Conviver com um Border Collie é simplesmente apaixonante! Ele é um ótimo companheiro para passeios, viagens, caminhadas e até corridas no parque. Quer saber mais sobre a personalidade do Border Collie? Continue lendo!
Não é à toa que o Border Collie é um dos cães mais desejados do mundo! Com um olhar intenso que não desgruda do seu tutor, esse lindo peludo está sempre disposto a satisfazer os comandos do humano.
A personalidade do Border Collie faz jus à sua fama de cachorro mais inteligente do mundo. Devido a ela, esse peludo é perspicaz e muito atento a tudo o que está ocorrendo à sua volta.
Um estudo publicado na Revista Elsevier, em 2010, provou que os cães dessa raça são capazes de entender e memorizar o nome de mais de mil comandos associados a objetos. Para entender melhor sobre a personalidade do Border Collie, vamos começar pela sua origem.
O Border Collie é um cachorro originário da Grã-Bretanha, inicialmente usado para pastorear rebanhos de ovelhas. Os fazendeiros o consideravam muito útil devido à sua grande resistência física e capacidade de agrupar os animais entre o terreno acidentado da região.
Isso explica muito sobre a personalidade energética do Border Collie e sua alta necessidade de praticar atividades físicas intensas. Já seu nome original era Sheepdog, por causa do trabalho.
Foi somente em 1975 que a raça recebeu o nome de Border Collie. “Border” significa “fronteira” e é uma referência à sua região de origem, que fica na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra.
Em 1995, o American Kennel Club reconheceu a raça e, então, o cachorro pôde participar oficialmente de exposições, sendo o grande campeão de inúmeros campeonatos de obediência.
Em meados do século XIX, o maior problema que os fazendeiros encontravam com seus cães pastores era que eles latiam muito e mordiam as ovelhas para conseguir agrupá-las. Porém, no primeiro campeonato de cães pastores, que ocorreu em 1873, um cão chamado Hemp se destacou e acabou tornando a raça a queridinha dos fazendeiros. Ele conseguia arrebanhar os animais sem latir e sem mordê-los!
Então, se você quer saber se o Border Collie late muito, a resposta é não! Depois desse campeonato, os fazendeiros começaram a selecionar os cães que possuíam a personalidade do Border Collie Hemp. Os cães dessa raça são silenciosos e só latem quando necessário.
A personalidade esperta do Border Collie o transformou em um cachorro muito amigável e, como também é inteligente, ele facilmente compreende que irá conviver com outros animais e crianças quando bem socializado. Ele pode ser um pouco territorialista e também, por isso, começar com um bom adestramento positivo é recomendado.
Pela alta energia que ele tem, as crianças são um tipo de companhia que ele aprecia muito. Sempre disposto a brincar e bastante protetor com seus humanos, o Border Collie definitivamente é uma raça excelente para quem tem crianças em casa.
Já com pessoas estranhas, ele pode ser desconfiado. Por isso, o pet deve ser socializado adequadamente para que não se torne agressivo com visitas e transeuntes durante os passeios.
Na verdade, o Border Collie não precisa de muito espaço. O que ele precisa mesmo é de muita atividade física e mental para se manter saudável, afinal, foi selecionado para correr quilômetros atrás de ovelhas desgarradas de seu rebanho. Lembrando que ter quintal somente, sem nenhum estímulo ambiental e físico não é sin6onimo de que ele está bem.
No entanto, isso não quer dizer que é impossível ter um desses inteligentes peludos em um apartamento. Quem mora nesse tipo de local pode ter o prazer de conviver com um Border Collie, desde que ele frequente uma creche todos os dias e tenha estímulos como foi falado anteriormente
A personalidade responsiva do Border Collie o faz simplesmente amar obedecer ordens, e ele fica à espera disso, olhando fixamente para seu tutor até que ele o atenda para, então, fazer seu trabalho e rapidamente voltar a olhar seu humano para receber uma nova ordem.
Além disso, ele tem um enorme senso de responsabilidade e é muito disciplinado. Assim, só vai sossegar quando terminar toda a sua tarefa. Esteja preparado para poder satisfazer essa necessidade dele. O Border Collie é um cão que nasceu para trabalhar!
Agora que você já sabe tudo sobre as características do Border Collie, vamos falar um pouco sobre a saúde dele. Essa raça não é muito sensível, na verdade, ela é até muito resistente, desde que receba a atenção que precisa.
Caso sua necessidade de atividades físicas e mentais seja negligenciada, o pet provavelmente irá adoecer, devido ao estresse gerado pela falta de coisas para passar seu tempo.
É comum os cães dessa raça apresentarem displasia coxofemoral, um problema no quadril que dói bastante. Por isso, o animal manca das patas de trás, tem dificuldade para se levantar e transpor obstáculos.
Existe uma alteração genética que faz com que ele se intoxique facilmente com determinados medicamentos que, para cães sem essas alterações, não possuem esse efeito colateral, sendo o princípio ativo chamado de ivermectina o mais conhecido, embora existam muitos outros.
Agora que você aprendeu sobre a personalidade do Border Collie, para saber se o peludo possui a sensibilidade a alguns medicamentos, procure um dos veterinários das lojas da Petz. Agende um teste genético para ele!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…