Muitos apaixonados por peixinhos que querem iniciar as atividades de aquarismo têm receio de perder os animais em pouco tempo. Sem dúvida, a partida dos pets machuca os tutores. Por isso, saber quanto tempo vive um peixe de aquário pode trazer mais tranquilidade.
Quando já sabemos aproximadamente quantos anos vive um peixe, ficamos mais preparados financeira e emocionalmente para cuidar desses bichinhos. Por isso, vamos esclarecer tudo sobre esse assunto e ajudar você a aumentar a expectativa de vida dos seus peixinhos. Confira!
Afinal, quanto tempo vive um peixe de aquário? Depende! Isso varia conforme o tipo do animal criado, as condições do tanque e os cuidados prestados pelo aquarista ou tutor.
Algo que afeta quanto tempo vive um peixe é a característica reprodutiva. As espécies que colocam ovos costumam viver mais (cerca de cinco anos) do que aquelas que gestam os filhotes (em torno de quatro anos). Além das características biológicas, outros fatores também influenciam na longevidade dos nadadores.
O tempo de vida de um peixe de aquário pode variar conforme o tamanho do animal. Espécies maiores costumam ter o metabolismo lento e, por isso, envelhecem mais tarde. Já as pequeninas, de metabolismo acelerado, ficam velhinhas mais rápido e, portanto, podem viver menos.
As dimensões do aquário devem ser compatíveis com o tamanho dos peixes e a quantidade de animais que vivem ali. Um ambiente pequeno pode limitar os nadadores, impedindo que eles expressem os comportamentos naturais. Por não se desenvolverem e terem mais estresse, eles ficam com a expectativa de vida menor.
Peixe de aquário pode viver mais tempo que o que fica solto na natureza se as condições do tanque forem ideais. Em cativeiro, não existem predadores, e o ambiente pode ser controlado para contribuir para a manutenção da saúde do animal.
Fatores como qualidade da água, temperatura, pH, iluminação e alimentação são determinantes para influenciar quanto tempo vive um peixe de aquário. Vale lembrar que as condições mais próximas possíveis às do habitat natural aumentam a longevidade da espécie.
A expectativa de vida do peixe de aquário é em torno de 3 a 5 anos, mas há espécies que podem chegar a 10 anos ou mais — com o manejo cuidadoso, esse tempo pode aumentar. Tudo depende da saúde individual de cada animal e do tratamento que ele recebe em relação a alguns parâmetros.
O aquário ideal é um ambiente 100% adequado para a espécie criada, considerando tamanho, pH, luminosidade, temperatura e disponibilidade de oxigênio. Deve-se evitar qualquer alteração que possa diminuir a imunidade e, por consequência, a expectativa de vida do animal.
A nutrição de qualidade e balanceada influencia diretamente em quanto tempo vive um peixe de aquário. Deve-se oferecer ração específica para a espécie na quantidade ideal. A falta ou o excesso de comida trazem prejuízos à saúde do animal.
Outro ponto de atenção é sobre os animais que aceitam ou não conviver com outros da mesma espécie. Há peixes que são presas na natureza e não podem compartilhar o ambiente com uma espécie agressiva, pois acabam brigando ou até mesmo morrendo.
Como vimos, é difícil determinar com exatidão quanto tempo vive um peixe de aquário. A expectativa de vida depende de muitos fatores relacionados aos cuidados do tutor, do próprio organismo do animal e da espécie em questão. Confira, a seguir, a longevidade de alguns nadadores populares entre os apaixonados por aquarismo.
O peixe guppy é conhecido pelas cores vibrantes. Ele é relativamente frágil, portanto, a expectativa de vida geralmente não passa de 2 anos. Por ser sensível, exige muitos cuidados com a qualidade da água. Se o aquarista não for atento, o animal pode morrer em pouco tempo.
Outra espécie um pouco delicada é o peixe-dourado. A expectativa de vida é de cerca de 2 a 3 anos. Essa espécie exige que o tutor tenha uma rotina dedicada aos cuidados para atingir a maturidade com saúde.
Se está em busca de um peixe de aquário de maior longevidade, o peixe-palhaço é uma boa opção. Ele vive de 5 a 10 anos. Por ser de água salgada, o animal exige um pouco mais de empenho por parte do criador.
Há relatos de peixes na natureza que vivem mais de 100 anos, mas isso é bem raro. Os de água doce vivem, em média, 15 anos. Já os marinhos vivem cerca de 20 anos. Tudo é muito variável conforme a espécie, a região, a presença ou a ausência de predadores e a qualidade do meio aquoso.
Para saber especificamente quanto tempo vive um peixe de aquário de determinada espécie, é preciso buscar informações mais específicas sobre ela. Com as dicas desse texto do blog da Petz, certamente, você está mais preparado para aumentar a expectativa de vida do seu nadador. Acesse outros conteúdos já!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…