encontra este e muitos outros produtos, desenvolvidos especialmente para seu melhor amigo. Venha nos fazer uma visita!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…