Categories: Cães

Beagle é bravo? Conheça o temperamento da raça!

Companheiro, brincalhão, com muita energia, um pouco teimoso e um dos cães de médio porte mais queridos do Brasil: esse é o Beagle. Nessa lista de adjetivos, falta citar seu temperamento. Afinal, Beagle é bravo ou não? Venha descobrir com a gente!

Para saber se o Beagle é bravo, é preciso conhecer sua origem e saber como a raça foi utilizada ao longo dos anos pelos seres humanos. Então, não perca nenhum detalhe e leia este texto até o final!

Origem do Beagle

O cachorro Beagle é originário do Reino Unido. Ele é muito bem representado em pinturas que retratam a época elisabetana do país. O clube da raça foi criado em 1890 e, depois disso, o cão ganhou o mundo.

A raça foi inicialmente desenvolvida para caçadores que precisavam de um cão rápido, energético, obediente, dócil e de um porte que fosse possível adentrar tanto florestas quanto vegetações rasteiras.

Afinal, o Beagle é bravo ou não?

Com o conhecimento da origem e da “profissão” da raça, é possível responder se o Beagle é bravo ou não. A resposta é bastante óbvia: com tanto tempo de atuação junto ao ser humano, o Beagle é considerado um animal muito dócil. Então, não, o Beagle não é bravo!

Claro que, com isso, não queremos dizer que nenhum Beagle é bravo! No geral, porém, essas exceções indicam um desvio de comportamento do indivíduo, e não uma característica da raça.

Por isso, se sua preocupação é de ter um cachorro que não seja agressivo, a chance é bem pequena quando estamos falando do Beagle. No entanto, se o animal for criado com estímulos negativos, pode ficar bravo, como qualquer um.

Sendo assim, para ter um cachorro com o equilíbrio emocional necessário para não ser violento, é preciso criá-lo em um ambiente amoroso, com a educação correta e o gasto de energia que ele requer.

Temperamento geral do Beagle

O Beagle é um cachorro companheiro, ideal para pessoas aventureiras, que gostam de caminhadas ao ar livre ou de correr no parque. Como dissemos, ele é cheio de energia!

Ele é amigo de todos, por isso, a personalidade do Beagle não é a melhor pedida para um bom cão de guarda. Como usa seu faro para fazer praticamente tudo, facilmente se torna um animal pidão, principalmente na hora das refeições.

Um viés do temperamento do Beagle

Já falamos que o Beagle pode ser um pouco teimoso, por isso, precisa ser muito bem adestrado para não se tornar um serzinho sem limites, que deseja que todas as suas vontades sejam atendidas prontamente.

Por isso, desde sua tenra idade, o Beagle precisa de limites bem definidos, de adestramento e obediência para que não vire um cachorro “indomável”. Saiba que, apesar de teimoso, esse é um animal resiliente e que se adapta muito bem a diversos ambientes.

Beagle e crianças

O Beagle é um cachorro brincalhão que se dá muito bem com as crianças. Fica até difícil saber quem gasta a pilha de quem! A correria e a bagunça são garantidas com os pequenos, o que é ótimo para todos!

Contudo, uma questão deve ser levantada: Brincadeiras entre cães e crianças sempre com supervisão de um responsável, ok?!

O Beagle e outros animais

O Beagle é um animal bastante sociável, por isso, se dá bem com todo mundo. Ele adora a companhia de outros cães, já que em sua origem dividia a caçada com outros cachorros.

Porém, ele precisa ser estimulado desde filhote com cães, crianças e pessoas para o bom convívio.

Ansiedade de separação

Já falamos exaustivamente sobre a energia do Beagle, dada sua importância na saúde do pet. Se o pequeno caçador não tiver suas necessidades atendidas, pode se tornar um animal ansioso e angustiado.

Sendo assim, leve a sério quando dizemos que ele precisa de atividades diárias intensas. Então, planeje bem o seu dia para ter algumas horas disponíveis para exercitar o cão.

Mais uma advertência sobre o Beagle

Dada sua grande necessidade de gasto energético, o Beagle pode ficar obeso se for levado a uma rotina sedentária. Não é incomum ver animais da raça roliços e com problemas de saúde decorrentes desse excesso de peso.

A obesidade nos cães deve ser tratada como uma doença grave e que diminui a expectativa de vida do pet. A equação para o ganho de peso é simples: comer mais do que gasta.

Assim, novamente, vamos bater na tecla dos exercícios para os cães dessa raça. Se o cão tiver uma rotina diária de atividades para desenvolver, iremos prevenir tanto a obesidade quanto a ansiedade de separação.

Agora, você já sabe se o Beagle é bravo ou não, e que ele precisa de muito exercício para se manter saudável e feliz. Conte com a loja da Petz para que isso aconteça! Confira nossos brinquedos exclusivos para o peludo!

Paola

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

6 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

10 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago