Os peixes encantam qualquer um, ao redor do mundo, pela sua beleza. No Brasil, não é diferente: o peixe Betta ganhou os corações de muitos apaixonados por aquarismo! É de suma importância saber reconhecer alguns comportamentos do peixe em sua criação, pois eles podem indicar problemas ou não. Um bom exemplo é quando o peixe Betta fica no fundo do aquário. Descubra o que isso significa!
Também conhecido por “peixe de briga”, o peixe Betta tem origem no continente asiático. Em condições naturais esse belo animal vive em rios e áreas alagadiças, sujas e pobres em oxigênio. Por esse motivo, é bastante forte e resistente.
Apesar de ser muito exuberante, com belas nadadeiras e variações de cores, é um animal territorialista e violento se for colocado junto de outro da mesma espécie e do mesmo sexo. Por isso, é comum ver o peixe Betta no aquário sozinho.
Com a seleção genética e os cruzamentos entre animais mais dóceis, hoje em dia, é possível encontrar peixe Betta com o temperamento mais dócil. Por ser ativo, quando o pet fica no fundo do aquário, pode estar apenas descansando ou indicando algum problema.
Um dos motivos que levam o peixe Betta a ficar parado é simplesmente o descanso, mas outros fatores podem estar relacionados a esse comportamento.
Algumas doenças parasitárias, fúngicas e bacterianas, intoxicações, má qualidade da água e a idade estão relacionados com o fato do peixe ficar parado. A seguir, veja as principais razões porque o peixe Betta fica no fundo do aquário.
Ainda que o peixe Betta seja muito resistente à variação de temperatura, ele é originário de uma região onde a água não fica abaixo de 22°C. Sendo assim, ele vive melhor em águas mais quentes.
Temperaturas baixas podem desacelerar o metabolismo e diminuir a energia, deixando-o menos ativo. Portanto, esse é um dos motivos que explicam quando o peixe Betta fica no fundo do aquário. Mudanças bruscas na temperatura da água também podem gerar estresse e diminuir a imunidade, aumentando as chances dele ficar doente.
Quando o peixe Betta fica no fundo do aquário, de lado ou flutuando, ele pode estar constipado. A temperatura corporal do peixe varia de acordo com a do ambiente. Portanto, se a água estiver fria, consequentemente, o metabolismo diminui, e algumas funções do organismo também são afetadas.
Os batimentos cardíacos, o crescimento e a digestão ficam mais lentos. Se o peixinho comer bastante em um dia, pode não fazer a digestão corretamente e ficar constipado, com a barriga inchada.
A má oxigenação da água pode comprometer a saúde do Betta. Embora ele seja capaz de sobreviver a situações adversas que outras espécies não conseguiriam, a escassez de oxigênio pode prejudicá-lo. A falta de oxigênio o deixa cansado, mantendo-o no fundo do aquário.
O pet pode respirar diretamente o ar atmosférico quando vai à superfície da água, mas essa não é uma condição ideal. Caso ele esteja apresentando esse comportamento, provavelmente a oxigenação da água está ineficaz.
Algumas substâncias nocivas à saúde do peixe podem se acumular na água. Geralmente, essa situação ocorre quando há decomposição de restos de ração e fezes do peixe, provocando a liberação de amônia.
Bactérias benéficas que habitam o aquário podem transformar a amônia acumulada em nitrito e nitrato, substâncias menos nocivas. Se a água não é trocada com a frequência ideal ou não há filtro no aquário, essas substâncias atingem níveis elevados, podendo deixar o peixe Betta doente no fundo do aquário.
Se outros sinais estiverem acompanhados do comportamento do pet parado no fundo do aquário, como inchaço, falta de apetite, coloração alterada, caudas desfiadas, etc, pode ser alguma afecção causada principalmente por fungos, bactérias ou parasitas.
Algumas situações são bastante incômodas para o peixe Betta e podem estressá-lo ou adoecê-lo. Presença de outros peixes no mesmo aquário, excesso de barulho, mudanças bruscas de temperatura e falta de esconderijo são algumas delas.
O tamanho do aquário deve ser compatível com o peixe. Não é adequado deixar o Betta em aquários muito pequenos, onde ele não consegue nadar. O pet fica reprimido, uma das principais razões do Betta ficar inativo e estressado.
Com o avanço da idade, o peixe não tem mais a mesma disposição e tende a se cansar mais. Em média, um peixe Betta vive de três a cinco anos no aquário. Portanto, não se assuste se o peixe idoso estiver mais paradinho no fundo do aquário.
Para garantir que o peixe Betta tenha qualidade de vida e seja mais feliz, é preciso ficar atento às necessidades dele. Ainda que ele seja um animal resistente a condições adversas, é necessário manter a água limpa e oxigenada, assim como ter um aquário do tamanho ideal.
Ainda é muito divulgado que o Betta não precisa de um aquário equipado como o de outras espécies, mas isso não é verdade. O peixe Betta é capaz de sobreviver, mas pode ficar estressado ou doente nessa condição. Filtro e termostato são equipamentos fundamentais para todos os peixes.
Geralmente quando o peixe Betta fica no fundo do aquário, está mostrando que algo não vai bem. Porém, essa situação é facilmente corrigida. Conte com nossa equipe de médicos veterinários para auxiliá-lo e visite o site da Petz para conferir todos os produtos disponíveis para seu amigo.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…